terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sudoko da vida

Exemplo de um jogo de Sudoku

http://sudoku.net.br/puzzle/dificil/1/

 

Viver é um exercício difícil, é como resolver SUDOKO.

No início parece fácil mas depois a coisa vai ficando cada vez mais intrincada. Para se achar a posição correta de cada número precisamos verificar todas as coordenadas, analisar cada hipótese e não ser afoito.

Às vezes se torna tão complicado que parece impossível resolvê-lo. Quanto maiores forem as possibilidades de se colocar os números, maiores também as possibilidades de erro e, quanto mais tempo ficamos a “remoer” as idéias tentando resolver, parece que menos conseguimos encontrar a solução.

Quantas vezes alguém se aproxima nesta hora e, em segundos, nos aponta uma solução tão clara que nos faz corar.

Estava tão evidente… só que a proximidade nos impedia de enxergar.

Também nossos problemos diários são assim, sempre parecem maiores do que realmente o são.

Buscar respostas pressupõe ação. Ação requer energia e nem sempre estamos dispostos. Alguns se dizem incapazes, outros tentam, se irritam e desistem. Tem também aqueles que se contentam em preencher os espaços olhando a resposta pronta. Só os mais persistentes são capazes de terminar, mas até eles muitas vezes precisam aprender a dar um tempo. Tudo fica mais fácil quando a cabeça está mais “fria”.

O prazer de vencer um desafio é único, pessoal e intransferível.

Viver é um pouco isto: vencer desafios. É andar sobre um fio e tentar manter-se equilibrado. Este fio não deve estar muito frouxo nem também muito esticado. O segredo é ter os pés bem apoiados sobre ele, manter os olhos no horizonte e sentir cada passo sem olhar para baixo, caminhar confiante e saber que se por algum motivo cairmos podemos nos levantar e com graça e elegância retomar a caminhada.

Alguns, mais medrosos exigem sempre rede de ´proteção, querem alguém que lhes ampare. Mas onde está a emoção, o prazer de vencer os obstáculos?

É como andar de bicicleta. Para aprender são inevitáveis os tombos. Quem não ousar tirar as “rodinhas de proteção” nunca será um ciclista, será sempre um aprendiz.

Se receberemos vaias ou aplausos no final pouco importa. Importante mesmo é a travessia e como a faremos só depende de nós. Nem Deus quis se meter nisto e para tal nos deu livre arbítrio.

Viver dói, mas só se vive uma vez e devemos fazer nossa vida valer a pena.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Acredito nos Meus Sonhos

Baby2

Acredito que cada novo dia é melhor do que o que passou;
pois afinal é um novo dia;
Acredito que cada amizade nova é uma forma de gostar
e aprender um pouco mais sobre alguém;
porque o que há de melhor que um ombro amigo?
Acredito que viver é pura adrenalina;
pois para viver é necessário muitos tombos

e coragem de enfrentá-los e levantar-se;
Acredito que,  em vez de vingar-se,  é melhor perdoar;
pois “amar” é um dom bem maior do que a vingança;
Acredito que muitas vezes chorar é bom, fortalece os pulmões;
Acredito no amor, na amizade, no perfume das flores,

porque posso sentí-los;
Posso sentir o amor dentro de mim, o carinho pelos amigos.

Acredito que sonhar é bom,

mas tornar esse sonho realidade é mais ainda,
Acredito com fé em tudo que se faz, em tudo que podemos fazer para ajudar alguém .

Eu acredito nos meus sonhos.

E você?

Autor desconhecido.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O coitadinho

Quase todos nós um dia já passamos pela síndrome do coitadinho e para alguns, muitas vezes, é até cômodo permanecer nela. Qual de nós, na vida, já não ficamos tentados a cair nesta armadilha?

O “coitadinho” quase sempre é alvo de atenções e como ele não consegue enxergar-se de modo positivo precisa que os outros lhe “protejam”. Esta situação é confortável pois não exige dele muitas mudanças, ao contrário, exige sempre dos outros cada vez mais trato e cuidado.

As mulheres, na maioria das vezes sofrem deste mal, e por isto  se submetem a todo tipo de coisa para depois contar as desventuras. Nutrem-se com elas e assim tornam-se infelizes e fazem todos infelizes. Podemos dizer que também o povo se comporta assim. Foge das responsabilidades, fecham os olhos aos desmandos dos políticos porém a conversa preferida é reclamar do mesmo, dos impostos, das dificuldades do mercado, etc.

