quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Adeus White

DSC01122

Muito já foi estudado sobre o poder secreto dos animais. Eu gosto especialmente de gatos. Ja escrevi sobre meus dois bichanos White e Fofa. Tive a honra de conviver todos esses anos com eles e o prazer de descobrir cada uma de suas manias, Vivemos bons momentos e também horas  de muita preocupaçâo , especialmente com White.

Em 2002 estive doente e precisei fazer uma cirurgia delicada. White adoeceu também e, por mais que se tentasse descobrir a causa e fizéssemos os mais diversos exames, nunca se descobriu a causa porque ele se reusava a comer  e perdia peso.

Nem mesmo os veterinários de uma universidade com toda a aparelhagem moderna conseguiram dar um diagnostico preciso. Estava tão mal que eu nao fazia outra coisa a nao ser dar-lhe medicamentos e injeções e leva-lo ao hospital para tomar soro.

Eu sofria com o sofrimento dele, tanto que uma noite rezei pedi a São Francisco para aliviar seu sofrimento, mesmo que isto custasse a mim um sofrimento muito maior, o da sua perda.

No dia seguinte, ainda cambaleante e fraco ele se levantou e começou a comer e assim aos poucos  se restabeleceu.

Depois disto comecei a abservar que sempre que eu estava longe ou triste ele também adoecia.

Um dia ele e Fofa me surpreenderam com suas atitudes. Deitada de bruços sobre a cama eu chorava baixinho e senti que alguma se movia perto de mim. Logo senti um narizinho frio a cutucar meu braço como querendo que eu erguesse a cabeça e no outro braço lambidinhas quentes pareciam querer secar as lagrimas.

Eram eles querendo me animar. Mas o mais impressionante foi eles terem saido de seu repouso e virem juntos (uma coisa quase impossivel de se ver pois eles nunca se aproximavam tal era o ciumes entre eles).

Agora retorno de uma viagem de 3 meses e recebo a noticia que nunca queria ouvir. White se fora. Ficou doente e nao se alimentava mais. Veterinarios nada puderam fazer e 3 dias antes de minha chegada ele se fora para sempre.

Eu que contava com sua presença quando do meu retorno e ja pensava em White que certamente seria o primeiro a vir me encontrar, miando, como se quisesse  dizer: onde voce esteve?

Desta vez ele não veio, a casa era triste e até Fofa com certeza sentia sua falta.

As lágrimas ainda rolam quando penso nele, afinal foram quase dezoito anos juntos. Ele fora sempre meu companheiro fiel, aquele que vinha me chamar quando chegava o final da tarde anunciando que eu deveria deixar os alunos e finalmente dar atenção a ele.

Era ele que me fazia companhia enquanto estava cozinhando, sempre ali deitado aos meus pés, silencioso feito uma sombra, mas sempre ali. Era ele que vinha roçar minhas pernas e dormir no colo sempre que me eu me sentia sozinha.

Adeus meu amigo e companheiro. Voce me fara muita falta, espero que agora esteja bem a ronronar bem pertinho de São francisco.

Nao mais sentirei seu miado, seu pelo macio, sua carinha linda, seu longo focinho, seu jeito matreiro e seus olhos azuis, mas certamente continuarás para sempre em minhas memoriass e dentro do meu coraçao,

16 comentários:

Graça Pereira disse...

Sei como dói a perda dos nossos animais...já senti o mesmo por um cachorro que viveu connosco 17 anos e por um gato que adoeceu e morreu quase logo a seguir ao meu marido! Os gatos têm uma ligação muito grande connosco e pressentem o que nos vai acontecer. Agora tenho outro que está cá em casa há quase 4 anos...estava abandonado numa lixeira! O meu filho alimentou-o com um minusculo biberon e ele tem uma adoração por ele...adora dormir na cama dele...sente o barulho do motor do carro e espera-o á porta...enquanto jantamos, fica ali ao nosso lado acompanhando todos os movimentos que fazemos...parece um filme!!
Aima-te e, embora nunca esqueças o White, como eu nunca esqueço o Pantufa, escolhe outro gatito á espera de mimos e pronto tambem a dar-tos a ti.
Beijocas
Graça

dapazzi disse...

Angel siento mucho lo de tus gatitos, seguro que hay un cielo particular para ellos cerca de san Fancesco d'Assisi.
Graziemille per la tua invitazione al Brasil.Io, adeso non posso farlo, ma la mia muller , credo que lei fara un viaggio della universita di Barcelona,(dove labora) in il departamento di comunicazione internacionale, al brasil.

