domingo, 3 de outubro de 2010

Val Daone

Vale de Daone é um dos muitos vales da regiao  dos Alpes. Situa-se a oeste e limita-se com provincia de Brescia e o Vale Camonica.

 DSCF0129

Neste vale escorrem as aguas que se descongelam das geleiras do Adamello. Sao inumeras as cachoeiras, torrentes, rios e lagos.

 DSCF0142

Ao longo do vale foi construido um complexo de centrais elétricas que fornecem energia a Milao, Brescia e outras cidades.

DSCF0114 

Desta represa, chamada Malga Bisina, a agua é bombeada para a as galerias que abastecem a central abaixo.

DSCF0106 

Dentro da montanha estao as galerias e as turbinas que produzem a energia.

A agua que sai desta central forma o belo  lago de Boazzo.

DSCF0109

A beleza do vale aparece em cada curva da estrada.

DSCF0130 

A estrada feita na montanha é cheia de curvas e sao sempre estreitas. Nao é raro encontrar tuneis escavados diretamente nas montanhas que sao de granito.

DSCF0105

Todos os anos muitos alpinistas vem de todas as partes: Russia, Alemanha,Suiça, Japao etc, para escalar o gelo que no inverno cobre todo o vale. Nao sao raros também os casos de avalanches e neste periodo as estradas sao fechadas. 

DSCF0128 DSCF0107

A neve é presença constante e neva também no verao pois a altitude favorece tal evento. Uma parada para um chocolate quente no bar de um amigo chamado Pierino. No dia seguinte seria fechado durante todo o periodo invernal.

DSCF0137

Pierino provem de uma cidadezinha onde, antigamente, quase todos os habitantes partiam na primavera e até o final do outono estavam nas montanhas a fazer carvao. Ele fez ali uma reproduçao de como viviam e de como faziam o carvao de modo bastante artesanal.

DSCF0135DSCF0134  Para quem gosta de caminhar pelas trilhas das  montanhas existem os chamados “sentieros” e aqui se pode encontra todas as informaçoes. Cada trilha tem sua numeraçao e nas placas abaixo se pode ver também quando tempo se demora para chegar a algum refugio e quantos quilometros se deve caminhar.

DSCF0133

A temperatura neste dia era de 7 graus às 16 horas porém de manha era de zero graus visto o gelo que ainda nao havia derretido.

DSCF0126

Quem quiser se aventurar, aqui fica o mapa.

DSCF0121

7 comentários:

Agenda di Nico disse...

Bellissimi posti ..da sogno!!
buona settimana..ciao!

Bloggirls disse...

Nossa deve ser um lugar realmente maravilhoso.
Bjos achocolatados

Phivos Nicolaides disse...

Lugar incrível e imagens beautifl. você olha se divertindo. Divirta-se minha querida amiga Angela. Lembra-me para hospedar seu fotos no meu blog. Um grande beijo e calorosas saudações. Felipe Travelling

Janita disse...

Olá Angel.
Fiquei muito contente por teres passado no meu blog e "assistires" ao encontro entre mim e a querida amiga comum Franciete.
Tens razão Angel, esta amiga tão doce não permitiu que as agruras da vida lhe azedassem o espirito. Conviver com ela é um prazer e um bálsamo para a alma.
Quem sabe brevemente não virás cá e nos encontremos as três??
Beijinho da amiga.
Janita

franciete disse...

Minha querida hoje sou eu quem diz como eu gostaria de estar ai, e segurar sua mão, por essas trilhas todinhas.
Goze bastante essas linda férias, aproveita a vida, sorva cada gota de bem estar que ela te proporciona.
Beijos mil de luz e paz.

dapazzi disse...

Me piace tantissimo Italia ¡¡¡
MADONA¡¡¡¡

Unknown disse...

Uauhhhhhhhhhhhhh!!!
Maravilha.
Só uma pessoa tão especial como vc poderia partilhar trchos tão lindos de sua vida e sua estada aí. Bjão. Bia