segunda-feira, 29 de março de 2010

Mulheres contemporâneas

 jarro

O texto abaixo recebi por email e  trazia como autora Lya Luft (embora Mylla me avisou hoje que o texto não é dela)..

Devo dizer, porém, que concordo plenamente com que está escrito.

Brilho no olhar e juventude são ações internas.

De nada adiantam cirurgias se dentro está tudo morto.

A vida deve ser vivida e quando não estamos felizes é hora de darmos uma guinada.

 Cópia de Serras gaúchas  fevereiro março 2010 383

“Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo .
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...”

domingo, 28 de março de 2010

Bucaneve

bucaneve%20large

Em alguns países do hemisfério norte crescem algumas flores chamadas “bucaneve”. O nome significa literalmente “fura-neve”.

É também conhecida como estrela da manhã porque é uma das primeiras a brotar da terra depois do inverno.

A tradição cristã a associa à Candelária, dia da purificação de Nossa Senhora. Outra história conta que quando Adão e Eva foram banidos do paraíso foram levados à um lugar gélido e escuro onde era sempre inverno.

Eva tomada pelo desconforto se lamentava e não aceitava a idéia  de viver naquelas condições; então  um anjo teve compaixão,  pegou um floco de neve, soprou e ordenou que quando tocasse o solo se trasformasse em botões de flores. 

image
Quando Eva viu as flores “bucaneve” retomou suas forças. Assim essas flores tornaram-se símbolo da vida e da esperança.

São as primeiras flores a desabrochar depois de um longo e gélido inverno. Elas ousam crescer e florir enquanto ainda a neve as cobre e devem portanto “furar” a neve  para que possamos ver sua beleza e singeleza.

Também nós deveríamos nos espelhar nos exemplos da natureza, que mesmo em meio às intempéries da vida, conservam seu propósito de viver e de fazer mais belo o dia e a vida dos outros.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Em observação.

 

2008032704142814

Segundo o dicionário Aurélio, observar significa examinar minuciosamente, olhar com atenção, espiar, cumprir ou respeitar as prescrições, notar…

Bem, porque comecei meu post com esta “Observação” ?

Porque passei esta noite em um hospital, em observação, bem… deveria ter sido observada mas…

Ontem, quase toda a tarde tive dores no peito que iam e vinham, mas quando fui me deitar vi que as dores estavam piores e irradiavam para as costas. Como meu sobrinho, duas semanas atrás teve um enfarto, resolvi ir até um hospital para tirar as dúvidas.

Dirigi-me a um hospital particular cujo plano de saúde  leva mensalmente quase metade do meu salário de professora.

Ali não tinha mais de 4 pessoas internadas e pensei que poderia ter um atendimento digno daquilo que pago.

Fui atendida e logo foram feitos um eletrocardiograma, cujo resultado ninguém me disse e um exame de sangue. Depois fui levada a um quarto onde já havia uma pessoa internada com suspeita de dengue e me disseram que eu deveria ficar em observação.

Uma enfermeira trouxe um sorinho e um remédio para dor. Deitei-me como estava, de calça de brim um tanto desconfortável para se passar uma noite, mas ninguém ofereceu nem mesmo uma “camisolinha do hospital”.

O esparadrapo como sabem tem de dois tipos: os que colam e depois ninguém consegue tirar ou aqueles que não colam . O usado em mim era dos que não colam, assim colocaram um monte deles… Daí à pouco a enfermeira voltou com um comprimido. Como estou ficando  “expert” nesses assuntos, perguntei que remédio era aquele. Disse-me que era DIAZEPAM.

Pergunto sempre porque não posso tomar esse medicamento e parece que os hospitais só tem este remédio para relaxar. (Muitos artistas já relaxaram tanto com ele que foram acordar do outro lado…)

Ela saiu e disse que estaria vendo outro que eu pudesse tomar uma vez que estava um tanto nervosa.

Acho que ela está até agora procurando porque não voltou mais ao quarto.