“Esse tipo de atitude mental vicia a própria pessoa e algema as demais. Vicia quem a nutre, pois o coitadinho sente prazer em ser o desprotegido, o perseguido e o abandonado por todos. Algema os que estão à sua volta porque o coitadinho é muito hábil em jogar culpa sobre todos aqueles que são mais felizes ou que possuem mais do que ele, assim, ele clama:“Vejam a minha condição! O meu chefe persegue-me, os meus pais não me amam, eu nunca sou promovido, não consigo ter namorado(a) ou ser feliz na minha relação a dois!”

Quando o outro rompe com esta ligação, o “coitadinho” culpa a outra pessoa, fica doente, na tentativa de continuar naquela dependência, pois isto o sustenta.

Quando alguém se autodenomina incapaz de realizar alguma coisa ou se julga inferior está, muitas vezes, invejando o outro que apesar de sofrer dos mesmos males que afligem todo mundo, vai à luta, vence o medo e a insegurança e é capaz de crescer e realizar coisas.

Não é fácil mudar. Mudar exige esforço, coragem e sobretudo perseverança. Mas é possível. Todos nascemos para brilhar, para sermos felizes e não é amarrando pessoas ao nosso lado que seremos felizes, não é culpando que nos livramos de nossas próprias culpas, não é desvalorizando que teremos mais valor.

O primeiro passo é amor-próprio, o segundo é acreditar que é possível, o terceiro é pensar positivo.

Quando decidimos que vamos ser felizes não há nada no mundo que mude esta situação.

Eu quero ser feliz e você?

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Uma artista fora de série – Cássia Rando

“Cássia Rando é a própria arte em movimento e na sua maneira diferente de ser, faz com que nossos olhos se percam nas inúmeras formas de se expressar.
Seja em sua maneira colorida de se vestir, em suas telas que respiram espiritualidade, nas criações com materiais recicláveis que na verdade jogamos fora e ela os acolhe com amor e faz com que eles tenham vida própria.
E as peças customizadas... ah! essas são indescritíveis! Cássia é a arte além da arte e ensina que cada um traz dentro de si a possibilidade de criar, basta acreditar e agir, se dar a chance de ser diferente.”
Ana Spadin .

Como bem disse Ana Spadin, Cássia é tudo isto e muito mais. É a surpresa boa, a criatividade em pessoa e a bondade em forma de gente.

Cássia é desses “Anjos sem asas” que cruzam a vida da gente e nos fazem parar para pensar nos talentos e nas inúmeras possibilidades que temos de melhorar nosso dia e também o dos outros. 

http://www.rando.com.br/rando/cassia/fe_e_arte/fa.asp

Ela passeia por todos os tipos de arte, seja pintura, escultura, mas seu forte é a criatividade e sua marca registrada é o uso do jeans como matéria prima.

http://www.rando.com.br/rando/cassia/acoes_e_eventos/ac.asp

Assim como seu talento ela multiplica seu tempo entre inúmeros afazeres: Professora, artista plástica, atelier, participa de mostras, eventos e também de programas de tv.

Sempre levando alegria nas cores e na energia que parece inesgotável nesta mulher notável.

http://www.rando.com.br/rando/cassia/mostras_de_arte/ma.asp?oindice=1

Veja o que diz sobre a arte como terapia

“A utilização dos recursos artísticos em seu contexto terapêutico, enriquece a qualidade de vida das pessoas, interagindo com seu interior, ampliando seu processo de criação. Essa maneira de externar,  leva a pessoa a observar, refletir e elaborar melhor seus conflitos internos.
A Arteterapia oferece caminhos curativos surpreendentes e encantadores. As energias esquecidas ou adormecidas em nosso inconsciente são afloradas pela  experiência com  as técnicas expressivas.”

http://www.rando.com.br/rando/cassia/arteterapia/a.asp

Nos conhecemos de longa data e acho que nunca disse pessoalmente o quanto a admiro. Este post é em sua homenagem.

Lençoense, nascida no centenário da cidade, é sem dúvida uma pessoa muito querida por seus inúmeros alunos e amigos.

