terça-feira, 12 de maio de 2009

Óbidos Leiria Portugal

Uma pequenina homenagem aos irmãos portugueses.

Estou conhecendo aos poucos este país tão belo e de gente tão boa.

Hoje apresento uma linda cidade chamada Óbidos.

Ficheiro:Castelo Obidos.jpg

O Castelo de Óbidos localiza-se na vila de mesmo nome, Freguesia de Santa Maria, Concelho de Óbidos, Distrito de Leiria, em Portugal.

Exemplo da fortificação medieval portuguesa, erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a Leste. Fruto de diversas intervenções arquitetônicas ao longo dos séculos, integra o conjunto da vila, que preserva as suas característas medievais de maneira quase que cenográfica.

Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.

Aproveito para lhe acrescentar uma
nota sobre Óbidos: tem um papel muito preponderante na Históriada minha pátria, pois foi a partir
Óbidos, ou seja o denominado Vale
de Óbidos que o nosso primeiro Rei
Afonso Henriques estendeu portugal
para sul do Condado Portucalense,
com a expulsão dos Mouros, concentrados no Vale de Óbidos

(enviada por Alvaro Oliveira – amigo que mora lá e ama sua pátria e me dá o prazer de sua visita e da sua amizade)

castelo azulejo

castelo2   download (4) Rua em Óbidos   download (7)download (8)  download (6)

download (10) download (11) download (12) download (13) download (14) download (15) download (5)download (16)     

download (1)

Obidos I

 

 

 

 

 

 

 

 

download (2)

 

Óbidos

Recebi por email estas fotos e achei tudo tão lindo que quis compartilhar.

Não tinha o autor por isto não posso dar os devidos créditos.

 

Mais informações e fotos sobre Óbidos.

http://commons.wikimedia.org/wiki/Óbidos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Óbidos_(Portugal)

36 comentários:

cantinho da Tania disse...

Adorei sua postagem sobre Portugal, se vc quizer eu tenho fotos em alguns dos lugares que vc mostrou no pen- drive e tem de outros paises também da Europa .se quizer te mando por Email. passei aqui por não deu tempo de passar no sábado, para te ofertar minha tentativa de fazer um selinho para o dia das mães, e te desejar atrasada um feliz Dia das mães e um grande beijo no coração.
Tania

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Descobri você no blog da Leia, as imagens aqui são deslumbrantes. Parabéns.
uma boa semana.

Frederico Salvo disse...

Desfrutei aqui das belas fotos. Muito bom poder conhecer esse pedacinho de Portugal.
Um grande abraço!
Frederico

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel!

Há tão poucas horas entrou em meu
blog e acaba neste momento que em Portugal são 02H49 de 13/Maio, me
deixando profundamente emocionado
com esta maravilhosa postagem sobre
um pedaço da Pátria que eu amo.
Não consegui conter lágrimas de emoção que me rolaram pelo rosto.

Muito obrigado querida amiga por
esta postagem.

Aproveito para lhe acrescentar uma
nota sobre Óbidos: tem um papel muito preponderante na História
da minha pátria, pois foi a partir
Óbidos, ou seja o denominado Vale
de Óbidos que o nosso primeiro Rei
Afonso Henriques estendeu portugal
para sul do Condado Portucalense,
com a expulsão dos Mouros, concentrados no Vale de Óbidos.

Um grande abraço e mais uma vez o
meu sincero Obrigado

Alvaro Oliveira

Daniel Costa disse...

Angel

Como nasci relativamente perto de Óbidos, que fica a cerca de 100 Km de Lisboa, Conheço a vila medieval, pedrinha a pedrinha. O teu post é uma grandiosa homenagem.
Um dos muitos dias, que visito, o berço, fui convidado a ir a Óbidos de proprósito, beber uma ginjinha, a especialidade local.
Foi banido o trânsito local.
Monumentos, fora das muralhas também merecem destaque, com a igreja da Senhor da Pedra, redonda, a mediaval canalização, aérea, das águas.
E a lagoa de Óbidos?
Daniel

MARU disse...

