segunda-feira, 26 de julho de 2010

Natureza morta

O alvorecer e os finais de tarde eram sempre muito animados por aqui.

Pássaros de várias espécies vinham para saborear os frutos das grandes mangueiras ou então o doce mel das jabuticabas maduras.

Minha piscina servia para o banho e a vida aqui era um paraíso para eles.

DSCF0032

A cascata era como uma cachoeira e os banhos  na piscina sempre o faziam através de voos rasantes, mergulhando e depois arrumando suas penas e batendo com o bico no chão.

familia 011

Faziam seus ninhos entre as folhas e eu apreciava o crescimento dos filhotinhos até o dia do primeiro voo.

Alguns acabaram ficando por aqui.

Sei quem são pela confiança que sentem. São tão mansos que podemos chegar perto. Até meus gatos não lhes fazem afronta. Convivem em harmonia.

outono relogio 004 

Porém, um dia, sem mais nem porque, a jabuticabeira secou e depois outra árvore também.

Uma das mangueiras foi cortada.

Assim a festa acabou mas, mesmo mais tristes e calados, eles continuaram a vir e fizeram dos galhos secos um pouso tranquilo para final do dia

Ali se acomodavam e  espiavam a tarde que findava lentamente no horizonte enquanto eu os observava e presenciava briguinhas por um lugar melhor.

DSCF0008

Hoje, infelizmente,  o dia amanheceu silencioso sem o costumeiro canto matinal.

Percebi algo diferente quando saí para o jardim.

Ao invés da árvore agora passei a ver um prédio.

Nem sinal dos pássaros.

Para onde teriam ido?

Primeiro lhes foi tirado o alimento, depois o descanso.

Que tristeza!

  documento para MRV 005  

Ainda resta uma mangueira. Torço para que não a cortem. Meus amiguinhos precisam dela. É um direito à vida.

Quanto ao meu jardim, quero dizer à todos os pássaros, que sempre será de vocês e também podem usar a piscina à vontade, basta que venham me visitar nos finais de tarde.

5 comentários:

Marcia M. disse...

nossa amiga sab que por aqui,eu tbm via o queridos bem-te vi bem d epertinho,mas um dia a vizinha cortou a mangueira o alimento deles e estes dias o pé de mamão e eu me pergunto porque...eles vem nas minhas acerolas quando estao carregadas, e fico feliz ,mas é inverno e elas estão sem frutos assim não vejo mas o teu chamar ,triste o que o homem faz!!!

Lua Nova disse...

É uma tristeza ver o homem avançando sobre a natureza com uma total falta de planejamento e respeito. Entretanto, por mais que pareça, não será impunemente! Muitos de nós já sabemos o quanto custará a todos nós! Aqui onde moro em 10 anos houve uma mudança que eu chamaria "criminosa". Uma tristeza.
Beijos.

Phivos Nicolaides disse...

Seu blog é como o seu jardim cheio de belezas. Bjs

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Hoje estou passando para agradecer
a sua amizade.
Amizade que torna a vida preciosa.
Que enche de cores as minhas palavras.
Que me faz ainda mais feliz,
com o afeto distribuído
a cada visita,
a cada comentário
e a cada palavra escrita
no livro dos meus dias.

Sua amizade me faz melhor.

franciete disse...

Minha querida a vida é uma passagem, tudo passa e todos nós um dia passamos também, não são só as avezinhas a mudarem de casa quantos de nós nos julgamos seguros e pensamos que nossa casa é para sempre?
Mas a vida nos surpreende quando procuramos uma resposta ela nos dá a volta, mas o caminho é sempre em frente não tem nada que enganar, sua luz está lá bem na frente esperando a chegada.
Beijos de luz e paz na alma sofrida.