segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sogra


A palavra sogra deriva do vocábulo latino socrus.
Ele dá origem à muitas palavras com mesmo significado tais como: suocera (italiano), suegra (asturiano, catalão e espanhol), socrus (curdo), soacrã (romeno).
Esta palavra que serve de tema para inúmeras piadas tem por definição no dicionário: a mãe de um dos cônjuges em relação ao outro.
Engraçado que ela é sempre o alvo principal das piadas e o mesmo não acontece com o sogro. Mas, por que será? Seria mesmo que todas as sogras são uma ameaça? Seria ela uma bruxa, uma cobra, uma cascavel, uma jararaca? (haja apelidos para ela!)
Mas não foi exatamente esta mulher quem criou aquele rapaz que hoje se esposa ou aquela moça pela qual você se apaixonou perdidamente?
Se ela fez um trabalho tão bom cuidando do seu (sua) amado(a) até o ponto dele (a) tornar-se irresistível para você e te fazer amá-lo tanto, seria mesmo que ela é uma pessoa tão má a ponto de você querer vê-la longe?
Não, não creio que as sogras sejam más, nem que genros ou noras pensem exatamente isso, o que acho é que ela é uma pessoa tão importante na vida do nosso amado que inconscientemente temos medo de perdê-lo, ou então temos dificuldade em dividir ou aceitar que nosso parceiro(a) possa ter lugar no coração para mais alguém além de nós.
O fato seria então uma questão de ciúmes?
Creio que um pouco sim, de ambas as partes: uma que não aceita que outra mulher possa fazer parte do coração do amado e a outra que não aceita que agora o coração do filho(a) possa haver lugar para outro amor.
Cria-se então uma espécie de batalha.
E, quando sabemos que nosso inimigo é poderoso e, que dificilmente podemos combatê-lo, criamos então uma forma de diminuí-lo.
Surgem as famosas depreciações, as píadas, as críticas... tudo como um subterfúgio para parecermos maiores e assim fazermos o ser amado ter olhos somente para nós.
Creio que todos os casais passam por isto.
Não fui caso à parte.
Creio que minha sogra, no início também tinha um certo "medo" de mim.
Eu era órfã de mãe desde os nove anos. Cresci só com meu pai, sem outros irmãos. Naquela época, mulher boa para se casar era aquela que sabia cuidar da casa, dos filhos e muito bem do marido.
Ela deve ter pensado: O que vai ser do meu "filhinho" quando ele se casar?
Uma menina sem mãe, não deve ter aprendido nada dos deveres de casa e, além do mais sem o mesmo padrão de vida (assim pensava ela).
E, assim quando me casei e passei a morar vizinha da casa dela, muitas vezes ela vinha até a minha casa para "verificar" como as coisas estavam.
Abria o guarda-roupas para ver como eu arrumava as roupas do filhinho.
Fazia uma inspeção geral. Perguntava se eu havia engraxado os sapatos dele, etc.
Era uma baita intromissão. Afinal, a casa era minha.
Mas, eu nunca lhe respondi, nem ofendi.
Havia aprendido desde muito criancinha a observar, a analisar. E percebia o amor e cuidado que ela tinha para com o filho.
Na verdade ela nunca encontrou em minha casa nada que pudesse criticar, pelo contrário, se eu fora obrigada, pelas circunstâncias da vida, a tornar-me dona de casa aos 9 anos, eu sabia fazer de tudo, até costurar... e ainda trabalhava fora como professora.
Bem, o tempo passou, vieram os meus filhos.
Eu os ensinei a amar minha sogra assim como eu também a amava. Eu sempre a amei como mãe.
Como já disse eu perdi minha mãe muito cedo, aos 5 para uma doença que a impedia de falar e depois, definitivamente, aos nove. Assim não me recordo nem de sua voz.
Já com minha sogra convivi quase 30 anos e hoje ela me faz muita falta. Um ausência que ainda dói. Sei que ela também me amava e me fazia muitos elogios.
Hoje eu estou no papel de sogra. Espero que um dia minhas noras também me vejam como mãe. Afinal se fui tão eficiente em criar meus filhos a ponto de serem os escolhidos por elas é porque tenho algum valor.
Que todos que ainda tenham suas sogras, repensem.
Comecem a vê-las como alguém que só deseja o melhor para seus filhos e se o melhor para eles é você, então ela também te ama muito. Viva a sogra!

12 comentários:

Nilson Barcelli disse...

Viva a sogra, mas...
Sabe, eu acho que as sogras, de um modo geral, acham que ninguém melhor que elas cuida do seu filho ou filha, mas principalmente se for filho. Daí que elas se preocupem tanto e se intometam frequentemente na vida do casal...
Mas há sogras e sogras...
Boa semana, beijo.

Anônimo disse...

Oiiiiieeee minha Sogra/Mamis mais que querida!
Tudo bem que ainda não oficialmente rsrs, mas de todo o meu coração.
Bom, se fosse há algum tempo atrás, com certeza eu diria que toda sogra é chata que isso e aquilo...
Mas hoje, com o passar do tempo e no momento certo, pude conhecer uma pessoa incrível que de um jeito todo diferente de ser, porém com os valores que jugo necessário em uma pessoa me conquistou me levando até a senhora.Nunca imaginei que seria agraciada dessa forma, tinha “pavor” de sogra rsrs.
Não há a menor dúvida, que tenha sido e é uma grande Mulher/Mãe. Quero eu ter condições de criar o meu futuro filho como à senhora o fez.
Para a senhora, de todo o meu coração, a mesma poesia que dedico a minha mãe.

