quinta-feira, 29 de julho de 2010

Educar

Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu.

Rubem alves

O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta.

O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...

organizar 027

E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.
Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.

organizar 031

A primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.

organizar 035

A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.

Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: a capacidade de se assombrar diante do banal.

organizar 043

Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.

Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore, ou para o curioso das simetrias das folhas.

Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.

organizar 033 

As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.

Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido. Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.

organizar 028

São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida. Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.


organizar 026 

anjos sem asas cópia (1)

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Natureza morta

O alvorecer e os finais de tarde eram sempre muito animados por aqui.

Pássaros de várias espécies vinham para saborear os frutos das grandes mangueiras ou então o doce mel das jabuticabas maduras.

Minha piscina servia para o banho e a vida aqui era um paraíso para eles.

DSCF0032

A cascata era como uma cachoeira e os banhos  na piscina sempre o faziam através de voos rasantes, mergulhando e depois arrumando suas penas e batendo com o bico no chão.

familia 011

Faziam seus ninhos entre as folhas e eu apreciava o crescimento dos filhotinhos até o dia do primeiro voo.

Alguns acabaram ficando por aqui.

Sei quem são pela confiança que sentem. São tão mansos que podemos chegar perto. Até meus gatos não lhes fazem afronta. Convivem em harmonia.

outono relogio 004 

Porém, um dia, sem mais nem porque, a jabuticabeira secou e depois outra árvore também.

Uma das mangueiras foi cortada.

Assim a festa acabou mas, mesmo mais tristes e calados, eles continuaram a vir e fizeram dos galhos secos um pouso tranquilo para final do dia

Ali se acomodavam e  espiavam a tarde que findava lentamente no horizonte enquanto eu os observava e presenciava briguinhas por um lugar melhor.

DSCF0008

Hoje, infelizmente,  o dia amanheceu silencioso sem o costumeiro canto matinal.

Percebi algo diferente quando saí para o jardim.

Ao invés da árvore agora passei a ver um prédio.

Nem sinal dos pássaros.

Para onde teriam ido?

Primeiro lhes foi tirado o alimento, depois o descanso.

Que tristeza!

  documento para MRV 005  

Ainda resta uma mangueira. Torço para que não a cortem. Meus amiguinhos precisam dela. É um direito à vida.

Quanto ao meu jardim, quero dizer à todos os pássaros, que sempre será de vocês e também podem usar a piscina à vontade, basta que venham me visitar nos finais de tarde.

domingo, 25 de julho de 2010

Michael Jackson

Clip censurado nos EUA - Mickael Jackson !!

EARTH SONG by MICHAEL JACKSON (CENSURADO NOS EUA)
O vídeo é do single de maior sucesso de Michael Jackson no Reino Unido, que não foi nem "Billie Jean", nem "Beat it", e sim a ecológica "Earth Song", de 1996. A letra fala de desmatamento, sobrepesca e poluição, e, por um pequeno detalhe, talvez você nunca terá a oportunidade de assistir na televisão.
O Detalhe: "Earth Song" nunca foi lançada como single nos Estados Unidos, historicamente o maior poluidor do planeta. Por isso a maioria de nós nunca teve acesso ao clipe.

Filmado em África, Amazónia, Croácia e New York.



http://sorisomail.com/email/12091/clip-censurado-nos-eua--mickael-jackson-.html

 

Não sei a que ponto o texto acima é verídico mas uma coisa posso afirmar, o vídeo deveria ser mostrado em todas as escolas e, diariamente em todos os canais de TV, antes ou depois dos noticiários.

Não era exatamente uma grande fã de Mickael, mas quanto mais o conheço mais vejo o quanto era sensível e, quanto deve ter sido infeliz,  a ponto de criar uma Terra do Nunca.

A mídia  explorou tanto seu lado metamórfico, seu exterior e pouco valor deu ao seu lado interior. Talvez ele mesmo não gostasse de sua vida a ponto de querer mudá-la através de seu visual. Tentativa de ser outro ou quem sabe de viver uma outa realidade.

Vejam o clip, prestem atenção às imagens fortíssimas e também à belissima letra da música.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Busco um amigo


Busco um amigo...
que me diga sempre a verdade,
que não camufle os meus defeitos,
que não despreze as minhas lágrimas!

