quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma cantina tipica

Depois de um passeio pelas montanhas e ao Vale dos Lagos onde as nuvens baixas deixavam o ambiente com aquele ar de misterio proprio dos filmes de suspense paramos  em um estacionamento na pequena cidade de Padergnone.

 cantina 300

Achei o lugar um pouco estranho. Ninguém nos arredores e no centro  um caquizeiro carregadinho de frutas.  O friozinho convidava a um vinho e também a um “panino”.

cantina 354

Uma porta quase imperceptivel num pequeno corredor nos levou a uma das mais incriveis cantinas que ja vi: a Cantinota ou caneva Bressan. O local é bastante diferente, cheio de tantos penduricalhos e coisas que romantam a seculos. Dificil resistir a nao olhar tudo e fotografar. Com o devido consentimento de um dos donos fiz algumas fotos do lugar para mim tao pitoresco.

cantina 368

Esta é a porta de entrada vista por dentro. Sobre a porta uma frase :

LUNA SENZA SOLE NON RISPLENDE (Lua sem sol nao resplende) 

VINO SENZA SOLDI NON SI VENDI (vinho sem dinheiro nao se vende)

cantina 373

Por todos os lados ve-se versos, e objetos dos mais variados. Uma verdadeira coleçao. Uma historia marcada também na madeira das mesas onde sao servidos os clientes. Assim como se fazia antigamente, sem toalhas nem tanto aparato.

cantina 367

O clima é de extrema cordialidade e quem ali vai se sente como se estivesse em casa. O lugar é aconchegante e muito visitado por turistas de todo o mundo.

 cantina 363

Alguns deixam sua marca em recadinhos nas paredes, outros mais famosos se deixam fotografar com os donos e algumas cedulas de dinheiro de varios paises se tornam quadros emuldurados de maneira bastante rustica.

cantina 358

E incrivel a quantidade de coisas que encontramos ali.

cantina 374cantina 372cantina 375cantina 377cantina 360cantina 371cantina 359

Os irmaos Ezio,Luciano e Alberto Bressam iniciaram com a Cantina em 1950 e ainda estao ali trabalhando com o mesmo entusiasmo e alegria de sempre. Pode-se dizer que sao pioneiros no turismo da regiao. cantina 376

Eles também poduzem um tipo de vinho muito parecido com  “vino santo”. Este tipo de vinho é um pouco particular porque se produz com a uva do tipo Nosiola e logo apos a colheita desta uva (setembro) a colocam em grades de madeira onde possa passar o ar. A brisa que vem dos lagos favorece a criaçao de uma especie de mofo e ali elas ficam por pelo menos 7 meses. Quando chega a semana santa elas sao pisadas e depois se faz o vinho. Por isto o nome de vinho santo.

cantina 378

Sair dali sem pelo menos uma garrafa é um grande pecado. O vinho é licoroso porem se deve ter um pouco de cuidado porque o teor alcoolico é alto.cantina 370

Outras guloseimas também se pode encntrar ali como o famoso Strudel de maça e frutas da estaçao.

cantina 369

Estar ali é voltar no tempo e saborear aquilo que a vida tem de melhor. O prazer de se estar entre amigos ou mesmo sozinho a degustar um copo de vinho e outras delicias como “ la pancetta, speck, bresaula, mortadela, wuster e coppa, etc”, é um momento  inesquecivel e uma das coisas impagaveis nos tempos de corre corre de hoje em dia.

4 comentários:

Lidi Dias disse...

Boa tarde Angel!
Visitar se blog é Viajar sem sair de casa rs
Lindas fotos, adorei o lugar é na Itália?!
Exótico e tentador de não conhecer...
Que você possa viajar muito nessa vida e não se esqueça de compartilhar no blog rsrs
Beijos Na Alma

vieira calado disse...

Muito catita,

esse lugar!

E o vinho, é bom?

Bjs

Kira Aderne disse...

Nossa, que lugar mágico!

Obrigada pelo seu carinho angel lá no blog, é uma honra!

seja sempre bem vinda,

mil beijos,

Kira

Phivos Nicolaides disse...

Lovely post. I like it a lot.