quarta-feira, 16 de julho de 2008

Castelraimondo

A informática e eu nunca fomos muito amigas...
Aliás, não me dou muito bem com nenhum aparelho eletrônico: video-cassete ( oh coisa antiga !), DVD, nada que tenha tecnologia ou eletrônica é minha praia...mas agora começo a engatinhar e navegar em outras ondas que não sejam as do mar...
Comecei a escrever bem garota ainda mas nunca fui de guardar meus escritos. Depois me tornei professora de matemática, vejam só...
As letras...passaram a ser escritas nas equações matemáticas tipo x+y= 12, mas nas madrugadas muitos poemas me vinham espontaneamente à cabeça e algumas vezes levantei-me para registrá-los no papel. Alguns ainda tenho comigo, outros foram "deletados".
Agora fiquei com vontade de escrever, depois que meu filho se revelou um "filósofo e escritor de blogs".
Interessei-me e fui atrás... consegui, sozinha, montar o meu e comecei a ler outros blogs...
Confesso que até então não lia outros que não o do Carlos Henrique. Hoje li o da Du ( cheio de poesia) e o da Laura ( com relatos de suas viagens) e como estou retornando de uma viagem à Italia e Irlanda, fiquei com vontade de escrever um pouco sobre minhas aventuras por lá.
Foram 45 dias de imersão total . Conheci 8 regiões e mais de 50 cidades importantes.
Posso dizer que conheci metade da Itália, do Lazio,Umbria, Marche ... até Trentino Alto -Adige...
paisagens lindas, "campagne fiorite", "montagne sotto neve" e os mares: Mediterrâneo (ou Tirreno) e Adriático.
Tudo lindo de doer.
A pequena cidade, onde fiquei por 30 dias estudando e, de onde saia para conhecer outros lugares, se chama Castelraimondo, apelidada docemente por nós de Castelfimdelmondo, porque nunca ninguém ouviu falar, mas é linda, como nos contos de fada... rodeada de montanhas e campinas floridas.
Num raio de 50 km se pode ir até as montanhas e esquiar ou ir até à praia para se banhar. Claro que a praia não é como as do Brasil... São de pequenas pedrinhas brancas e não se pode andar sem chinelos, mas os tons de azul são como os que vi no Caribe.
Lá tudo é branco... as montanhas e o solo de calcário dão um ar de muita limpeza e contrastam com o verde das plantações e com o vermelho vivo das inúmeras papoulas que nascem como se fossem capim... será que é por isso que a bandeira da Itália é verde, branca e vermelha?... não, certamente não, mas são as cores predominantes da paisagem.
Amo o Brasil, mas me encantei com a Itália , principalmente com sua gente.
Há quem diga que italianos não são muito gentis, assim como os europeus em geral... Acho que dei sorte porque só encontrei gente legal.
Aos poucos contarei os casos ou seriam acasos que aconteceram comigo naquela terra que já foi dos meus antepassados.
Hoje fico por aqui...E deixo pra vocês uma foto de Castelraimondo... ou seria Castelcentrodelmondo? Castelfimdelmondo?

Um comentário:

Anônimo disse...

29/07/08 21:18pm

Oi realmente seu filho é um otimo escritor além de ser uma pessoa MARAVILHOSA... o Dom da Escrita é de família, só pode ser :) ...... fiquei com mais vontade ainda de conhecer a itália ( é um dos meus sonhos de consumo)e conhecer a minha "origem" rsrs... lendo seu relato me tranportei até lá :), sensação muito boae gostosa :)... beijos e boa semana!

Shá Manzaro