Como meu destino era mesmo ficar ali a noite toda pensei em ir até o banheiro e assim o fiz. Levantei-me sozinha e fui empurrando aquele estropício onde fica pendurado o soro e os remédios. Com a mão direita imobilizada pelos fios do soro, fiz um esforço para soltar o zíper com a mão esquerda. Quando já estava sentada percebi que meu sangue jorrava e espirrava no chão e em minha roupa. Reparei então que  tudo havia se soltado e agora o sangue e o líquido do soro formavam uma fonte.

Levantei a mão esquerda na tentativa de diminuir o jato de sangue e tentei arrumar minha roupa com uma só mão. O sangue esguichava e eu não podia colocar a mão para estancá-lo antes de a lavar pois estava num banheiro.

Feito isto ergui as mangueirinhas do soro e do “profenid” para não alagar o chão e dirigi-me até à enfermaria onde o chefe estava de plantão, comodamente sentado.

Minha mão esquerda tentava tapar o furo e ao mesmo tempo não deixar o sangue pingar no chão. Ao me ver ele me deu uma bolinha de algodão embebido em álcool e disse-me para colocar sobre o ferimento até o sangue parar e que uma enfermeira iria até meu quarto para repor o soro.

Voltei para o quarto e esperei por ela a noite toda. Nem ela e nem ninguém apareceu para verificar qualquer coisa. Ninguém veio para repor  ou ver se eu estava melhor, se o soro havia terminado ou medir pressão. Para uma paciente que fica internada para obsevação com sintomas de infarto acho que eles se preocuparam muito.

Já de manhã, lá pelas 6, apareceu uma enfermeira e mediu a pressão da paciente com suspeita de dengue e foi-se embora sem ao menos verificar a minha.

O sangue do banheiro continuou lá e quando a outra senhora precisou usar o banheiro teve de se esquivar dele. Só pode usar o vaso porque eu  havia limpado o sangue antes.

Fiz minha reclamação e aí apareceu o "enfermeiro chefe”, o mesmo que havia me dado o chumacinho de algodão e, tentou explicar que não mandara ninguém porque eu só poderia tomar outro medicamento hoje às 8 da manhã.

Isto seria verdade se eu tivesse tomado o outro que escapou e eu não tomei.

Se fosse atendimento em hospital  do SUS, ou em um grande hospital que recebe muitos feridos eu ainda tentaria entender, mas num hospital particular onde apenas 4 pessoas estão internadas, me parece uma falha e grande.

Teria ficado melhor em minha casa, em minha cama. (Pelo menos teria tido um colchão decente e não uma coisinha de espuma de 10 cm e côncavo no meio de tanto uso). Teria sido melhor observada e teria ficado menos tensa e nervosa.

Resultado, saí de lá pior do que cheguei.

Acho que ainda vale o velho ditado: se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.

domingo, 21 de março de 2010

Questão de fé.

Arco-íris completo em torno do sol.

Serras gaúchas  fevereiro março 2010 252 Serras gaúchas  fevereiro março 2010 249

(fotos tiradas na cidade de Canela – RS, dia do terremoto no Chile – simples coincidência?) 

A vida é um aprendizado. Quanto mais se vive mais se aprende. Quanto mais nos decepcionamos com alguém mais nos tornamos preparados para enfrentar as adversidades. Difícil é encontrar o equilíbrio para não nos deixar esmorecer ante as dificuldades que surgem em nossos caminhos.

Quero acreditar que tudo que aqui passamos sejam lições cujo Mestre é o Senhor. Mas mesmo feridos e desiludidos com o ser humano ainda devemos acreditar na humanidade e na recompensa divina.

Toda minha vida sempre tive desafios a vencer, desde antes do nascimento e até agora tenho vivido muitas batalhas. Não sei se tenho alguma missão especial, mas sei que sou especial porque estou aqui. Tenho observado que em momentos cruciais em minha vida, “alguém” sempre aparece e me ajuda. Tenho chamado à estas pessoas de “anjos sem asas”.

