quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Amigos verdadeiros

Vimos todos os dias muitas histórias horríveis nos noticiários e começamos a pensar que a sociedade está perdida, que não temos mais a felicidade de nossos pais  de conviver com gente honesta onde os sorrisos eram sinceros e os abraços verdadeiros.

Claro que sei que também existem pessoas maldosas e mal intencionadas porém, à princípio, acredito sempre que elas são boas e isto tem me rendido amizades muito especiais.

Mês passado recebi um cartão de Natal, atrasado, mas repleto de tantas lembranças e tanto carinho que a data propriamente não interessava em nada.

Em 2008 estive por alguns minutos na igreja onde meu avô foi batizado (1865) e se casou (1887), na cidade de Sanguinetto, Italia.

Ali conheci uma senhora de nome Ivana que trocava as flores de um dos altares. Cidade pequena, logo se reconhece uma estrangeira e assim ela veio me cumprimentar  e ao saber o motivo de minha estadia ali levou-me a conhecer cada recanto daquela igreja e fez-me ver cada afresco e sua história. Estávamos emocionadas. Eu por ter encontrado uma pessoa tão amável e ela por mostrar-me todas as coisas belas da igreja de San Giorgio Mártire.

Nos despedimos pois outra amiga, a Kátia, que conheci também através da internet me aguardava do lado de fora.

Poucos  minutos e lá vem a Ivana, em sua bicicleta e um papel na mão gritando pelo meu nome. Entregou-me um bilhetinho com seu endereço e pediu que eu lhe fizesse o mesmo.

Sem pensar um segundo deixei meus dados ali e depois de um abraço nos despedimos.

Eis que mais de 2 anos se passaram e agora recebo uma carta sua. Podem imaginar minha alegria? Conta-me sua vida e me convida para voltar  e que me espera em sua casa.

Naquele mesmo ano também fiz outras amizades que perduram até hoje.

Hydrangeas

Glória, uma gaúcha simpaticíssima, também estava por lá e foi no apartamento da escola onde estudávamos que nos conhecemos. Foi um mês de muito riso, estudos e passeios juntas. Aqui, no Brasil, tornamos a nos rever uma vez em 2010, quando fui a Caxias do Sul e ela foi me encontrar com outras amigas. Sempre nos confidenciamos e trocamos  emails. É como se fossemos irmãs, mesmo à distância nos encorajamos e sinto sua presença e até parece que a ouço falar com aquele sotaque gostoso de gaúcha e seu riso fácil.

Alice, uma paranaense que vive em Campo Grande, conheci na mesma época e lugar, Italia. Também com ela fiz uma amizade muito especial e coincidentemente agora, quando voltei pra Iá, a reencontrei  fazendo outro curso, agora de pintura. Juntas fizemos novos passeios e vivenciamos a neve pela primeira vez em nossas vidas, juntas.

Franciete, assim a batizei, é portuguesa mas está sempre presente através de emails e mensagens. Sempre pronta a dar-me seu apoio, a encorajar-me. Interessante é que nunca nos vimos, mas nem precisa porque amigo de verdade não vê cara, vê coração.

Ester, é blogueira e uma vez percebeu uma injustiça que estavam fazendo comigo no blog e resolvou ajudar-me, assim espontaneamente. Acionou todos seus amigos e graças à isso hoje tenho o prêmio de melhor blog em outro idioma do ano de 2009. Nunca nos vimos também, mas isto não faz diferença porque a diferença mesmo está no coração das pessoas e o dela é certamente puro e bom.

Madalena, trabalhamos muitos anos juntas. Ambas professoras de matemática na mesma escola. Nunca fomos de sair juntas ou estar nos mesmo lugares, mas sabemos que podemos contar uma com a outra. Neste momento tenho recebido tanto carinho em forma de mensagens e orações que me vem lágrimas aos olhos, como se sentisse seu abraço a me confortar. Sem dúvida ela é um anjo disfarçado de gente que Deus enviou ao mundo para  torná-lo melhor. Sua bondade e suas obras junto á igreja não tem tamanho.

