segunda-feira, 25 de maio de 2009

"Como Vencer a Pobreza e a desigualdade"

anjinho01p

REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES

Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para Professores. Isso é o que eu chamo de  jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases.   REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES 

Tema:'Como vencer a pobreza e a desigualdade'
Por Clarice Zeitel Vianna Silva
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
 

                         'PÁTRIA MADRASTA VIL'
Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. .. Exagero de escassez... Contraditórios? ? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.      
Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade.             
O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.              
Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil  está mais para madrasta vil.             
A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.
E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome. Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade. Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!    
É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!
A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar. E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.             
Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?       
Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.           
Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?     
Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo. Sem egoísmo. Cada um por todos.           
Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído? Como gente... Ou como bicho?"


Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários.  
Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade' 
A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com  outros cem textos selecionados no concurso. A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da UNESCO.

Recebi por email com a indicação de divulgação.

De qualquer maneira é um texto muito bonito e reflete meus pensamentos também.

18 comentários:

Carlos Henrique Leda disse...

Reflete os seus pensamentos e o de mais um monte de gente consciente, cidadãos, seres humanos de verdade.

Pena que em Brasília este tipo de texto deve ser interpretado como demagógico.

bjos

Tentativas Poemáticas disse...

Olá Angel
Perdoe-me se só agora apareço no seu blogue.
"Pátria Madrasta Vil" poderia ser aplicado a Portugal e à sua realidade.
Em Portugal a classe dominante não dá peixinhos (mesmo fora do prazo de validade) nem ensina a pescar, porque quer o peixe todo para ela.
Este tema é muito complexo e eu não conseguiria dizer o que penso num comentário que se pretende breve mas sincero. Direi apenas que, como ex-combatente da Guerra Colonial (2 anos em Angola), sinto vergonha e nojo de ter a nacionalidade portuguesa. Considero-me um cidadão do Mundo.
Parabéns pela sua publicação e pela coragem demonstrada.
Beijinho com ternura.
António

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olá minha querida, só mesmo a senhora para nos mostrar estas preocupações, que a final fazem parte infelismente de muitos Paízes. Que tem mais de madrastas do que de mâe Pátria.
Beijo em seu coração

MARU disse...

É uma alegoria muito bem conseguida.
Realmente está muito bem construído e com muita imaginaçäo.
Efetivamente, se os polítios em quem depositamos nossa confiança, con o dinheiro dos nossos impostos näo repartem justamente a educaçäo, a medicina, o trabalho e todos os bens comúns... é muito dificil. E os governos, todos, estäo a mostrar que näo têm ou näo quer ter esas capacidades.
Bostei muito.
Um beijinho

angel disse...

Henrique, Antonio, Graciete, Luna...

geralmente não escrevo sobre política, melhor sobre aquilo que estão chamando de política porque há muito vejo que os governantes da maioria dos países sempre legislam em causa própria. Ao povo que os elegeu cabe pagar cada vez mais impostos e receber cada vez menos. E, se não bastasse usar o dinheiro indevidamente para corromper ou fazer "favores" que chamam de "bolsa" de auxílio aos mais pobres. Não sei se 50 reais muda alguma coisa na vida de uma família, mas sei que serve para fazer uma baita propaganda eleitoral e de voto de cabresto pois quem recebe tais benefícios são tão ignorantes que ainda votam nos mesmos candidatos corruptos para não perderem esta migalha.
Pobre pátria que os pariu.

Angel

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel

É um texto maravilhoso, mas
infelizmente, é no Brasil,
é em Portugal é em todos os países do mundo, não quere, não têm interesse no combate à pobreza.
Apenas se lembram que há pobreza
na aproximação de sacar os votos que os colocarão no poder e no domínio de um povo que os acredita
(infelizmente).

Um beijo amiga

Alvaro

Alas.rotas disse...

Buena pregunta? Que nadie te podrá responder, la pobreza, es un mal de la sociedad y la desigualdad, algo que hace las clases sociales, las dos cosas van de la mano y nunca en esta vida podremos remediarlo. Un fuerte abrazo.

Mylla Galvão disse...

Bela Redação!!! Digna de prêmio mesmo!!! Ela deveria ser lida em Brasília, na Camara dos Deputados, em voz alta...
Quem sabe não absorveriam tantas verdades? E tomariam vergonha na cara???
Bjos

angel disse...

Alvaro
é realmente triste saber que o tempo passa e as pessoas não aprendem a lidar com o poder que têm nas mãos. Desde que o mundo é mundo, as pessoas são iguais, não importa o país.
O "ser humano" ao invés de aprender com seus próprios erros e com todas guerras e conflitos, continuam com as mesmas práticas.
Triste... muito triste!
Abraço

angel disse...

Alas.rotas
como você disse parece que a desigualdade é como uma doença infecto contagiosa. Está presente em todas as sociedades de todos os tempos.
Será que tem algum remédio contra ela?
Eu diria que sim, mas para isto os dirigentes deveriam tomar doses cavalares de dois remédios chamado "honestidade e cárater".
Abraço

angel disse...

Mylla
concordo com você. Esta redação é digna de ser estampada em toda capa de jornal, de ser lida nos telejornais de todas as emissoras de TV (seria muito mais útil que mostrar crimes e dar notoriedade a bandidos), de ser leitura obrigatória antes de cada sessão da Câmara ou Senado e cartilha para os prefeitos, governadores e principalmente nosso presidente. Será que ele entenderia bem o que está escrito?
Abraço

Vinicius Giglioli disse...

Who's understand what that mean?
Very critical text.
I wish I have that much of critical in my blog.

We should change our mind for critical mode ON.


Best wishes,


Vinicius

angel disse...

Vinicius

Yes, the text is not only harsh criticism of our government but in general all the corrupt governments of the world. And, there!
As the fact of being critical or not, I think that often we are doing our criticism has been different from the others. Doing what we feel right, even when we know that is saying something we would benefit. Well, foprma is very difficult to fight because it requires daily effort. a fight is almost insane, but worth it.
Big kiss

Navegante disse...

Amiga, como seguidor de tu blog debo decirte que te visito siempre y leo tus publicaciones aún cuando no deje comentarios.
Tenés una manera de escribir que me gusta mucho y me siento identificado con todo lo que dicen tus letras.
Un gran saludo desde Argentina.

A Itinerante - Neiva disse...

Angel,

Maravihoso. A cada dia vejo mais e mais pessoas acordadas e clamando por mudanças. Conscientização é a palavra. Ela cresce devagar, mas constante e um dia quando o momento certo chegar, nós estaremos prontos para agir.

Beijos

Gerly disse...

Merecida premiação!

Obrigada por ter compartilhado o texto aqui no seu blog.

Beijos!

:o)

Lu Vieira disse...

Angel,
que Mãe não gostaria de ver seus filhos morando "naquele castelo" ao invés de palafitas e casas inundadas em meses chuvosos.
Parabéns a estudante da redação e a você pela beleza de seu blog.
beijos,
Lucia Vieira

Cris Animal disse...

Querida, fechei meu blog e preciso de um e-mail seu para mandar convite afim de que vc tenha acesso ao meu blog. Escreva para mim no e-mail:
crissvm@hotmail.com

Quero ver vc no meu blog!

beijos