quarta-feira, 27 de maio de 2009

GATOS

DSC01122 WHITE

Imagem 012 FOFA

"Gatos? Melhor não tê-los! Mas se não tê-los como sabê-los?"  Como já disse adoro animais, especialmente gatos. Desde criança tenho tido vários mascotes: cães, gatos, porquinhos da Índia, e pasmem... até cabritos.Adoro natureza: sítios, fazendas, animais como porcos, vacas, cavalos...mas nunca sonhei em ser fazendeira. Motivo: jamais criaria um animal para vendê-lo ou para matá-lo. Não posso nem pensar que aquele bezerrinho de grandes e doces olhos, que acabou de nascer e mal se aquenta em pé, um dia pode virar carne dependurada num açougue qualquer ou aqueles porquinhos redondinhos e rosadinhos virarem pururuca...Nem pescar eu gosto! Imagine aquele lindo peixinho se debatendo para fugir do anzol e ofegante por não poder respirar fora d'água...esperando pra morrer...Só de pensar me vem lágrimas aos olhos.Alguns poderiam me perguntar: ès vegetariana? não comes carne? Não.Sou onívora... como de tudo, mesmo porque se levasse em conta tudo o que sinto não poderia comer nem mesmo vegetais já que são seres vivos também. O que não posso é presenciar o sofrimento dos bichinhos...não posso conhecê-los em vida. Mas, e os gatos ? Onde é que entram nesta história? Gatos sempre foram meus companheiros fieis, mais que cachorros.Tive muitos, de todas as cores e raças. Atualmente tenho dois: uma gata siamês e um gato mestiço siamês. Nem preciso dizer que são lindos... e folgados... como todos os outros... mas são especialmente inteligentes. Há quem diga que os cães são mais inteligentes... eu discordo. Gatos são muito mais. Sabem por quê? Porque só fazem aquilo que querem , quando querem e, ainda por cima, te põem pra trabalhar por eles. Meus gatos já estão bastante idosos: Fofa tem 18 anos e White tem 16 anos. Nesse tempo todo já deu pra conhecê-los muito bem... São totalmente diferentes. Fofa é una senhora intransigente, de pouca "conversa". Quase não se ouve seu miado. Raramente o faz e, mesmo assim, é tão discreto que mais parece um cochicho. White é espaçoso, gosta de afrontá-la e quer sempre dormir no lugar onde ela está. Miador por natureza é um verdadeiro despertador da casa. Assim que clareia o dia lá está ele na porta do quarto com seu miador aberto a todo pulmão e não pára até que alguém lhe abra as portas. Os dois têm hábitos e gostos diferentes. Fofa é bastante resistente e raramente precisa visitar o veterinário. White (ao contrário) é como um bebê, qualquer ventinho frio ou qualquer pinguinho de chuva é um Deus nos acuda. Já fica rouco, resfriado e outras coisas. Ah... é alérgico também. Moramos em uma cidade onde a cultura da cana é a principal economia e na época da safra ocorrem muitas queimadas, assim o ar seco de agosto mais o pó de carvão o fazem sofrer um bocado.Teve um tempo em que eu o levei, por mais de 6 meses, num grande hospital universitário especializado em animais que o estudaram por dentro e por fora.Tudo por conta de uma espécie de gastrite... Sempre que comia alguma coisa ( ração) ele botava fora e isso para ele era o fim... ficava dias sem comer mais nada com pavor de vomitar de novo... com isso emagrecia ... Bem, isso virou rotina ... e nada de descobrirem o que ele tinha... Dos 7 quilos que pesava chegou a cair para apenas 3. Todos o davam como morto, aliás coisa que só não aconteceu porque numa das intervenções eu estava junto com os veterinários, acompanhando a endoscopia e colonoscopia quando vi sua boca arroxear por falta de oxigênio... foi um sufoco pra ele "reviver". Precisou até ficar numa incubadora para poder reaquecer seu corpo que ficou gelado...Bem este é meu White: manhoso, dependente, carente e espaçoso mas também um grande companheiro. Está sempre comigo, especialmente quando estou junto ao computador ... è um amigão. Sabe a hora certa de pedir carinho e também de te fazer um agrado. Só que às vezes exagera e acaba mordiscando sua perna. Fofa é uma senhora elegante, delicada, que se comunica com o olhar. Sabe se impor e também pedir. É espantoso como reconhece algumas palavras e consegue agir de acordo com o que lhe é dito. Alguns poderão dizer que é puro condicionamento. Eu tenho minhas dúvidas. Meu filho diz que eu coloquei um chip dentro do seu cérebro porque ela só atende aquilo que eu falo... mas no fundo mesmo, acho que o que ela compreende muito bem é a linguagem do amor. Neste final de ano ela completará 19 anos e se fosse gente já poderia tirar carteira de motorista. Acho que o que ela vai precisar mesmo é aprender a manobrar um skyte, pois do jeito que ela está gorda e sem forças até pra subir no sofá, logo logo vai precisar de um, motorizado, pra fazer um giro pelo quintal. Voltando ao título: Melhor não tê-los… isto é se você não tem tempo suficiente para eles, para acompanhá-los, para cuidá-los, para curtí-los... Como sabê-los? Somente adotando um e cuidando com atenção poderás descobrir uma vida cheia de alegrias e muitas lambidas de carinho. Bem... Gatos à parte, todos os animais são importantes. A vida no planeta depende deles.Todos fazem parte de uma coisa muito importante chamada cadeia alimentar. Devemos protegê-los: seja doméstico ou selvagem, manso ou feroz. Todos têm direito à vida, inclusive nossos descendentes têm direito a um mundo feito em equilíbrio.