Angel, é um reportagem muito bonito, com umas fotos espetaculares.
Conheço bastante bem Portugal, bom, somos vizinhos....
Este lugar näo está muito longe de Lisboa.
Aqui na Espanha, nas Illas Baleares (frente a Valencia) que säo maravilhosas, também pintam as janelas de azul.
Sabes, porqué?
Para afugentar os mosquitos.
Esse é o remedio que usam nos lugares que em veräo faz muito calor.
Um beijinho

Dulce Miller disse...

Que cidade maravilhosa, linda!!!
Eu sempre quis conhecer um castelo! :)

Beijos de bom dia, Angel!

Delfim Peixoto disse...

Vivi nas Caldas onde efectivei na Escola d. João... fizeste-me matar saudades... Obrigado

Marllon Alves disse...

Realmente,é um lugar muito bonito.Como também toda a Portugal é bonita.Mas todas as vezes que eu lembro de Portugal,eu sinto uma profunda repugnância,misturada com ódio e revolta.Portugal tirou de nosso país várias toneladas de ouro,e o que ganhamos com isso?Nada.E todo esse ouro foi para cosntruir as igrejas de lá.Os portugueses também destruiram a nossa cultura,colocando em extinção o tupi(se isso não tivesse acontecido,seríamos um país bilingue).Ou seja:Depois de tudo isso,Portugal não é meu irmão e nem tãopouco meu amigo.É amigo da onça,isso sim.

amatamari© disse...

Beautiful city, interesting story and beautiful pictures!
Thank you

Unknown disse...

que maravillas nos muestras hoy!!!!!!!!!
gracias por compartir tu lugar..

un super abrazo

Mírian Mondon disse...

Que lindas fotos de Portugal!!
Voltarei depois para ler com calma!

Agora queria apenas dizer que tem uma merecida homenagem lá no Café com Poesia para voce!

Beijos anjinha!

Alda Inácio disse...

Olá Anjinho lindinho, tudo bem? Recebi sua visita e corri tanto nestes dias que não deu para vir antes. Olha você é toda especial, toda amada, em tudo que faz e tem um coração tão doce que deve ter uma renca de gente louquinha pra ser sua amiga. Que coisa gostosa isto.

Quando você passa pelo meu pedacinho lá, tudo se adoça.
Gosto muito.
Fica com Deus.
Bjs
Alda

angel disse...

Tania, claro que quero.. Pode mandar tudo que quiser. Adoro fotos e histórias.
Obrigada querida.
Super beijo!

angel disse...

Martha
Prazer em recebê-la!
Seu blog é uma loucura para quem é apaixonado por antiguidades. Acabei de receber uma história linda escrita por Giovannino Guareschi autor dos contos de Don Camillo e Peppone onde tem uma frase que retrata muito bem o valor que devemos dar principalmente ás pessoas mais antigas:"l'avvenire è alimentato dal passato". O porvir é alimentado pelo passado.
Beijo

angel disse...

Frederico, poderia jurar que você era português.
Mas venha sempre, faremos viagens sempre muito bonitas e ao custo de um clic.
Essa é uma das maravilhas da internet : aproximar pessoas e lugares.
Grande abraço
angel

angel disse...

Amigo Alvaro
Que bom que você gostou... Estou ainda aprendendo a "lidar" com este bichinho chamado computador e nem sempre as coisas saem da maneira como penso, mas precisava postar estas fotos tão lindas.
Quem sabe um dia eu ainda irei até sua terra fazer fotos ainda mais encantadoras.
Abraço
angel

angel disse...

Daniel,
Que pena que não tenho as fotos destes lugares que você mencionou.
Mas, se você tiver e quiser me enviar ficarei muito feliz em conhecer também.
Grande abraço
angel

angel disse...

