quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Parabéns


Setembro!
Mês de aniversários aqui em casa.
Meus dois filhos e eu fazemos aniversário na mesma semana, sendo que um deles aniversaria junto comigo.
Quer presente melhor pra uma mãe!
Também fui agraciada porque não são somente filhos normais, desses que dão traballho, se rebelam... ou coisas normais...
nem sou mãe coruja, dessas que ficam elogiando sem merecimento.
Ademais sou virginiana como eles ... assim sendo, estamos mais para criticar do que para elogiar mas, quando o fazemos, podem acreditar é de verdade, é de coração.
Bem, o que quero dividir hoje com vocês aconteceu há dois anos.
Como todos os anos, fazemos uma comemoração única, principalmenmte agora que cresceram e estão longe de casa.
Assim, escolhi um domingo que estivesse entre os aniversários para comemorar e resolvi fazer uma surpresa para ambos.
A surpresa era coisa de há muito pensada e planejada.
Quando nasceu meu primeiro filho, minha sogra (que eu adorava como a uma mãe) lhe deu de presente um par de botinhas brancas, dessas de bebezinho.
Era tão pequenina que ele as usou quando tinha apenas 3 meses... depois não serviu mais.
A botinha continuou novinha e a guardei .
Três anos mais tarde nasceu meu segundo filho e, minha sogra quis presenteá-lo com outra botinha.
Disse-lhe que não era necessário, já que a primeira estava novinha.
Ela deu outro presente e, meu segundo filho também usou a mesma botinha, por volta dos três meses de idade.
Novamente a botinha foi guardada na caixinha como um objeto muito valioso, e o era, sem dúvida alguma.
Não por seu valor material, mas por ser um presente da avó.
Ela ficou guardada por 26 anos.
Sim, durante todo este tempo, eu a guardei com um único objetivo e, em 2006, eu o realizei e divido agora com todos o que aconteceu neste dia.
Eles não faziam idéia do que os aguardava...
A festa foi mesmo uma surpresa...
Fizemos o tradicional churrasco.... convidei parentes e amigos e tudo corria normal, até...
que finalmente chegou a hora do bolo e dos parabéns...
Sobre a mesa havia duas caixinhas iguais e eles não faziam idéia do conteúdo, nem do que viria a seguir.
Dias antes do evento eu mandara "eternizar" as botinhas.
Sabe, aquele banho de metal que se dá e a peça se transforma parecendo uma escultura.
Fica dura como o metal que foi utilizado para o seu banho.
Assim elas viraram, digamos, um troféu...
Que não se deteriorará e poderá ser guardado para todo o sempre ...
até para futuras gerações.
Um presente para sempre.
Também fiz um pequeno "discurso" que transcrevo agora:

"Comemoramos hoje o aniversário do Henrique e do André.
Gostaria de dar a eles uma pequena lembrança.
Realmente o presente é bem pequeno e posso dizer que é, em parte igual e em parte diferente, porém se completam.
Meus filhos também são assim.
À primeira vista são totalmente diferentes.
Por exemplo:
Henrique se parece, fisicamente com o pai: alto e magro.
André se parece comigo: tem uma estatura mais baixa e é mais forte.
Henrique gosta de silêncio, André, de barulho.
Henrique fala um pouco alto e o André, bem... um pouco difícil entender o que ele fala...
O Henrique não suporta o "puts puts" das músicas que o André costuma ouvir e, André não é muito ligado nas músicas do Gabriel Pensador, um dos ídolos do Henrique.
Henrique não toma leite, André adora.
Henrique gosta de comida chinesa, André de fast-food.
Um é caseiro, o outro é festeiro.
Um só usa roupas de tons claros o outro sempre gostou de cores fortes.
Henrique prefere roupas tradicionais, beirando ao clássico, André de roupas moderninhas.
Um sempre foi ordeiro, não gosta de coisas fora de lugar, o outro, bem...melhor não dizer.
O Henrique é um gozador, mas o faz sempre com muita inteligência, André não gosta muito de gracinhas, mas é mais aberto às amizades.
Henrique é, digamos, "munheca", André "mão-aberta".
Um prefere carro básico, mas novo; o outro, prefere carro mais potente e não se importa se não é novo...
O Henrique é mais contido, o André mais emotivo.
Mas, mesmo parecendo tão diferentes, eles são também muito parecidos.
Ambos são lindos! Pelo menos para mim, tanto fisicamente quanto como seres humanos.
São muito família!
"Tipo: um por todos e todos por um."
São virginianos, palmeirenses, adoram matemática, informática, fórmula um, pipoca e chocolate.
Nenhum dos dois fuma e a bebida preferida deles é refrigerante.
Ambos são responsáveis ao extremo, trabalhadores, honestos e confiáveis.
Tem também gostos parecidos e muitas vezes já coincidiu de comprarem coisas exatamente iguais, mesma marca, modelo e cor, mesmo estando a quilômetros de distância e sem saber que o outro também havia comprado.
Posso dizer que são como duas faces de uma mesma moeda.
Moeda valiosíssima, dessas que nem colecionador pode possuir... raríssima.
Para terminar quero ressaltar uma outra diferença:
Henrique é destro, chuta com o pé direito e André é canhoto.
Assim sendo, o pé de apoio do Henrique é o esquerdo e o do André é o pé direito.
Mas, porque digo isto agora?
Porque quero entregar agora o meu presente.
Um presente que está guardado há muito tempo e tem um valor enorme porque foi o primeiro presente que a avó de vocês lhes deu.
Cada um ficará com um pé, que além de servir de lembrança da infância espero poderá
servir como amuleto da sorte também.
Espero que eles os ajudem a "marcar muitos gols na vida".
Quero que saibam que cada um está recebendo o pé com o qual tem mais habilidade e que se lembrem que o outro pé da botinha, aquele que seria o pé de apoio, estará com o irmão.
Assim se lembrarão sempre que é no irmão que deverão se apoiar, é no irmão que terão um porto-seguro nas horas difícieis, que o irmão será sempre o ponto de referência.
Desejo que vocês tenham um longo e feliz caminho pela frente e que este sapatinho, com o qual começaram a afirmar suas perninhas, possa lembrá-los sempre do quanto já fora longa a caminhada dos seus avós e pais e do quanto vocês terão de caminhar para se tornar sempre dignos e um dia poder servir de exemplo e orgulho para seus filhos.
Parabéns e felicidades sempre!"

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns a você e a teus filhos (atrasado...ehehe)
O meu filho mais velho faz anos no final do mês e eu no mês que vem...pelo jeito haverá surpresas...ehehe
Abraços e felicidades

Anônimo disse...

04/09/08 20:48pm

Oi Angela ;)...

Como é lindo ler com que AMOR vc se refere aos seus "Bambinos"... muito lindo mesmo, é de emocionar o coração e sacudir os olhos:). Como podem serem diferentes né:), bem aqui em casa é a mesma coisa, minha irmã de 26 anos é o meu oposto, ela não gosta de sair, não gosta de dançar, é seria demais:), é organizada( eu sou somente com datas e horários rsrs), é muito Razão... eu já sou 90% Emoção.

Achei lindo demais a surpresa da botinha no aniversário dos meninos, que emocionante deve ter sido heim, queria estar lá para ver. Eu tenho os meus vestidos de quando era pequena e se um dia DEUS me conceder a honra de ser mãe de uma menina, ela irá usar todinhos, detalhe( estão muuuuito bem conservados)...


Lembranças são muito boas. Sabe Angela eu uso um anel que é de familia, hj está em minhas mãos, ele é de prata com pedrinhas de macassita, algumas pedrinhas já não existem mais... a passagem de mão em mão as levaram embora, junto com as boas lembranças de infância, mas o amor que ele contén, ninguém me tira :), é como se fosse o meu amuleto, Henrique já viu uma foto dele na minha mão rsrsrs. Amei Muito o seu Post!


Beijos No Coração e continue com esse brilho que me contagia e me emociona a cada dia de certa forma:)...Fique Com Deus!!!



Shá Manzaro...

Sonia Regly disse...

Parabéns!!! Quero bolooooooooo, hem??? Que setembro nos traga muitas alegrias. Obrigada pelas lindas visitinhas.Beijos.

Sonia Regly disse...

T^em postagem nova.Apareça por lá!!!

disse...

Ops!
parabéns a você e a seus filhos, meio atrasado mas tudo bem.
Só hoje vi sua visita lá em casa e venho agradecer.
Tomei a liberdade de colocalada em por eu ando, gostei demais de seu espaço.
Que Deus te abençoe e lhe de muitas graça a você e sua maravilhosa família!
Beijos de bom final de semana apareça sempre!
obrigada!

Sonia Regly disse...

Amiga Angela.
Têm post novo por lá, vê se vc concorda com o que eu escrevi. Beijinhos.