sexta-feira, 11 de julho de 2008

Felicidade

Todos passamos por fases na vida.
Fases mais difíceis outras mais fáceis, mas sempre buscamos a mesma coisa: ser felizes.
A tal falada e buscada felicidade não tem uma morada... aliás ela não fica em parte alguma ou melhor está em toda parte... nós é que às vezes passamos tão perto que não conseguimos enxergá-la.
Tudo aquilo que está perto parece-nos muitas vezes insignificante, banal, mas é exatamente alí que está nosso maior tesouro.
Nossos pequenos e grandes tesouros... e não nos damos conta: nossos filhos, nosso companheiro(a), nossa casa, nosso lar, nosso jardim, nosso céu, nossos animais de estimação... todos alí... bem ao nosso redor e quantas vezes nem os vemos... estamos tão "distantes" envolvidos em tantos pensamentos, obrigações, trabalho... coisas tão importantes (seriam mesmo?) que levamos uma vida para descobrir que tudo não passava de banalidades.
Aquele sorriso puro com o qual seu filho lhe recebe, aquele olhar de cumplicidade de seu companheiro(a), aquela alegria imensurável do seu cãozinho ou aquele afago do seu gatinho, aquele vermelho vivo da rosa que desabrochou hoje no seu jardim e que ninguém notou... tudo isto está alí esperando por você... e não vemos.... não temos tempo...
Já tive muitos momentos como esses, de muita correria pra ganhar o pão de cada dia...
quanta coisa linda perdi... quantos momentos lindos teria vivido se tivesse parado e olhado com um pouquinho mais de atenção.
Não digo que não tive momentos lindos, que não parei para dar atenção aos filhos ou ao marido ou aos animais...
Sim, mas poderia ter aproveitado muito mais.
Hoje posso dizer que faria algumas coisa de modo diferente, mesmo que vivesse na correria, olharia de modo diferente para tudo, talvez com um olhar mais infantil, mais simples...
Utopia? Não... certamente não...
Para um momento mágico basta um centésimo de segundo... Quem não se lembra daquele primeiro olhar que te fez arrepiar e até hoje te faz suspirar? Ás vezes um amor de uma vida inteira precisa de apenas uma fração de segundo para acontecer.
Você só precisa olhar... olhar de outro modo... e quando você olha de outro modo para as coisas , elas parecem diferentes... mas sempre estiveram alí... daquele mesmo jeito... só faltava um olhar diferente.
Não tenho receita para ninguém ser feliz... apenas sei que podemos construir nossa felicidade tecendo pequenos fragmentos de realidade e sonho.
Hoje paro por aqui.
Espero que todos possam exercitar um pouco o olhar diferente nos próximos dias... tenho certeza que depois se habituarão e não conseguirão mais olhar de outro modo. Não se esqueçam... basta uma fração de segundo, uma pitada de ternura no coração e um pouco de doçura nas palavras... Três elementos que podem mudar sua vida e se todos usarem podem até mudar a humanidade.

Um comentário:

Paula Carolinny disse...

Ola,

obrigada pela visita no blog!!
super beijo e volte sempre.