Lhu Weiss disse...

Olá amiga! Não sei o quê dizer...passei por aqui para te desejar um Feliz Natal e me deparo com este post sobre White...fica aqui minha dor profunda! Mas esperando que você se recupere e fique bem! Não sei se você acredita, mas ele não foi embora, está mais perto do que possa imaginar!
Abraços e força
Lhú Weiss

Alvaro Oliveira disse...

Olá amiga Angel

Posso imaginar sua dor, comparando com o quanto já passei com a perda de meu gato de estimação que tinha
o nome de Chiquinho. Foi doloroso
ao longo de um tempo que nem quero mais lembrar. Lamento sua perda minha amiga.

Quero dizer-lhe que não ignorei seu
manifesto interesse no comentário
da sua visita de outubro.
Como não tenho seu e-mail, irei responder-lhe atravé daquele comentário.

Beijinhos

Alvaro

Marllon Alves disse...

Que triste...=/

Deixo os meus pesames.

Lidi Dias disse...

Olá !
Lendo seu texto, me lembrei quando perdi minha companheira Xuxa...
Sei como é..Arrumei uma outra companheira e mesmo assim troco o nome da Lilithi com o da Xuxa, por mais que elas tenham personalidades diferentes...
Os animais são fieis, leais,isso não tem peço,garanto que seu Gatinho esta bem!
Um abraço pra ti minha flor!
Beijos na Alma

Anônimo disse...

É muito triste quando perdemos um animalzinho. Como sabemos que eles vivem muito menos tempo que nós, a apreensão sempre é grande.

Na faculdade comentávamos sobre a linguagem dos animais, eles sentem tudo e tem um poder de comunicação muito mais apurado do que o nosso.

Fico triste por você e sinto muito por esta perda!

Beijos!

Anônimo disse...

Esqueci de dizer, eu adoro animais. mesmo que prefira os cães, tenho um gatinho muito ciumento em casa que não se acostuma com nenhum cãozinho. E esse gatinho a quem chamamos de Alemão nem foi adotado por nós. ele chegou e foi ficando dono de tudo, dono até da gente a ponto de decidir que não podemos ter cães, mas é um amorzinho. Espera no portão para roçar a cabecinha nos pés da gente quando a gente entra.

Eu também tenho medo que ele se vá!

Glorinha disse...

Angela,

pois é, eu sei o que é perder o que se ama, seja animal ou pessoa . . . a dor ameniza, mas sempre irá com eles um pouquinho de nós.
Beijocas na tua alma, querida.
Glorinha.

Glorinha disse...

Querida,


eu sei o que significa a dor da perda, seja de animais ou entes queridos. A dor é amenizada com o tempo, mas eles levam consigo um pedacinho de nós. Faz para te da vida perder alguém para a morte, infelizmente.
Um beijo nesse coracao dolorido.
Glorinha.

franciete disse...

Meu anjo amigo palavras já nada o traz de volta, apenas pense nos belos momentos que passaram juntos, são raras as pessoas que amam demasiado os seus amigos, e, companheiros de longos anos. Mas os que amam sente o mesmo que você está sentindo.Um forte abraço de carinho e que fico feliz por saber que está de volta e tudo correu bem excepto a perda do amiguinho, beijinhos de luz e muita paz em seu coração.

Phivos Nicolaides disse...

Deixe a dor apalinthei em seu coração para o nosso abraço de carinho e amor, meu amigo. Eu sei muito bem a sua dor, porque tivemos incidentes semelhantes. Μuitos beijos para você.

J Araújo disse...

Que nesse natal, possamos rever o nosso passado para melhorar o nosso futuro. Que Deus nos abençoe e brilhe com sua luz perante você, abrindo o caminho até Ele!
São os votos de J Araújo

La Vera Amicizia disse...

Amei demais seu blog...

lindo!

Abraço com cainho!

valterpoeta.com disse...

Meus sentimentos querida, apesar de tudo:

BOAS FESTAS PARA VOCÊ, AMIGOS, FAMILIARES E UM 2011 REPLETO DE REALIZAÇÕES, QUE NÃO LHE FALTE SAÚDE E PAZ!

Paola disse...

Olá Angel tantos votos de um Feliz Natal para você e sua família neste Natal e lhe dê paz ... amor e felicidade!
Naquela ocasião, no "Scrigno dei Tesori" é um presente esperando por você ... um abraço!