terça-feira, 27 de abril de 2010

Meu anjo da guarda

Angelaleda

Quando era menina em minha casa havia muitas imagens de santos pela casa. 

Mas havia uma especial que não estava enquadrada e ficava guardada dentro de um armário.

A imagem era exatamente igual a esta. Era a minha preferida.

Muitas vezes ia até  onde ela estava e gostava de ficar ali observando as crianças. O carinho com que a irmãzinha, ainda tão pequenina, ajudava o garotinho e, ao lado deles o anjo a protegê-los na travessia de uma ponte tão frágil e perigosa.

Aquela figura me dava  força para seguir com minha vidinha de criança e, sempre que me encontrava em situação difícil, pensava em meu anjo da guarda.

Tive uma infância muito triste e um pai muito severo, daqueles que colocava de castigo por coisas banais ajoelhada em grãos de milho.

A solidão sempre foi minha companheira, sem ter com quer conversar ou brincar,  muitas noites ficava sozinha em casa.

Nestas horas sabia que meu anjo estava ao meu lado e assim ia vencendo os medos, as tristezas, o desamparo.

Tudo graças à fé que tenho no meu anjo.

Sempre acreditei também que além dele, minha mãe sempre está do meu lado.

Sua luz me afasta da escuridão e me faz ir adiante e enfrentar os perigos da vida.

Cresci acreditando nisto e ainda acredito.

Só que agora sei que além de anjos celestiais, invisíveis, também temos anjos em carne e osso.

São os anjos sem asas e os chamamos de amigos.

Eles estão aqui só para nos amparar, nos enviar uma mensagem linda, nos confortar com suas palavras, nos oferecer seu ombro , nos dar sua mão ou aquela informação ou ajuda na hora em que menos esperamos.

À todos os “meus anjos” um beijo de luz.

domingo, 18 de abril de 2010

Ele se foi

fiori_2

Ontem à noite nossa rua ficou mais triste.

Perdemos nosso amigo: Seu Rafaé. Ele se foi, assim tão de repente, que não consigo ainda acreditar que não mais ouvirei tocar o interfone e nem ouvirei mais sua voz.

Já escrevi sobre ele. Um homem de antigamente, com seus 84 anos, fazia questão de dividir com os vizinhos e amigos tudo o que colhia em suas hortas.

Semana passada foi visitar seu filho em outra cidade e um tombo, onde fraturou o fêmur, o levou para o hospital e dalí não conseguiu voltar para casa.

Tudo tão rápido… E pensar que logo após a cirurgia ele estava  esperançoso dizendo à  filha que em 5 dias estaria andando novamente.

Mas seus problemas eram outros e mais sérios. Havia tempos que sofria pequenas isquemias e todos sabiam que mais dia menos dia algum coágulo maior traria danos irreversíveis. Mas o que ninguém poderia pensar é que ele fosse embora assim tão inesperadamente.

Acho que alguém lá de cima estava mesmo precisando de um bom homem para cultivar outras hortas.

Para todos nós fica seu exemplo e seu sorriso de felicidade enquanto entregava os frutos de seu trabalho a todos os amigos.

Que Deus o tenha agora ao seu lado e que um dia nos encontremos novamente. Quero ver as maravilhas que agora plantará alí porque as daqui já vimos e apreciamos.

Boa viagem, amigo!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Por que as pessoas gritam?

Perché le persone gridano quando sono arrabbiate?

Leggete questo pensiero di Mahatma Gandhi è bellissimo...

25535_414554975350_210093695350_5511063_1416058_n

Un giorno, un pensatore indiano fece la seguente domanda ai suoi discepoli:
"Perché le persone gridano quando sono arrabbiate?"
"Gridano perché perdono la calma" rispose uno di loro.
"Ma perché gridare se la persona sta al suo lato?" disse nuovamente il pensatore.
"Bene, gridiamo perché desideriamo che l'altra persona ci ascolti" replicò un altro discepolo. E il maestro tornò a domandare: "Allora non è possibile parlargli a voce bassa?" Varie altre risposte furono date ma nessuna convinse il pensatore.
Allora egli esclamò: "Voi sapete perché si grida contro un'altra persona quando si è arrabbiati? Il fatto è che quando due persone sono arrabbiate i loro cuori si allontanano molto. Per coprire questa distanza bisogna gridare per potersi ascoltare. Quanto più arrabbiati sono tanto più forte dovranno gridare per sentirsi l'uno con l'altro. D'altra parte, che succede quando due persone sono innamorate? Loro non gridano, parlano soavemente. E perché?
Perché i loro cuori sono molto vicini. La distanza tra loro è piccola. A volte sono talmente vicini i loro cuori che neanche parlano, solamente sussurrano. E quando l'amore è più intenso non è necessario nemmeno sussurrare, basta guardarsi. I loro cuori si intendono. E' questo che accade quando due persone che si amano si avvicinano."
Infine il pensatore concluse dicendo: "Quando voi discuterete non lasciate che i vostri cuori si allontanino, non dite parole che li possano distanziare di più, perché arriverà un giorno in cui la distanza sarà tanta che non incontreranno mai più la strada per tornare."

o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o

Um dia um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:

-Por que as pessoas gritam quando estão nervosas?