Luna querida
Que saudade!
Finalmente estou retornando e quero agradecer sua presença constante desejando sempre coisas boas.
Quanto às Ilhas balleares, Valência ou qualquer outro lugar da Espanha, que sei são lindos também, se você tiver fotos e quiser me enviar terei imenso prazer em transformar em post para homenagear aos amigos espanhóis.
Pra ti Um beijo enorme
Angel

angel disse...

Du, é sempre uma alegria receber você.
Também tinha esta vontade... ano passado conheci vários. Alguns belissimos.
Qualquer dia faço un post só dos castelos que conheci, só pra você.
Grande beijo

angel disse...

Delfim
Foi um prazer ter você no meu espaço e uma alegria saber que pude matar um pouquinho das suas "saudades" (eta palavra mais linda essa e só existe na língua portuguesa).
Volte sempre, amigo!

angel disse...

Marllon
obrigada pela visita.
Quanto ao que disse, acho que na história da civilização não tem um povo que não tenha uma história de dominação ou de domínio. Também Portugal já esteve dominado por outros países.
Mais importante que tudo é juntarmos tudo o que de bom isto nos legou como a cultura rica e variada, a miscigenação das raças, a aceitação do outro independentemente do país de origem
Grande abraço

angel disse...

Amatamari
tank you by your visit.

Non so si parla italiano, ma si abita a Genziano e lavora con ensino credo di si.
Si vuoi può lasciare comenti anche in italiano.
Mi hai fatto un gran piacere averti qua. Ritorne sempre che vuoi.
Abbraccione

angel disse...

Adrisol
Gracias di venires qua.
A imagem do teu filho ficou gravada em minha mente como um anjo. Creio que para sempre o terei assim, belo!
Obrigada, sempre que quiser venha me visitar.
Abraço grande

angel disse...

Míriam
como posso agradecer tamanha gentileza?
O prêmio é lindo e agradeço de coração.
Logo estarei postando.
Grande abraço

angel disse...

Alda
Estava com saudade!!!
Coração doendo...Que bom que veio me visitar, andava tão carente... "Anjo" também chora, principalmente quando fica longe dos amigos. Desculpe-me, ultimamente quase não pude visitar você e aos outros, mas estou voltando e logo faço uma visita mais demorada.
Abraço gostoso

LC disse...

que lugar encantador, deu vontade de ir pra lá andar por essas ruas e ver esse céu taaaaaaaaaao azul.

Querida,
Angel, fiquei na paz, saudades de ti.
Bjim
LC

angel disse...

oi Léia,
eu também estava morrendo de saudade de você.
Estou tentando retomar aos poucos minha vida de "blogueira".
Qualquer horinha passo lá no seu canto pra tomar um cafezinho, tá!. rs
Beijão
Angel

Vinicius Giglioli disse...

Meus parabéns! arquiterura eu so fã!

huga katia disse...

Lindas fotos, fiquei com agua na boca, srsrs
bjão linda!

angel disse...

Vinicius e Katia
Concordo com vocês. O lugar é mesmo belíssimo. Quem sabe um dia passearemos por aquelas ruas e ladeiras curtindo o visual.
Abraço

Blog Dri Viaro disse...

linda homenagem

bjsss

Serena Flor disse...

Passando pra desejar uma ótima tarde e deixar o meu carinho também!
Um grande beijo e parabéns pelas belíssimas fotos!

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olá minha querida mais uma vez me encontro a comentar mais um dos seus tão maravilhosos trabalhos, e curioso. Que desta vez seja sobre o meu Pais. Aqui tão perto e á bués que lá não passo.
Pois é e a salientar que todos os anos se faz lá as mais belas obras em chocolate e a tão maravilhosa ginginha de Óbidos que deve ser bem paracida com a vosso licor de pitanga.
Um abração minha linda amiga, te adoro Graciete

Liliana G. disse...

¡Bellísima entrada Ángela! Las fotografía son sensacionales, tan llenas de magia y color.
Un beso inmenso, amiga.

Prof. Israel Lima disse...

Estou seguindo este blog.
Muito legal, gostei do que vi e li.
Parabéns!!!

Este espaço é maravilhoso.

Virei outras vezes!