Um amigo...
cuja presença traga alegria,
cujo silêncio transmita paz,
cuja escuta inspire confiança,
cuja lembrança infunda coragem.
Um amigo...
ao qual eu possa dizer: desculpa!
Uma, duas, três vezes...
Um amigo...
que não seja nem mestre, nem discípulo,
mas um companheiro com o qual eu
possa caminhar rumo ao infinito...
em qualquer momento.
Um amigo...
que conserve a sua intimidade
sem esconder o seu pranto.
Um amigo...
que ao amanhecer não me diga "bom dia",
mas me abra o seu coração com um
amável sorriso!
Um amigo...
que creia na amizade e a viva como
uma audaz conquista de liberdade.
Um amigo...
cuja amizade seja óleo doce, suave e perfumado,
extraído do fruto amargo de
uma árvore espinhosa.
Um amigo...
que não se preocupe em dar ou receber,
mas que seja capaz de compartilhar.
Um amigo...
simples, sincero, natural... capaz de chorar,
mas sobretudo de sorrir.
Um amigo...
que seja um reflexo da bondade de Deus.

L. Carlos

Um abraço enorme à todos!

domingo, 18 de julho de 2010

Roskoff

outono relogio 007

Minha idade não sei. Acredito que sou do século XIX.

Meu nome Roskoff Patente, apelido Cipolone.

Sou do tempo em que se escrevia o algarismo 4 (em romano) com quatro pauzinhos e por muito tempo trabalhei somente com um ponteiro.

Não me lembro se meu primeiro “patrão” foi o Sr Zenone, mas pertenci a ele e depois ao seu filho Giobatta mais conhecido como Battista.

Italiano, de longos bigodes, me levava sempre no bolsinho do paletó preso a uma corrente. Minhas batidas confundiam-se com as de seu coração.

Fomos amigos por mais de 50 anos e com ele marquei horas alegres como as do dia de seu casamento com dona Oliva, realizado na Igreja de San Giorgio Mártire, em Sanguinetto - Itália.

Estive com ele na difícil decisão de deixar a Itália com a mulher grávida, a mãe e os irmãos.

Senti sua mão trêmula e quase perdi o compasso no descompasso de seu coração quando o navio deixou o porto de Gênova e Battista olhou sua terra natal pela última vez.

Fui seu companheiro de viagem durante toda a longa e demorada travessia. Foram as horas mais longas de minha existência.

Quantas vezes fui acariciado! Ele me esfregava  por causa da maresia e enquanto o fazia sentia lágrimas quentes que furtivamente escorriam pelo seu rosto e serviam para limpar minha lente.

Lembro-me do luar que ajudava a iluminar meu mostrador que refletia a ansiedade e o medo do desconhecido misturados ao sentimento de esperança. Sentimentos confusos que tiravam o sono de Battista.

No porto de Santos, fui eu quem anunciou que era chegada a hora do desembarque e o início de uma nova vida.

Fui seu fiel companheiro durante a longa viagem de Maria-Fumaça onde o desconforto dos bancos de madeira só não era pior que a fumaça e fuligem da chaminé da locomotiva.

Anunciei também a hora da chegada na Hospedaria dos Imigrantes e depois a chegada ao destino final: Fazenda Banharão na região de Jaú, estado de São Paulo-Brasil.

Marquei a hora exata do nascimento dos quase vinte filhos do casal e também dos acontecimentos tristes, das mortes de alguns bebês e da sua mãe.

Acompanhei sua luta, a compra das primeiras terras, o reencontro com o  pai depois de quase 40 anos sem notícias e, também de sua própria morte.

Acostumado com as mãos calejadas que me alimentavam com corda todas as manhãs estranhei quando passei a pertencer a um jovem de apenas 17 anos, o filho caçula de nome João.

O mundo girava exatamente como meus ponteiros e a vida deu tantas voltas…

Continuei servo fiel e cheguei às mãos da filha caçula de João. Angela encontrou-me porém já sem forças e sem ponteiros. Afinal foram  tantos anos de trabalho…

Finalmente estou aposentado e descanso no Museu Alexandre Chitto.

Ali recebo visita de muitas crianças e jovens que sequer imaginam minha longa história e trajetória, mas estou feliz de ter cumprido bem minha missão junto a esta família.

Angela

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Coragem

Top02 

A palavra coragem é muito interessante.

Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração".

