sexta-feira, 15 de outubro de 2010

LAGO DE LEDRO E AS PALAFITAS

Para o turista comum que busca apenas o lazer, o lago de Ledro oferece tudo o que se espera: beleza, àguas transparentes, sol e uma paisagem belissima…DSCF0174

E num lugar onde se faz muito frio, encontrar um lugar onde se pode tomar sol é uma verdadeira maravilha.

DSCF0166

Suas àguas transparentes deixam ver nao somente peixes mas também restos de uma antiga civilizaçao. Uma civilizaçao que ali viveu por volta de 2000 antes de Cristo, a chamada idade do bronze.

DSCF0178

Depois de milhares de anos, no outono de 1929, vieram à tona os restos de habitaçoes (cerca de 10000 troncos que sustentavam dezenas de palafitas).  Uma das maiores àreas pré-històricas encontradas ate agora na Italia e uma das mais importantes da Europa.

DSCF0189

Tudo isto veio à tona quando da construçao de uma Central Eletrica em Riva del Garda. As centrais fazem as àguas dos lagos entrarem em tubos e assim conseguem força'-las a descer com velocidade suficiente para gerar energia e depois as fazem tornar sob a açao de bombas. A primeira vez que as àguas baixaram as pessoas puderam ver aquilo que repousava no fundo por milhares de anos.

DSCF0186

Além dos troncos que sustentavam as casas milhares de objetos como ceramicas feitas terracota, restos de animais , sementes, armas de caça, e muitos outros apetrechos feitos em pedra ou chifre de cervos, etc.

DSCF0191

Assim, arqueologos puderam reconstruir como teria sido o modo de vida destes habitantes, sua alimentaçao, seus afazeres e preocupaçoes.

DSCF0168 

Vizinho ao lago foi construido um museo onde se pode apreciar todos os objetos encontrados: milhares de pontas de flechas feitas em pedra, tipos de agulhas rudimentares, facas, enfeites feitos em bronze.  Foram reconstruidas algumas palafitas e quando AS fizeram procuraram faze-las do modo mais aproximado possivel do modo como eram feitas naquele tempo. Usaram somente troncos mais robustos e alguns pequenos conhecimentos da engenharia moderna, mas apenas para tornar-las mais segura aos visitantes.

DSCF0182

Uma verdadeira viagem no tempo onde o homem precisava usar toda uma estratégia  e tudo que encontrava na natureza para sobreviver. Onde o rustico predomina, o frio, os animais selvagens, como os ursos e, a busca por alimentos os fizeram avançar e buscar lugares mais seguros para se viver. Se hoje gozamos de tanta comodidade e conforto devemos voltar os olhos ao passado e ver o quanto herdamos com estes conhecimentos e ferramentas rudimentares como teares, arados feitos de ossos e troncos, canoas escavados em um unico tronco com objetos tao elementares para talhar a madeira e tantas outras coisas.

DSCF0151  

Uma visita  a este lugar é mais que um prazer é um dever e uma reverencia aos homens bravos que conseguiram sobreviver em situaçoes tao adversas.

DSCF0194 

www.palafitteledro.it

3 comentários:

Phivos Nicolaides disse...

Lucky you have been there. It is so interesting and a beautiful place. Abraco

franciete disse...

Amiga fico muito feliz pela sua cultura que já tinha, e pela que está aderindo aí nesse Pais maravilhoso.
que seja sempre abençoada e feliz, que saiba aproveitar esses momentos que já não voltam a ter o mesmo sentido.
Beijinhos de luz e paz.

Alice disse...

Amei o relato!! grande beijo, saudades de vc!!