 

http://www.rando.com.br/rando/cassia/arte_educacao/ae.asp

Basta dar uma volta pela cidade para ver seus trabalhos, ou de seus alunos, espalhados pelos muros sempre levando mensagens otimistas.

Artista premiada em muitos países do mundo poderia estar usufruindo de sua fama mas sente-se feliz mesmo é criando .

http://www.rando.com.br/rando/cassia/mostras_de_arte/ma.asp?oindice=2

Customiza roupas, de preferencia Jeans, e é sempre convidada a participar de desfiles e de programas de TV.

Até na música ela é craque.

Isto foi surpresa para mim, Cássia!

Outra de suas especialidade é o reaproveitamento de materias, a reciclagem. Acabei de receber um convite para visitar mais uma de suas mostras. confira aqui algumas das possibilidades que este olhar atento foi capaz de captar e transformar.

Para quem quiser conhecer melhor esta artista e suas obras basta clicar nos links que coloquei e entrarão no seu site. Para os que moram por aqui fica o convite abaixo.

Lixo ao Luxo 31

Que Deus continue te abençoando sempre e multiplicando cada vez mais seus já inúmeros talentos.

 

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Amor feito poesia

 

Este é o nome do blog de uma mineira muito especial e que presenteou-me com este selo lindo de amizade.

Ofereço à todos os amigos que por aqui passarem não só os espanhóis porque aqui neste siberespaço somos todos irmãos e amigos. Beijo à todos.

 

M@ria, desculpe-me a demora em postá-lo. Você será sempre muito benvinda.

A quem não conhece fica meu convite para conhecer esta mulher sensível que escreve com a alma.

 http://poesiaseternas2.blogspot.com/

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Alerta


Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

1333707912


O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a “criança interna” tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Três mulheres fantásticas

Francelina+ Graciete= Franciete.

Minha querida amiga que mora em Portugal

Por ti sinto uma amizade sem igual

Obrigada por todo o carinho e afeto

e pelo amor que se fez tão concreto.

 

Obrigada por fazer parte da minha vida, mesmo que virtual.

Deixo aqui o endereço para quem quiser conhecer este cantinho delicioso: http://lamentosdealma.blogspot.com/

 

Ester

Ester, moça sensível e delicada

Muito querida e elogiada

Minha amiga incondicional

Mulher sensacional.

 

Para quem quiser conhecer esta mulher maravilhosa é só clicar : http://manifesto-interno.blogspot.com

Rebecca

Tem uma luz que ofusca o sol

Escreve poesia em espanhol

Para viver, escolheu a linda Berlim

Como amiga é importante pra mim.

 

http://deseosderebecca.blogspot.com/

 

Regalou-me com este belissimo prêmio:

“Pluma Mágica”- Letras que estremecen el alma

 

Muito me honrou e agradeço

Repasso a algumas pessoas muito queridas:

 

Franciete

http://lamentosdealma.blogspot.com/

Eduardo Montanari

http://divagacoessolitarias.blogspot.com/

Ester

http://manifesto-interno.blogspot.com/

Patricia

http://yogaeljuegodechandraybindu.blogspot.com/

Jessica

http://elmundodejessika.blogspot.com/

Phivos

http://taxidiaris.blogspot.com/

Rob

http://robdangaltv.blogspot.com/

Valter

http://valterpoeta.blogspot.com/

Hod

http://carpediem-hod.blogspot.com/

Marcia

http://marciaamad.blogspot.com/

Para todos os que receberam e os que me visitarem deixo aqui outro mimo que podem levar e que os anjo da guarda lhes protejam sempre.

http://recuerdosbellosdeamor.blogspot.com/

 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cachaça na cesta básica.

Não costumo falar de política. Não que eu seja apolítica, muito pelo contrário. Estou atenta e indignada com tudo que anda acontecendo no Brasil. Mas resolvi postar este vídeo, aliás bastante divulgado na internet, para que as pessoas possam refletir sobre os políticos que nos representam.

Políticos são eleitos pelo povo, recebem salários pagos com dinheiro dos nossos impostos e na época das eleições são todos sorrisos, abraços e fazem o maior teatro carregando criancinhas e apertando a mãos dos desvalidos. Depois…. É isto que acontece. Assinam sem ler, fazem conchavos e não atendem mais o povo e não respondem perguntas. Claro que existem exceções, como podemos ver o Deputado João Dado.

