quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lençois paulista- a cidade do livro

Lençois é a cidade onde nasci e sempre vivi.

Tenho orgulho dela principalmente porque é a “cidade do Livro”.

Panorama di Lençóis Paulista

http://pt.wikipedia.org/wiki/Len%C3%A7%C3%B3is_Paulista

      “A Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”, foi criada por Zanderlite Duclerc Verçosa em 21 de Dezembro de 1961, funcionando provisoriamente em uma sala improvisada e emprestada no prédio do Ubirama Tênis Clube. Em  abril de 1961 foi criada a Lei de nº 506, que previa a remodelação da então Praça da Bandeira, bem como a construção de um conjunto arquitetônico compreendendo Concha Acústica e a Biblioteca. O prédio especialmente construído para abrigar a Biblioteca da cidade, de propriedade da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, oferecia um local  próprio e adequado para acomodar o acervo, que crescia a cada campanha de doação encabeçada pelo então patrono e ilustre cidadão lençoense, o escritor Orígenes Lessa.”

origenes1Jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta, nasceu em Lençóis Paulista, SP, em 12 de julho de 1903, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13 de julho de 1986.http://cidadedolivro.wordpress.com/origenes-lessa/

Graças à inciativa destas e de outras pessoas temos hoje a maior biblioteca do interior do Brasil com mais livros que habitantes.

Atual faixada da Biblioteca Municipal "Orígenes Lessa" na praça "Comendador José Luiz Zillo"

As atividades culturais estao sempre presentes: teatro, musica, dança e muitissimas outras açoes onde crianças, jovens e adultos podem estar em contato com a cultura e longe das ruas.

Na semana de 16 a  26 de novembro acontecera o Festival do livro.

2º FESTIVAL DO LIVRO

Pena que nao estarei la para ver de perto todas as manifestaçoes, mas fica o convite a todos e a esperança que no futuro as novas geraçoes possam usufruir sempre mais desta fonte de cultura.

Para saber e conhecer mais acessem o link.

http://cidadedolivro.wordpress.com/

Abraço a todos meus  amigos dali.

Um comentário:

Phivos Nicolaides disse...

Bom dia, querida amiga Angela, iluminada. Lindíssimo post. Bjs