quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

BRADICARDIA

O texto abaixo é do Dr. Dr. Cidio Halperin,Minha foto Cardiologista, eletrofisiologista
(especialista em alterações dos batimentos do coração) com formação na Universidade da Virginia (Estados Unidos) Já publicou centenas de artigos além de palestras em todo o mundo sobre cardiologia, arritmias cardíacas e prevenção de morte súbita, do blog http://foradoponto.blogspot.com

 

Tomei a liberdade de republicá-lo porque achei de uma valia muito grande.

Como sabem tenho enfrentado muitos problemas de ordem emocional e também fisica. Como já tive forte dores no peito que me levaram a internação com suspeita de enfarto e atualmente as batidas do meu coração estão muito baixas, em torno de 36 por minuto,  resolvi pesquisar sobre o assunto e encontrei estas informações.

Penso que podem ser muito úteis pois este é um mal silencioso e que pode realmente levar a derrames e morte súbita.

 

Quando o coração fica lento: bradicardia
    “ Nosso coração, em repouso, bate de 60 a 100 vezes por minuto. Quando a frequência é menor, os médicos chamam de bradicardia. Na grande maioria das vezes uma leve dimiunuição de frequencia cardíaca não está associada a problemas. É frequente a bradicardia durante o sono, principalmente em jovens, assim como causada por diferentes tipos de medicação. As duas principais causas são a doença do nó sinusal e o bloqueio átrio-ventricular.

Doença do nó sinusal
A doença do nó sinusal é causada por um funcionamento anormal de uma região muito especial chamada de nó sinusal, encarregada de originar os impulsos elétricos que provocam os batimentos cardíacos. Com o coração batendo menos vezes, muitos orgãos recebem menos sangue do que precisam para funcionar bem. Sintomas como diminuição da acuidade visual, dor no peito, falta de ar ou até mesmo síncopes (desmaios) podem surgir. A causa mais frequente deste funcionamento anormal é a degeneração dos tecidos causada pelo envelhecimento.

     O único tratamento que realmente é efetivo é o implante de marcapasso cardíaco por sinal, a doença do nó sinusal é a segunda maior causa para este tipo de procedimento.


Bloqueio átrio-ventricular

    O estímulo elétrico cardíaco após ser gerado no nó sinusal é transmitido para todo o coração por um sistema especializado de condução. Este sistema une a parte de cima (átrios) com a parte inferior (ventrículos), a qual bombeia o sangue. Quando existe dificuldades na passagem do estímulo elétrico entre os átrios e ventrículos surge o bloqueio átrio-ventricular. A causa mais frequente é a degeneração deste tecido especializado porém adoença de Chagas, medicamentos, cirurgias cardíacas prévias ou mesmo um Infarto Agudo do Miocárdio podem também causar bloqueios de condução do coração. Em situações mais raras, o bloqueio átrioventricular pode ser de nascença, chamado de congênito.

     Quando se retira os fatores que podem estar causando o bloqueio e apesar disto o coração continua batendo muito lentamente, o implante de marcapasso é o melhor e mais seguro tratamento.”

Espero que tenham gostado e agora fiquem atentos às batidas do seu coração.

Beijo à todos.

Um comentário:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Coração.
O símbolo do amor
também precisa
ser amado...

Que sempre haja em tua vida,
sonhos por sonhar..