Mãe (Mário Quintana)

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.
Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Um forte abraço e um monteeeeeeeeee de bjs minha sogra/mamis.

Ayunes

Carlos Henrique Leda disse...

Fiquei muito emocionado com o texto.

Se as pessoas percebessem que mãe e esposa exercem papéis diferentes, que ficar comparando qual amor é maior, de quem gosta mais, é pura perda de tempo e de bem viver, certamente não haveria as situações que infelizmente abundam e geram as piadas.

É tão mais simples entender que somente amando é que se consegue se aproximar das pessoas, mesmo fisicamente distante, e não deixando-as perto da gente, numa verdadeira prisão.

Pena que o simples seja tão desprezado neste mundo onde o importante é o exagero.

Bjos..........

UIFPW08 disse...

Angela in questa storia ci sei tu?
dimmelo per favore...

Anônimo disse...

Texto fantástico, apesar de fazer e até gostar das piadinhas (sem ofensas, por favor, hehe) sempre me dei muito bem com todas as sogras que já tive, todas a seu modo demonstram seus valores e virtudes de maneira diferentes, mas indiscutivelmente sempre "veremos" algo delas em nossos parceiros. Do mesmo modo minha mãe sempre tratou muito bem minhas namoradas (tanto que provavelmente elas tenham mais saudade de minha mãe, hehe), por isso concordo plenamente com você, viva as sogras...

valterpoeta.com disse...

Oi Angel,

Passei para retribui e agradecer a sua visita,sobre o blog que está em meus favoritos é outro, mas agora que eu conheci o seu vou adicionar a minha lista ok?
Quanto a sogra eu dei muita sorte minha falecida sogra me tratava muito bem, como se eu fosse filho dela.
bjs e sucesso!

Marisa Pimenta disse...

Angela, passei por aqui p agradecer sua visita no meu blog no post da minha cidade querida. Realmente, apesar de ser carioca, adotei Niterói como minha cidade e das minhas três filhas que nasceram aqui. Adorei o texto da sogra, mas passei pelo mesmo q vc, ou seja, inspeção total. Só q tive o privilégio de casar e ir morar em Belém do Pará por 3 anos, e isso fez as coisas mudarem, pois ela não podia ver e nem saber e aí começou a gostar de mim do meu jeito. Fomos bem amigas, mas com cerimônias.Sei q eu era a nora mais querida e até o fim da vida mostrou isso. Não tenho noras, só ótimos genros e acho q se dão mto bem comigo.Concordo q o preconceito já faz c q nós olhemos essas pessoas c um certo medo de não sermos boas p os filhos delas. Quem sabe as coisas mudam? Minhas filhas são ótimas noras e mto queridas pelas sogras. Acho q consegui passar isso p elas,se posicionar desde o começo como pessoa.Adorei seus textos. apareça sempre. Bjks

Nessuno disse...

Grazie per essere passata da me.
Scusami, ma non conosco il portoghese.
Un abbraccio.

Nilson Barcelli disse...

Agradeci a indicação no post anterior.
Me desculpe pelo lapso.
Beijo.

Jhennifer Cavassola disse...

Viva a sogra que não pega no pé!! hehe

A minha sogra é legal, mas chataaaaaaa! Da pra entender? É que ela é ciumenta demais, se mete no nosso orçamento, acha que o filho é DELA, não sei se entende, que ele é propriedade DELA! Poww, não é. Temos uma familia e se ela fosse um pouquinho mais cristã, como ela disse que é. Veria na biblia que depois que forma uma familia o resto é parentada. Abraão é prova disso, largou tudo e saiu da cidade com sua esposa. Ele perguntou a Deus: E meus pais? Deus respondeu: - deixe a parentada, e leve apenas Sara sua esposa.

Então é isso. Assunto complicado, "sogra".

Maravilha de blog! Beijos

Zani disse...

Oi Angela.
Vim agradecer sua visita!
Sua história é muito parecida com a de minha avó.Ela também perdeu a mãe com 9 anos. só que a sogra dela a tratava como uma filha e nunca se meteu.Você teve muita paciência e isso fez de você uma vencedora,Parabéns!
Acho que sogra não é um bicho papão como dizem, há sogras maravilhosas, eu mesma conheço varias mas também conheço varias megeras.
Também sou sogra, mas fui abençoada pq terei só genro oq é bem mais facíl que nora.
Temos uma relação ótima e sei q ele gosta de mim como uma mãe. Mas jamais me meto na vida deles,faço como minha mãe sempre fez. Minha mãe é sogra de 3 noras e 2 genros e todos são enlouquecidos por ela.
Bom um genro eu já sei que gosta pra caramba de mim, agora tenho que esperar o outro para ver como vai ser!
Bjs
Zani

Meus Detalhes Vividos disse...

Como Já tinha dito, amei este seu post, muitas pessoas acham que ser sogra é um adjetivo de bruxa má, por querer o melhor para os filhos, protegendo e guiando para o melhor caminho, eu não acho, sogra é uma segunda mãe para muitas pessoas, eu ainda não tenho sogra, e quando tiver vou saber a diferença entre amor de mãe e amor de esposa. Amor de mãe ninguém muda nem destrói, é um amor infinito e o mais puro que existe. Amor de esposa é a continuação do amor de mãe, com pequenas diferenças que não mudam quase nada, quando estes dois tipos de amores entram em comum acordo sem discórdias é tão lindo... espero ter a minha sogra como uma mama também :). Minha mãe diz que considera os genros como filhos, e Angela é assim que ela os trata, como filhos :), é lindo de se ver :)!!!

Parabéns... Beijãooooooooo No Coração Mama ;)!!!