17 comentários:

Paola disse...

Olá Angel,
mas a admiração de gatos ... assim que você descreveu sua maneira de ser ... com toda a sua fragilidade ... complimenti!
Uma saudação e um beijo boa noite

PS: uma carícia a White e Fofa

conduarte disse...

Angel que paciência a sua com seus bichanos, acredito ser mesmo uma imensa dedicação e amor. Um amor raro, pois o meu não serve para eles... Acho-os lindos demais, mas não consigo cuidar deles, sem lembrar do cheiro, ( falo de bicho de modo geral ) sem lembrar que eles fazem o cocozinho amigo e depois andam pela casa, cozinha, etc... Ai! Vai me dando uma aflição que sinto toda a casa cheia deles! Ahahahah que maluquice, neurose, sei lá! Em uma casa com quintal grande, eu teria um cachorro, isso sim. São lindos demais, arteiros...

Adorei o nome dos teus gatinhos Fofa e White e eles só obedecem a você, que graça! São felinos, andam quietinhos, mansos...rssrrsrs

Que bom, e que vida longa, não? Quanto tempo dura um gato?

Tomara que você os tenha por muuuuitos mais anos.

Quem era como você, é o pai do meu marido! Tinha viados, ovelhas, tudo em casa, num quintal enorme com árvores de frutos e tudo o mais!

Linda você! Um beijo, CON

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
Angel, eu amo animais. E concordo 100% com tudo o que você postou. E jamais pesquei, nem matei animal nenhum, jamais.
E jamais comeria um animal que tivesse me olhado nos olhos...
Ah, estou em vias de me tornar vegetariana pois acho que não dá para amar uns e comer outros. Tá difícil, mas eu tô reduzindo a carne aos poucos.
Beijos.

dapazzi disse...

Me encantan los felinos, yo tengo una que se llama Figarin.
Por cierto: TE PIACERÁ TROPPO BUSSANA VECHIA.

Alvaro Oliveira disse...

Olá amiga Angel

felicito-a pelo amor que dedica
a seus gatinhos. Na verdade minha amiga, noutros tempos tive um
gatinho que criei a leite mas
tinha de lho dar pela tetina ou
seja beberão. Acompanhei o seu
crescimento e quando tinha já
4 anos numa escapada que conseguiu
por minha distração, saíu de casa
e quando voltou refugiou-se no canto dele e passadas 2 horas
encontrei-o morto. Havia sido
envenenado. Era tal a minha dedicação, que fiquei doente.
Nunca mais quiz ter um animal de
estimação.

Um beijo amiga

Alvaro

A Itinerante - Neiva disse...

Angel,

Adorei seu texto. Dá para sentir a imensidão do amor que tem pelos seus bichinhos.

Gostei demais também do comentário que fez lá na Itinerante. Voltei ao tempo, às épocas das telenovelas em quadrinhos de fotos nas revistas. rsrs

Uma das primeiras amizades que fiz na net se chamava Angel, também. Ela era um doce de pessoa.

Acho que deve ser uma consequência do nick, pois estou adorando você também. :DD

Beijos

Cris Animal disse...