Gritam porque perdem a calma- respondeu um deles.

Mas porque gritar se a pessoa estão ao seu lado? disse novamente o pensador.

Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos escute – replicou outro discípulo.

E o mestre tornou a perguntar: Então não é possível falar com os outros com voz baixa?

Várias outras respostas foram dadas , mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele exclamou: Vocês sabem porque se grita com outra pessoa quando estamos nervosos? O fato é que quando duas pessoas estão enraivecidas o coração delas se distancia muito. Para cobrir esta distância precisa gritar para ser ouvido. Quanto mais irritados estamos mais gritamos para nos fazer ouvir.

Por outro lado, o que acontece quando duas pessoas estão apaixonadas? Elas não gritam, falam suavemente. E por que?

Porque o coração delas está muito próximo. A distância entre eles é pequena. Às vezes  o coração está tão perto que nem mesmo falam, sussuram. E quando o amor é mais intenso, nem mesmo sussuram, basta se olhar. Os corações se entendem. É isto que acontece quando duas pessoas que se amam se aproximam.

Enfim, o pensador concluiu dizendo: Quando vocês discutirem não deixem que seus corações se distanciem, não digam palavras que possam distanciar vocês ainda mais, porque chegará um dia que a distância será tão grande que não encontrarão nunca mais a estrada de volta.

sábado, 10 de abril de 2010

Antigas dores

angela 1965

Um sorriso nos lábios

esconde  o coração ferido

difícil até para os sábios.

Quando  o mais sábio é  calar

ou quando  não se consegue dizer

a dor se reflete no olhar.

Fazer um julgamento

apenas pela aparência

é coisa sem cabimento.

A  aparente  calma

muitas vezes esconde

dores profundas n’alma.

A mágoa destrói a gente

e a dor é invisível

só sabe quem a sente.

Uma palavra fere

um gesto magoa

tudo interfere.

Uma humilhação mata:

mata sentimentos

mata esperanças.

Quem vê só o sorriso

não vê lágrimas derramadas

não vê coração ferido.

Coração  dilacerado pela dor

não tem conserto

só se sente o aperto.

Sangra e dói no peito

enquanto a boca sorri

Dores antigas … não tem jeito.

 

Angela

10/04/2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O mundo precisa de amor

anjinho

Tenho pensado muito ultimamente. Pensado na intolerãncia dos homens, na hipocrisia, no culto à aparência, no crescimento da corrupçâo mas, o que mais me choca é ver crescer dia após dia a violência. Antigamente  a violência estava sempre ligada a furtos ou coisas do gênero. Agora o que vemos são crianças sendo assassinadas como se fossem insetos. Mata-se por qualquer motivo. Choro, disputa entre casais, vingança contra a mãe…

Sabemos que as crianças sempre foram vítimas de adultos cretinos e covardes que descontavam nelas sua fúria. Agora elas se tornaram moeda de troca:”se você não voltar a viver comigo, mato nosso filho!”

Que mundo é este? Que raio de amor é este?

Pessoas que apesar da idade não cresceram emocionalmente, filhos de uma educação “sem limites” que quando não têm o que querem se sentem no direito de depredar, queimar, pichar, roubar, matar…

A intolerância, a ignorância, a superstição e a falta de amor a Deus e ao próximo, cada vez  faz mais vítimas inocentes, seja em campo de batalha, seja nas ruas e até dentro dos lares.

Basta de infanticídio, de leis que protegem e dá tantos privilégios aos bandidos enquanto cidadãos de bem são cada dia mais esfolados com a sobrecarga de impostos.

Atualmente  mais de 40% de nossos salários é gasto em impostos.

Recordando que a Inconfidência Mineira aconteceu porque um grupo se revoltou contra as taxas cobradas por Portugal sobre o ouro retirado das minas e, olha que eram  de 20% (metade do que pagamos hoje)– o famoso “quinto dos infernos”.

Nossa vida na Terra é tão breve, como a chama de uma vela. Porque fazer deste instante uma batalha?

Ingersoll disse que “o amor é o único clarão que resplandece na noite escura da vida. É a estrela matutina e vespertina. È o criador da arte, inspirador do poeta, do patriota e do filósofo. É o ar e a luz de todos os corações, o construtor de todos os lares. O amor é o poder encantado que trasforma em alegria coisas sem valor, que faz heróis com argila. É o perfume da maravilhosa flor chamada coração. E sem essa chama divina somos menos que irracionais. Com ele a terra se torna céu e nós nos tornamos deuses.

Plantemos amor no coração de nossos filhos e cultivemos a ética e o respeito se quisermos colher frutos mais doces no futuro.