quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Uma experiencia inesquecivel

A beleza da floresta invadida pelas nuvens, a estrada estreita e cheia de curvas, o frio que aumentava à medida em que se subia

 DSCF0292 

a beleza das cores, a profusao pequenas flores e frutos silvestres,

DSCF0294

a beleza da encosta ingreme coberta pelas folhas, aqui e ali uma pequena fonte que escorre dao ao local a umidade necessaria ao crescimento de muitos cogumelos.

Aqui a culinaria usando so famosos “funghi” é muito rica e também saborosa.

DSCF0283

Com este objetivo de encontrar cogumelos comestiveis muitas pessoas sobem as montanhas em busca desta iguaria. Conhecimento porém é essencial pois muitos sao venenosos, improprios ao consumo. Distingui-los é tarefa que se aprende aos poucos. tudo é importante na observaçao: a cor, o cheiro, enfim, usa-se todos os sentidos para encontrar os mais saborosos: os “Porcini”,os “finferli”, os “chiodini”, os “Mazza di tamburro” e deixar de lado os mais venenosos como os “amaniti”, os “muscaria” etc…

DSCF0531DSCF0232DSCF0256DSCF0236DSCF0281DSCF0240DSCF0257DSCF0533DSCF0530DSCF0500DSCF0493DSCF0280DSCF0266DSCF0275DSCF0264DSCF0010

Geralmente os de cores verde ou vermelha, ou que soltam uma espécie de po negro sao muito venenosos.

Escolhemos um para experimentar: o Mazza tamburro. Eles sao grandes e foi possivel fazer 5 grandes porçoes com apenas dois deles.

 

DSCF0253DSCF0276

A receita é simples. Faz-se como um bife empanado e o sabor lembra um pouco a berinjela. Para uma iniciante como eu foi uma experiencia inesquecivel.

DSCF0312DSCF0313DSCF0314DSCF0315DSCF0318

Bom apetite!

14 comentários:

Eduardo Montanari disse...

Nossa! Deu até fome no interior da minha barriga agora. Aqui num tronco velho no quintal tem uns bem parecidos com esses. Vou tentar fazer a receita com eles. hehe

Graça Pereira disse...

Aqui em casa, adoramos cogumelos...
Estivemos agora em Liverpool onde fizemos petisqueiras com eles...uns, salteados com malaguetas e outros, com alho, para acompanhar bifes grelhados.
Vou experimentar a tua receita!
beijocas
Graça

Casa RaSena disse...

Angel,

Que imagens lindas! Parece um portal para algum lugar mágico!
Fica com DEUS, minha linda!
bjs doces,

Marcia M. disse...

viajei com vc querida...

franciete disse...

Minha linda amiga ó não estivesse a minha amiga na Europa, pois nós por cá também temos os mesmo cogumelos só que tem outros nomes, mas são iguais e os fazemos de variadas maneiras, mas confesso que de qualquer maneira são uma delicia, agora nesta altura é mesmo a deles.
Eu vou contar-lhe uma breve passagem um ano pelo natal há precisamente 33 anos, eu e o meu marido fomos passar a quadra na terra dele e lá há uns que se chamam de miscaros e tortulhos, então por dizia-se que quem os encontrava era doido por só os doidos os achavam, qual o nosso espanto quando o meu filho com apenas 3 anos se baixa e começa a apanhar os tais miscaros.
Foi uma risada só que nunca mais nos esquecemos, escusado será dizer que ainda hoje nós lhe dizemos isto.
tenhas umas lindas férias e fica com Deus meu bem, beijinhos de luz e paz

Ana Maria disse...

Lindas fotos e interessantes!
Beijinhos!

Alvaro Oliveira disse...

Olá amiga Angel

Lindissima e interessante postagem que adorei. Sobre os cogumelos,foi
algo que desconhecia pelas suas variedades.

Amiga, eu queria responder-lhe ao seu manifesto interesse pelo meu livro. Não queria fazê-lo através do comentário. Poderá facultar-me
seu e-mail? Use meu e-mail indicado no meu perfil do blog.

Beijos

Alvaro

vieira calado disse...

Não conheço muitos.

Mas tenho provado alguns que são deliciosos.

Como os chaterelles, por exemplo

Saudações poéticas

R.D.Network disse...

Olá Angel!!
A maravilha da natureza em toda sua glória...
Belas fotografias!
Saudações!!

RoB

Phivos Nicolaides disse...

Ola qurida amiga Angela! Lindas fotos. Bjs

dapazzi disse...

Siempre tan genial¡¡¡¡

angel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agenda di Nico disse...

Una bontà gli funghi impanati!
Sono golosissima di funghi...
ciao

J Araújo disse...

Nossa, deve, com certeza ter sido mesmo uma bele aventura. Curtir essa natureza selvagem me facina.

As fotos, então, é de tirar o fólego.

Bjs