Angel Querida, obrigada por ter aceito meu convite e continuar comigo no blog. Fiquei muito feliz!

Seus gatos são lindos. Lindos mesmo...
Também achao estranho quando alguém diz que não gosta de gatos. Aliás, acho estranho quando alguém diz que não gosta de animais.
gatos são independentes, possuem uma personalidade forte e ao mesmo tempo carinhosa. São extremamente observadores e sensitivos ao máximo.
Vou procurar nos meus arquivos um ODE aos gatos que enviaram-me faz muito tempo e mando pra vc.

beijo grande

Marllon Alves disse...

Realmente,todos os animais,sem exceção precisam de carinhos e cuidados.

EDUARDO POISL disse...

A glória da amizade não é a mão estendida,
nem o sorriso carinhoso,
nem mesmo a delícia da companhia.
É a inspiração espiritual que vem quando você
descobre que alguém acredita e confia em você.

(Ralph Waldo Emerson)

Visite meu novo blogger
UMA ILHA PARA AMAR
http://eduardopoisl.blogspot.com/

Um grante abraço do amigo Eduardo Poisl

~~(*graciete filipe*)~~ disse...

Olá minha querida sabia que os gatos são como um cristal de quartzo pois eles absorvem toda a inergia negativa.
Mas como você tem dois gatos eu tinha duas cadelinhas,também grandes histórias eu tenho para contar delas,mas não é agora.Pois minha amiga bem-aja por ter esse lindo coração e que eles sejam seu companheiros por toda a vida.
Beijos em sua alma

angel disse...

Bem que se diz que "amor com amor se paga". Os animais retribuem todo o amor recebido de forma multiplicada. Cachorros amam seus donos de forma incondicional mesmo quando não são bem tratados. Gatos são mais independentes mas os meus sempre buscam minha companhia e sabem quando estou triste. Eles sabem fazer me carinho, me animar. Uma vez estava tão triste que fui para o quarto e estava deitada na cama, de bruços e chorava baixinho.
Eles, não sei de onde, sentiram, vieram e com as patinhas e focinho fizeram com que eu movesse a cabeça e começaram a lamber minhas lágrimas como a dizer: pare... estamos aqui, do seu lado.
E aí ficaram até que eu enxugasse as lágrimas e me levantasse para a vida novamente.
De fato, são sensíveis e sensitivos. Em países onde a ocorrência de terremotos é grande, muitas pessoas os têm em casa e observando seu comportamento sabem com antecedência quando alguma coisa está para acontecer.
Lembram-se dos elefantes quando ocorreu a Tsumani?
Beijos a todos e obrigada pela companhia.

Vinicius Giglioli disse...

Quê saudade eu to desses gatos,

especial da minha aluna e mestra.


E sobre o texto, só transmite paixão quem é apaixonado, e essa de gostar de gatos eu já fui contagiado a muito tempo.

amatamari© disse...

Oh but I love cats - all cats - even though now I have a dog!
:-)

Lygia disse...

Olá Angel!

Espero que esteja tudo bem com você.
Estou repassando um selinho lindo. Está lá no meu blog prá você.

Beijos

JESUS y ENCARNA disse...

los gatos son lo mejor, yo tengo uno, Arnolito, ya tiene casi 14 años, y es mi gran compañero, a veces creo que solo él me entiende je je...
Petonets
Encarna

Alda Inácio disse...

Angelinha, anjinho, eu tenho o Gefker, negrinho que eu adoro, e vou ficar sem ele antes do natal, na minha volta ao Brasil e lá tenho minha cachorrinha Anita que eu ganhei estando aqui e só conheço de foto.kkkkkkkkkkkkk
Adoro animais, acho que gosto mais de animais que de gente kkkkkkkkkkkkkk Eles me entendem com mais facilidade e eu entendo-os também com facilidade kkkkkkkk

Adorei seu texto e viva os onívoros, é só não pensar em tristeza de mortes na hora que come.
Beijo e bom fim de semana.
Alda

disse...

yo también tengo un gato que tiene 5 años. lo tengo desde que tenía un mes de vida. fue recogido en una avenida por la que vagaba a punto de ser apropellado. bendigo el día que llegó a mi vida, porque me enseñó todos los misterios de los felinos el convivir con él día a día.
se llama "avenida" haciendo referencia al lugar donde fue encontrado :)
te dejo un abrazo.