Edgardo é um argentino que fala português, pode??? Quando fiz contato com ele estava buscando alguém que falasse espanhol porque eu queria aprender  um pouquinho e, ele querendo alguém para praticar o português. Professor na Universidade de La Plata e colaborador do projeto de retirada de arsênico da água, se tornou meu amigo há algum tempo e sempre que é possível trocamos informações. Professores tem sempre algo em comum. Ele é uma pessoa especial, apaixonado pelo que faz interessa-se sempre em saber como estou e me dá forças.

Phivos, é cipriota e nem fala português, muito menos eu falo grego ou inglês, mas a ferramenta  que muitos temem, o computador, tem realizado o trabalho de tradução e assim podemos ter amigos no mundo todo.

Tem também a doce Giovanna que conheci em minha última viagem. Mora em Breguzzo e nos tornamos amigas e confidentes. Foi empatia à primeira vista. Á ela todo meu carinho e saudade.

Com tantas amizades assim quem poderia se sentir sozinha?

Pois é, depois dizem que no mundo não existem mais amizades sinceras e desinteressadas. Eu sempre encontro pessoas boas em meu caminho e peço a Deus que em minha vida consiga sempre ver as pessoas deste modo.

Poderia citar aqui dezenas de outras mas sei que aquelas que não foram citadas não se zangarão porque são minhas amigas de verdade e amigos não se zangam, compreendem.

Obrigada a todos. Vocês fazem minha vida muito mais leve e feliz.

Amizade

0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0

Felicidade não é ausência de conflitos;

é a habilidade de lidar com eles.

A pessoa feliz não tem o melhor de tudo,

ela porém torna o que tem, melhor !!!”

7 comentários:

Patricia disse...

ojh, qué precioso, querida amiga! un homenaje y reconocimiento a los amigos que están allí, tal vez muy distantes pero presentes con su cariño! cómo no sentirse acompañad@?

un abrazo fuerte.

`·. ̧ ̧.· ́ ́ ̄`··.Giusy·`·. ̧ ̧.· ́ ́ ̄`· disse...

Angel ti auguro una dolce serata.
Un abbraccio.

UIFPW08 disse...

Ciao Angela bentrovata son contento di risentirti, un abbraccio forte come Giuseppina,
Buona domanica
Maurizio

Phivos Nicolaides disse...

Obrigado de coração por seus comentários doce e generoso. Eu me sinto feliz por ter você como amigo e eu só queria encontrar um dia mais cedo ou mais tarde. Obrigado novamente para a honra através de seu artigo tipo.

Nilson Barcelli disse...

A amizade não se perde com o tempo nem com a distância...
Querida amiga, boa semana.
Beijos.

franciete disse...

Minha querida quase que apetece dizer palavras para quê, você já disse tudo, mas eu não poderia deixar passar sem te dizer, meus braços continuam à espera dos teus.
Sei que em cada mail que recebo dai nele vem toda a energia pura da grandeza da amizade, e, até dá para sentir o calor do teu Pais e da tua pessoa. Mas ade chegar o dia em que esse prometido será realizado, adoro você meu anjo de luz nada é por acaso e também não é por acaso que teu blogue tem o nome de anjos sem asas.
Beijinhos de luz e imensa PAZ.

franciete disse...

````````{*\~\_______
```````{```\`<:<:<:>:>
``````{~`*`\((((((^^^)
`````{`*`~((((((( `●`●
````{`*`~`)))))))). _ ' ).
````{*```*`((((((('\ ~
`````{~`*``*)))))`.`\
``````{.*~``*((((`\`\))_.♥-
````````{``~* ))) `\_.-'``
``````````{.__ ((`-*.*
````````````.*```~``*.
``````````.*.``*```~`*.
`````````.*````.````.`*.
````````.*``~`````*````*.
```````.*``````*`````~``*.
`````.*````~``````.`````*.
```.*```*```.``~```*``~ *.
..*``~```````````~`````*. Que o anjo te proteja*
**~~* ~~* ~~* ~~* ~~*.*Franciete**~~