Sempre foi e continua sendo assim. Quando estou muito triste, acontece alguma coisa ou encontro alguém que me estende a mão e de alguma maneira, seja com palavras, um sorriso ou  um gesto me reanima e me dá coragem para ir em frente.

Nunca tive medo do futuro, nem de mudanças em minha vida mas tenho medo de perder pessoas queridas, de desentendimentos, de lobos vestidos em peles de cordeiros…

Acho que no fundo somos todos iguais. Uns mais outros menos, mais devemos ser verdadeiros  leões para viver os dias atuais. Dias cruciais, diriam alguns… Se  nos dermos um tempo e começarmos a observar mais as coisas que nos rodeiam podemos ver que coisas importantes estão acontecendo e muitos não estão se dando conta.

Outro dia havia um arco-íris, ou seria melhor dizer um “círculo-íris” em torno do sol. No momento em que observávamos aconteceu um grande terremoto no Chile que mudou mais uma vez o eixo terrestre. Coincidências?!

Mas de que maneira Deus fala conosco? Não é através de sinais? Deus falou com Moisés através de uma sarça ardente no deserto. Mandou um anjo anunciar à Maria tudo o que aconteceria e outro para contar em sonhos a José o que acontecia com Maria. E, assim aconteceu com todos os profetas.

Também disse que sua comunicação com os homens continuaria até o final dos tempos, mas que deveríamos estar atentos e vigiar e, principalmente, tomar cuidado com os falsos profetas.

Não quero com este texto entrar em nenhuma discussão teológica, quero apenas lembrar que muitos fenômenos acontecem para nos lembrar de Suas palavras e que devemos renovar sempre nossa fé.

Devemos acreditar e perseverar. Ele voltará.

Você poderá gostar de ler –

22 de março -Dia mundial da água-

http://angel-acasos.blogspot.com/2009/10/agua-com-arsenico-voce-beberia.html

sexta-feira, 19 de março de 2010

A Morte do Bom Senso

Check out this SlideShare Presentation:

quinta-feira, 18 de março de 2010

Tá sobrando manga no Brasil.

manga-e-uma-fruta-rica-em-saude

Rubem Alves
O velho caipira, com cara de amigo, que encontrei num Banco, estava esperando para ser atendido. Ele ia abrir uma conta. Começo de um novo ano... Novas perspectivas...E como não podia deixar de ser, também começou ali um daqueles papos de fila de banco. Contas, décimo terceiro que desapareceu, problemas do Brasil, tsunami... Será que vai chover?
Mas em determinado momento a conversa tomou um rumo: "- Qual é então o maior problema do Brasil para ser resolvido? "E aí o representante rural, nosso querido "Mazaropi da modernidade" falou com um tom sério demais para aquele dia:
" - O Maior Problema do Brasil é que sobra muita manga!"
Tentei entender a teoria...Fez-se um silêncio e ele continuou: " - O senhor já viu como sobra manga hoje debaixo das árvores? Já percebeu como se desperdiça manga? "Sim... Creio que todos já percebemos isto... Onde tem pé de manga, tem sobrado manga...E aí ele continuou:
" - Num país onde mendigo passa fome ao lado de um pé de manga... Isso é um absurdo! Num país que sobra manga tem pouca criança. Se tiver pouca criança as casas são vazias... Ou as crianças que tem já foram educadas para acreditar que só "ice cream" e jujuba são sobremesas gostosas. Boa é criança que come manga e deixa escorrer o caldo na roupa... É sinal que a mãe vai lavar, vai dar bronca, vai se preocupar com o filho. Se for filho tem pai...
Se tiver pai e manga de sobremesa é por que a família é pobre... Se for pobre, o pai tem que ser trabalhador... Se for trabalhador tem que ser honesto... Se for honesto, sabe conversar... Se souber conversar, os filhos vão compreender que refeição feliz tem manga que é comida de criança pobre e que brinca e sobe em árvore... Se subir em árvore, é por que tem passarinho que canta e espaço para a árvore crescer e para fazer sombra... Se tiver sombra tem um banco de madeira para o pai chegar do trabalho e descansar...
Quem descansa no banco, depois do trabalho, embaixo da árvore, na sombra, comendo manga é por que toca viola... E com certeza tá com o pé na grama... Quem pisa no chão e toca música tem casa feliz... Quem é feliz e canta com o violeiro, sabe rezar... Quem sabe rezar sabe amar... Quem ama, se dedica... Quem se dedica, ama, reza, canta e come manga, tem coração simples... Quem tem coração assim, louva a Deus.
Quem louva a Deus, não tem medo... Nada faltará porque tem fé... Se tiver fé em Deus, vê na manga a providência divina... Come a manga, faz doce, faz suco e não deixa a manga sobrar... Se não sobra manga, tá todo mundo ocupado, de barriga cheia e feliz. Quem tá feliz.... não reclama da vida em fila do banco... "