Portanto, ser corajoso significa viver com o coração.

Ver imagem em tamanho grande

E somente os fracos,

vivem com a cabeça;

receosos, eles criam em torno

deles uma segurança baseada na lógica.

Com medo, fecham todas as janelas e portas

– com teologia, conceitos, palavras, teorias –

e do lado de dentro dessas portas e janelas,

eles se escondem.

image021

O caminho do coração

é o caminho da coragem.

é viver no amor e confiar,

é enfrentar o desconhecido.

É deixar o passado para trás

e deixar o futuro ser.

Serras gaúchas  fevereiro março 2010 492

Coragem é seguir trilhas perigosas.

A vida é perigosa.

E só os covardes podem evitar o perigo

– mas aí já estão mortos.

A pessoa que está viva,

realmente viva,

sempre enfrentará o desconhecido.

estrada

O perigo está presente,

mas ela assumirá o risco.

O coração está sempre pronto para enfrentar riscos;

o coração é um jogador.

A cabeça é um homem de negócios.

Ela sempre calcula – ela é astuta.

O coração nunca calcula nada.

2ciosy

 

Osho

domingo, 4 de julho de 2010

Deus

 

Deus!

Como é difícil amar…

Amar incondicionalmente,

amar como o Senhor nos ama,

sem restrições, sem mágoas…

Como é difícil aceitar

as pessoas como elas são!

Aceitar as mágoas e ofensas,

sorrir com espinhos

cravados no coração.

Fingir é fácil.

Amar de verdade e perdoar

quem nos fere,

é quase impossível.

Dai-me paciência,

dai-me sabedoria

e que a vitória venha um dia.

Deus, como é difícil!

Resistir aos ventos e tempestades

às injustiças e maldades.

Carregar o fardo quando temos

tanto ainda para caminhar

e as pernas parecem não aguentar.

Estou tão cansada…

Dá-me Seu colo, Senhor,

estenda Sua mão,

preciso do Seu condão,

acalma o meu coração

 

 

Angela Leda

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A TRADIÇÃO DO LENÇO...

orkut e hi5, Religiosos, Imagem de Jesus Cristo, siga-me, graficos biblicos, recado religioso animado
 

Porque Jesus dobrou o lenço?
Porque Jesus deixou os lençóis no sepulcro depois de sua ressurreição?
Eu nunca havia notado isto......
João 20:7 nos conta que aquele lenço que foi colocado sobre
a face de Jesus não foi deixado de lado como os lençóis do túmulo. A Bíblia reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado na cabeceira do túmulo de pedra.
Bem cedo, pela manhã de domingo, Maria Madalena veio à
tumba e descobriu que a pedra havia sido removida da entrada. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus tanto amara, disse ela, ´Eles tiraram o corpo do Senhor e eu não sei para onde eles o levaram. ´
Pedro e o outro discípulo correram ao túmulo para ver. O
outro discípulo passou a frente de Pedro e lá primeiro chegou. Ele parou e observou os lençóis lá, mas ele não entrou. Então Simão Pedro chegou e entrou. Ele também notou os lençóis deixados lá, enquanto o lenço que cobrira a face de Jesus estava dobrado e colocado em um lado.
Isto é importante? Definitivamente.
Isto é significante? Sim.
Para poder entender a significância do lenço dobrado, você
tem que entender um pouco a respeito da tradição Hebraica daquela época.
O lenço dobrado tem que haver com o Amo e o Servo, e todo menino Judeu conhecia a tradição.
Quando o Servo colocava a mesa de jantar para o seu Amo ele buscava ter certeza em fazê-lo exatamente da maneira que seu Amo queria.
A mesa era colocada perfeitamente e o Servo esperaria fora da visão do Amo até que o mesmo terminasse a refeição. O Servo não se atreveria nunca tocar a mesa antes que o Amo tivesse terminado a refeição.
Se o Amo tivesse terminado a refeição, ele se levantaria,
limparia seus dedos, sua boca e limparia sua barba e embolaria seu lenço e o jogaria sobre a mesa. Naquele tempo o lenço embolado queria dizer:
"Eu terminei".

Eu não sabia a respeito....
Se o Amo se levantasse, e deixasse o lenço dobrado ao lado
do prato, o Servo não ousaria em tocar a mesa porque ...

o lenço dobrado queria dizer:   "Eu voltarei"...