quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Entre amigos

Gosto muito de conhecer outros lugares, paises, mas principalmente seu modo de vida, sua gente, sua culinaria.

 DSCF0222

Aqui encontrei um casal muito simpatico: Domenico e Giovanna e fui convidada a jantar um dia desses em sua casa de montanha, no Vale de Breguzzo.

Ja os havia conhecido antes, na festa dos alpinos e, agora, tinha a oportunidade de estar um pouco mais proximo  e conhecer seu modo de vida. Aqui ainda se fala muito dialeto ( uma mistura entre o bergamasco e o veneziano). Eles se comunicam quase so em dialetto. Italiano usam somente para falar com outras pessoas, como eu.

E uma regiao entre montanhas, um vale muito bonito onde escorrem cachoeiras e torrentes. Bem em frente a casa, a torrente Arnò traz uma beleza ainda maior ao lugar.

DSCF0220 

Dentro da casa o calor humano era  maior que o calor que vinha da lareira sempre acesa.

DSCF0224

O sorriso a amabilidade eram evidentes e depois do jantar com delicias tipicas como  canederle, ainda tive a oportunidade de conhecer suas netas. Tres lindas garotas com idades entre 10 e 4 anos.

Para elas conhecer uma brasileira e ouvir-me falar em portugues era meio magico e eu me encantava ouviando-as contar as historias de Santa Lucia.

Aqui a tradiçao é diferente. Quem traz os presentes para as crianças no Natal é Santa Lucia sempre no dia 13 de dezembro.

A vozinha suave de Shirlei, que misturava italiano e dialeto parecia uma melodia aos meus ouvidos e eu me encantava ouvindo atentamente aquilo que me contava sobre seus amiguinhos e o que eles faziam para conseguir ver a Santa colocando os presentes nos pratinhos onde haviam deixado farinha para o cavalinho .

Um dia inesquecivel, onde a amabilidade de Giovanna fornecendo-me a receita da deliciosa torta de  albicocca, a beleza das montanhas e a inocencia das meninas me trouxeram à memoria as coisas simples que muitas vezes nos esquecemos mas sao sempre  importantes como a amizade e o carinho de receber amigos (mesmo que sejam ainda quase desconhecidos)  e de fazer uma simples noite parecer um sonho.

Obrigada, de coraçao, meus novos amigos.

5 comentários:

Patricia disse...

un lugar maravilloso y unas personas mucho más maravillosas aún, qué afortunada, querida amiga!
un abrazo.

Eduardo Montanari disse...

O que mais me chamou a atenção foi o verde. Adoro mata, florestas, acho místico. E esses cenários além de belos são folclóricos e mágicos.

Mylla Galvão disse...

Ei Angel...
Ando com mtas saudades suas!!!
As fotos desse post são maravilhosas!!!

bjos

franciete disse...

Minha querida, vejo que sua estadia ai está a sair bem proveitosa que pena eu tenho de não poder acompanha-la, mas ao ver suas lindas fotos me imagino também a saltitar por esse vales e montanhas. Tudo isso me faz lembrar os Pirenéus que eu um dia adorava conhecer, te desejo do fundo do meu coração que tudo te corra lindamente, beijinhos e saudades de você minha amiga do coração.

Phivos Nicolaides disse...

Beautiful scenery and faces! All together very pretty. Abraco