Depois de ver este vídeo é bom pensar muito bem antes de dar seu voto a algum político.

sábado, 7 de agosto de 2010

O laço e o abraço

Meu Deus! Como é engraçado!
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço...            uma fita dando voltas.
Enrosca-se, mas não se embola, vira, revira, circula e pronto: está dado o laço.
É assim que é o abraço: coração com coração,              tudo isso cercado de braço.


        É assim que é o laço: um abraço no presente,           no cabelo, no vestido, em qualquer coisa onde o faço.
E quando puxo uma ponta, o que é que acontece?
      Vai escorregando...devagarzinho, desmancha,       desfaz o abraço.
Solta o presente, o cabelo, fica solto no vestido.
E, na fita, que curioso, não faltou nem um pedaço.
Ah! Então, é assim o amor, a amizade.

orkut e hi5, Abraço, imagens de abraços, quadros de abraços, fotos de pessoas abraçando, recados de abraço para orkut

Tudo que é sentimento. Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, 

mas pode se desfazer a qualquer hora, 

deixando livre as duas bandas do laço.

Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga, então se diz:

romperam-se os laços.

 


    E saem as duas partes, igual meus pedaços de fita,     sem perder nenhum pedaço.
Então o amor e a amizade são isso...
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó,  já deixou de ser um laço!

( Mário Quintana )

Dedicado à todos os amigos reais e virtuais.

Que nosso abraço seja sempre um laço e nunca um nó.

Faltam passarinhos, sobram pernilongos

Quem duvida deve parar e observar.

É isso mesmo que está acontecendo.

As futuras gerações sentirão muita falta.

 image009

Quem mora no interior de São Paulo está convivendo com milhões de pernilongos. Seca? Efeito estufa? Lixo? Falta de passarinho?
Ops! Falta de passarinho?
Isto mesmo! Um passarinho come até 150 pernilongos/dia.
Com a falta deles, os pernilongos fazem a festa em nossas casas.
Faltam passarinhos por causa de desmatamento?
Um pouco.
Faltam passarinhos por causa dos venenos que colocam nas plantações?
Isto também contribui.
Estes venenos agrícolas são verdadeiras armadilhas para eles, que comem e depois morrem envenenados.
Faltam passarinhos porque a casa de cada um de nós está cada vez mais anti-ecológica?
Sim, com certeza!

 
DSC00077

Você me pergunta:
"Como assim? Minha casa está cada vez mais anti-ecológica? Por que?"
Faz tempo que eu tenho notado este fenômeno.

São 4 mudanças fundamentais no quesito "jardim":

 DSCF1562

1) Cada vez mais as casas estão impermeabilizadas.
Ou seja, progressivamente os lugares onde existiam plantas (grama, jardim, árvores, etc.) estão sendo cimentados.
Isto diminui, obviamente, os espaços onde os passarinhos e outros animais podem encontrar abrigo, alimento, etc;
2) As grandes árvores em frente das casas fazem sombra, refrescam a casa, mas geram folhas (sujeira segundo algumas donas de casa) e diminuem a iluminação dos postes de luz.
Ruas com muitas árvores grandes são mais escuras.
Por causa do medo de assalto, as árvores, principalmente as grandes, estão sendo cortadas ou não substituídas quando morrem:
ganha-se em luz e menos "sujeira".
Hoje são comuns casas sem árvores na frente.
Andei por 3 bairros neste domingo e todas as árvores de grande porte que eu vi são árvores antigas, plantadas décadas atrás.
Nada de árvore de grande porte plantada recentemente.
Quando plantam, são árvores de pequeno porte e praticamente nunca árvore frutífera.

DSCF0127
3) Existem poucas áreas públicas e estas áreas públicas estão com pouca ou sem árvores e arbustos nativos.
Isto é importante!
Os passarinhos de sua região estão adaptados a comer frutos de árvores nativas. Por isto é importante que estas árvores (arbustos, etc.) tenham preferência na hora de serem compradas e plantadas.
Dezenas destas plantas estão desaparecendo.
Quando foi a última vez que você comeu bacaúva?
Talvez você nem conheça esta fruta, tão consumida há 60 anos atrás. 
Hoje, com a Internet qualquer um pode descobrir quais são as plantas nativas de sua cidade, arrancar o cimento do quintal e fazer um belo de um jardim.
E ter a alegria de alimentar outros seres vivos.

