terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sudoko da vida

Exemplo de um jogo de Sudoku

http://sudoku.net.br/puzzle/dificil/1/

 

Viver é um exercício difícil, é como resolver SUDOKO.

No início parece fácil mas depois a coisa vai ficando cada vez mais intrincada. Para se achar a posição correta de cada número precisamos verificar todas as coordenadas, analisar cada hipótese e não ser afoito.

Às vezes se torna tão complicado que parece impossível resolvê-lo. Quanto maiores forem as possibilidades de se colocar os números, maiores também as possibilidades de erro e, quanto mais tempo ficamos a “remoer” as idéias tentando resolver, parece que menos conseguimos encontrar a solução.

Quantas vezes alguém se aproxima nesta hora e, em segundos, nos aponta uma solução tão clara que nos faz corar.

Estava tão evidente… só que a proximidade nos impedia de enxergar.

Também nossos problemos diários são assim, sempre parecem maiores do que realmente o são.

Buscar respostas pressupõe ação. Ação requer energia e nem sempre estamos dispostos. Alguns se dizem incapazes, outros tentam, se irritam e desistem. Tem também aqueles que se contentam em preencher os espaços olhando a resposta pronta. Só os mais persistentes são capazes de terminar, mas até eles muitas vezes precisam aprender a dar um tempo. Tudo fica mais fácil quando a cabeça está mais “fria”.

O prazer de vencer um desafio é único, pessoal e intransferível.

Viver é um pouco isto: vencer desafios. É andar sobre um fio e tentar manter-se equilibrado. Este fio não deve estar muito frouxo nem também muito esticado. O segredo é ter os pés bem apoiados sobre ele, manter os olhos no horizonte e sentir cada passo sem olhar para baixo, caminhar confiante e saber que se por algum motivo cairmos podemos nos levantar e com graça e elegância retomar a caminhada.

Alguns, mais medrosos exigem sempre rede de ´proteção, querem alguém que lhes ampare. Mas onde está a emoção, o prazer de vencer os obstáculos?

É como andar de bicicleta. Para aprender são inevitáveis os tombos. Quem não ousar tirar as “rodinhas de proteção” nunca será um ciclista, será sempre um aprendiz.

Se receberemos vaias ou aplausos no final pouco importa. Importante mesmo é a travessia e como a faremos só depende de nós. Nem Deus quis se meter nisto e para tal nos deu livre arbítrio.

Viver dói, mas só se vive uma vez e devemos fazer nossa vida valer a pena.

5 comentários:

Phivos Nicolaides disse...

Very interesting my dear friend. Abraco

Eduardo Montanari disse...

Acho que se aceitarmos que a vida é difícil mesmo e que apesar de belíssima é também cansativa e que isso é natural, não sofreríamos tanto.

Ester disse...

Oi querida amiga!

Já quis tanto aprender esse jogo, ainda vou aprender, acho muito difícil. Sempre pensei que quem joga esse tipo de jogo é fissurado em matemática, e eu não sou assim.

Concordo que temos que fazer valer nossa travessia por esta vida, fazer da melhor forma possível. Quando pensamos que estamos encurralados, apresenta-se uma nova possibilidade, uma saída.

Grande abraço, meu carinho sempre!

franciete disse...

Minha querida amiga, hoje é um dia especial para você e para quem te ama.
Pois hoje é o dia do seu aniversário, desejo de todo o meu coração que além de que se repita por muitos e longos anos, lhe traga tudo de bom que a vida ainda tem para lhe oferecer, muito amor, muita paz e muitas alegrias pois você meu anjo amigo merece tudo de bom.
Desta sua amiga que te adora onde quer que você esteja que Deus te guarde de todas as coisas negativas e te unja tua cabeça com o santo óleo.
FELIZ ANIVERSÁRIO QUERIDA AMIGA IRMÃ.
Beijos de luz e paz

valterpoeta.com disse...

Querida, eu acredito em vida após a morte, e ficarei muito triste se quando chegar minha hora nada no além encontrar. Com certeza me rebelarei e com Deus irei reclamar. Para que uma existência com tantos aprendizados, através de sentimentos fortes e as vezes dor, se não houver a eternidade para que as almas eveluam e possam perpetuar através dos séculos o amor. Querida passei para lhe desejar um bom fim de semana e feriadão, bjs

"Na suavidade das cores e textura de uma flor que com delicadeza espalha seu aroma sedutor,manifesta-se de forma natural uma mágica beleza
encontrada igualmente nos seres plenos de amor."

Valter Montani