segunda-feira, 14 de julho de 2008

Uma verdadeira amizade

As coisas simplesmente acontecem em nossas vidas?
Seriam apenas obras do acaso?
Seriam o resultado de nossas ações?
Seríamos nós escolhidos para vivenciar determinadas situações?
Será que temos alguém "lá em cima" que vigia nossos passos?
Será que podemos materializar nossos desejos?
Difícil responder a estas perguntas. Talvez cada pessoa possa defender com veemência cada uma dessas alternativas... eu prefiro acreditar que para acontecer alguma coisa dependemos de cada um desses ingredientes e ainda devemos acrescentar outros como: sonho, vontade, persistência e também uma pitada de sorte.
Muitas vezes nos acontecem coisas boas ou más e ficamos momentaneamente sem saber porque fomos nós os escolhidos...
Alguns procuram explicações, outros tiram lições... mas todos somos convidados para fazer parte desta coisa linda que é viver. E viver é vivenciar fatos.
Ultimamente tenho vivenciado muitas coisas maravilhosas.
Realizei um sonho muito grande de conhecer a terra de origem dos meus avós.
Eles vieram da Itália, em 1887, de uma pequena cidade chamada Sanguinetto...
Alguém já ouviu falar? Não... é muito pequena... cerca de 4000 habitantes.
Pois bem, este ano pude realizar este sonho e acabei conhecendo também muitas outras cidades...
Mas o que é mais fantástico em tudo isso é como tudo começou...
Ouvindo as histórias que meu pai contava conheci a história de minha família e o nome da cidade natal do meu avô... resolvi registrar a história para que um dia meus descendentes pudessem conhecê-la.
Entrei no site da cidade e o achei muito bom, interessane com muitas informações para uma cidade tão pequena... tão interessante que pensei: merece um elogio e, assim o fiz. Com um italiano bastante simples escrevi algumas frases e enviei ao contato que havia no site.
Para surpresa minha, alguns dias depois, recebi uma resposta.
Uma senhorita me respondia e, muito gentilmente agradecia a visita.
Depois desse, muitos outros email, agora pessoais, trocamos ao longo dos últimos 4 anos. Tornamo-nos tão amigas que trocamos confidências. Ela é muito mais jovem que eu... pode ser minha filha, mas temos muito em comum.
Agora, finalmente,pudemos nos conhecer pessoalmente.
Fomos jantar juntas numa cidadezinha chamada Bovolone. Levou-me para conhecer a cidade que ama com paixão -Verona- e depois fomos até Sanguinetto, a cidade onde ela mora e onde nasceu meu avô.
Foi tudo muito lindo e mágico. Posso dizer que hoje somos mais que amigas. Uma amizade que nasceu por mero acaso, que era virtual e agora passou a ser real.
De novo me pergunto: foi acaso? foi resultado de uma ação? foi materialização de um sonho?
Foi obra de algum anjo bom que disse amém?
Não sei... não importa. o que importa é o sentimento que hoje nos une e sei será para sempre...
Foi como encontrar um jóia rara, dessas que quando encontramos ficamos embevecidos com sua beleza e não podemos nunca avaliar seu real valor, tão grande ele é .
Uma amizade verdadeira não tem preço.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade, é muito bom e emocionante.
Senti o mesmo quando fui visitar a cidade onde meu avô nasceu Rotherdan (Holanda)...foi incrível.
Abraços