DSCF0008
4) A estética preferida nos jardins atualmente geram um deserto verde: coqueirinhos, coqueirinhos, mais coqueirinhos.
Para quebrar um pouco a monocultura de coqueiros, se coloca outras plantas que não produzem frutos, nem flores e nem dão abrigo aos animais.
Ou seja, um deserto verde.
Tudo isto diminui a quantidade de alimentos e abrigo para os passarinhos. Diminui a quantidade deles que se alimentam de pernilonogos, que vão na sua casa te picar, que te fazem acordar a noite.
Para contornar tal incômodo você coloca veneno nos quartos para você e sua família se intoxicarem.
Está na hora de cada um assumir a responsabilidade e transformar sua própria casa em uma área onde a ecologia é respeitada.

Por Regis Mesquita

Texto recebido pela internet.

Obs: As fotos são para contrastar o que temos e o que seria melhor para todos: homens, pássaros, natureza…

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Obrigada amigo cipriota

 442850334f

Quando comecei a engatinhar no blog nunca pensei que isto me traria tanta alegria.

Alegria principalmente por conhecer tantas pessoas e poder tornar-me amiga de algumas. Pessoas muito queridas, que mesmo sem  me conhecer já compraram briga por mim, fizeram orações nos momentos em que precisei de ajuda e sempre deixaram  recados carinhosos em forma de comentários.

Também já recebi muito carinho, presentes, mimos (alguns especialmente feitos para mim). Tenho até uma amiga-irmã.

Agora meu amigo Phivos  me fez uma homenagem.

Phiv2

A homenageada, na verdade, foi minha cidade: Lençóis Paulista.  Isto me deixou muito feliz. Uma cidade pequena, do interior do Brasil e, sendo vista e conhecida por pessoas de todo o mundo.

Não tenho palavras para lhe agradecer, amigo cipriota.

A única coisa que posso fazer é convidar  todos para que dêem um pulinho até seu blog para conhecer a pessoa linda que ele é e verem como homenageia seus muitos amigos, dos mais diferentes países.

Só um conselho: usem o tradutor, mas caso saibam ler em grego ou inglês não tem problema.

Um abraço a você, meu amigo Felipe e meu agradecimento.

Cliquem aqui:

http://taxidiaris.blogspot.com/2010/08/lencois-paullista-brazil.html

lençóis

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Olha o teu jardim

DSC01056 

OLHA
no teu jardim as rosas entreabertas,
e nunca as pétalas caídas;
OBSERVA
em teu caminho a distância vencida
e nunca o que falte ainda;
GUARDA
do teu olhar os brilhos de alegria
e nunca as névoas de tristezas;
RETÉM
da tua voz risadas e canções
e nunca os teus gemidos;
   DSCF0171

CONSERVA
em teus ouvidos as palavras de amor
e nunca as de ódio;
GRAVA
em tua pupila o nascer das auroras
e nunca os teus poentes;
CONSERVA
no teu rosto as linhas do sorriso
e nunca os sulcos do teu pranto.


DSCF3038

CONTA
aos homens o azul das tuas primaveras
e nunca as tempestades do verão;
GUARDA
da tua face apenas as carícias,
esquece as bofetadas;
CONSERVA
de teus pés os passos retos e puros,
esquece os transviados;
DSCF1707

GUARDA
de tuas mãos as flores que ofertaram,
esquece os espinhos que ficaram;
De teus lábios CONSERVA as mensagens bondosas,
esquece as maldições;
RELEMBRA
com prazer as tuas escaladas,
esquece o prazer fútil das descidas;
DSCF1722 

RELEMBRA
os dias em que foste água limpa,
esquece as horas em que foste brejo;
CONTA
e mostra as medalhas das tuas vitórias,
esquece as cicatrizes das derrotas;
IMG_0138

OLHA
de frente o sol que existe em tua vida,
esquece a sombra que fica atrás;
A flor que desabrocha é bem mais importante do que mil pétalas caídas;
E só um olhar de amor pode levar consigo calor para aquecer muitos invernos;
A bondade é mais forte em nós
e dura muito mais do que o mal que nós mesmos praticamos;
Seja OTIMISTA, e não te esqueças de que...

 DSCF0223
É NO FUNDO DA NOITE SEM LUAR

QUE BRILHAM MUITO MAIS AS ESTRELAS!!!

Desconheço o autor.