Daí fez-se um silêncio...

(recebido por email)

sábado, 13 de março de 2010

Parabéns!

image001

Uma nova estrela brilha no azul.

Uma delicada flor se abre no verde.

Quem, minuto a minuto, cresce no amor, vive.

A presença do amor, na convivência humana, torna a vida mais bela.

Que nunca lhes falte sensibilidade para descobrir a presença do amor no mais íntimo de cada ser humano.

O amor vence a rotina, domina a indiferença.

O amor abre o coração em dádivas de ternura.

Há um momento de paz quando duas mãos se aproximam, dois corações cantam felizes a vitória do amor.

Parabéns, vocês descobriram a fonte da eterna juventude.

Cultivem o amor como se cultiva uma flor e como tal ele precisa ser regado diariamente.

Compreensão, carinho, sensibilidade, paciência e bom humor são elementos essenciais no seu cultivo.

Que Deus os abençoe hoje e sempre.

Beijos a vocês, meus filhos: 

Henrique e Ayunes!

sexta-feira, 12 de março de 2010

A conquista do paraíso

Belissima mensagem.

Devemos parar de vez em quando e pensar no diz esta canção , enquanto ainda temos um lar _ a Terra.

Brasil – paraíso que deve ser preservado.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Que sejam felizes!

 

1333707912

Podemos dizer que a vida é feita de ciclos.

Quando penso em minha vida a vejo assim. Todos os períodos tiveram início, meio e fim; porém, o fim é também sempre o começo de outro ciclo.

Lembro-me de quando me casei, do quanto queria ser mãe, da ansiedade da espera para ver o  resultado do exame, depois a alegria da confirmação e o auge do nascimento dos filhos.

Podem dizer o que quiserem, mas alegria maior não existe. E amor igual também não. Ele é incondicional, é para sempre não importa o que aconteça. Amor de mãe é sem medida.

Pode-se percebê-lo através da maneira como olha seu bebê ali, juntinho de seu coração, enquanto o amamenta. É o olhar mais puro que pode existir.

Pode-se senti-lo também através das palavras com que o descreve às suas amigas, enquanto o espera na porta da escola. São as palavras mais doces que se pode ouvir.

Pode-se notá-lo através do sorriso orgulhoso na cerimônia de sua formatura. É o orgulho mais saudável que se pode ter.

Pode-se acreditá-lo quando, entre lágrimas de alegria e saudade, o cumprimenta no dia de seu casamento. É a lágrima mais verdadeira do mundo.

Sábado, fecha-se mais um ciclo em minha vida. Meus dois filhos estarão agora casados. Ambos terão suas próprias vidas. Construirão novos lares, terão seus próprios filhos e tudo então recomeça.

Eu também inicio um novo ciclo. Agora espero o dia de ser avó. Quero ser uma avó muito “coruja”. Quero curtir meus netos, sentar no chão, como fazia com meus filhos pequenos e, brincar de dominó, quebra-cabeça, boneca, video-game… Quero sentir o cheirinho deles e se estiver longe ouvir  a  vozinha doce e suave  mesmo que seja através da internet e, com certeza, aprenderei muito com eles.

À vocês, meus filhos, desejo de coração  que sejam muito felizes.