sábado, 30 de maio de 2009

Mulher-maravilha

A Mulher Maravilha (em inglês Wonder Woman) é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira, filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares.

"A Mulher Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo”, Marston escreveu.[5] Embora Gloria Steinem tivesse colocado a Mulher Maravilha na primeira capa autônoma de Ms em 1972, Marston, escrevendo bem antes, projetou a Mulher Maravilha como representante de um modelo particular do poder feminino.

O Feminismo discute que as mulheres são iguais aos homens e devem ser tratadas como eles são. Na mente de Marston, mulheres possuem o potencial não somente de serem tão boas quanto homens: podiam ser superiores a eles.

A Mulher Maravilha, além dos poderes, recebeu dos deuses presentes que ajudam a aumentar suas habilidades: dois braceletes indestrutíveis, que usa para desviar projéteis e raios, uma tiara que pode ser usada como bumerangue e um laço mágico inquebrável que faz com que as pessoas tocadas digam a verdade.

Devido a um juramento que as amazonas fizeram a Afrodite (a saber, nunca se deixar dominar por homens), Mulher-Maravilha da Terra 2 perde todos os seus poderes enquanto estiver acorrentada por um homem.

Ao longo de muitos séculos as mulheres sempre foram consideradas frágeis, inferiores e por isto mesmo seus “protetores” ou melhor seria dizer “proprietários” dispunham delas para coisas miúdas (como se cuidar de uma casa e dos filhos fosse coisa fácil).

Quando os homens retornavam do trabalho eram tratados com todo carinho pelas esposas-empregadas. Elas lhes traziam os chinelos, preparavam o banho, o jantar, deixavam que lessem os jornais tranquilamente e para isso entretinham os filhos para não aborrecê-los e ainda se faziam de “bonecas” para serem notadas e desejadas pelo marido. Era este o modelo de mulher dos anos 40- 50.

Hoje, Mulher Maravilha são todas aquelas que mesmo cansadas depois de uma jornada de trabalho ainda encontram forças para recomeçar mais uma jornada de trabalho dentro do próprio lar. Muitas são pai e mãe ao mesmo tempo. Arcam sozinhas com o ônus da educação e das despezas materiais.

Algumas, têm mais sorte e encontram companheiros  compreeensivos que as ajudam até nos trabalhos domésticos e também no cuidado com os filhos.

Não acho que mulheres sejam melhores nem piores que os homens. Penso que todos somos exatamente iguais nos direitos e deveres. Nas necessidades e fragilidades. Homens também precisam de apoio emocional. Mulheres precisam ser reconhecidas pelo seu trabalho, dentro ou fora de casa.

A Mulher Maravilha dos quadrinhos perde seu poder quando se submete a um homem. As mulheres de modo geral tendem a fragilizar-se quando estão enamoradas e o perigo está justamente aí. Quando menos enxergamos devido a venda da paixão é exatamente quando mais precisaríamos ver o outro, preceber como age, quais são suas atitudes, seus preconceitos, suas qualidades.

Porque se depois de toda uma vida juntos e de muita luta, a mulher descobre que enquanto ela pensava ser Mulher-Maravilha na verdade não passava de Mulher-Invisível… aí, não tem nada que possa salvá-la. A fragilidade é tanta que ela própria se auto-destrói.

Se a vida de uma heroína não é fácil, imagine a de uma mulher comum!

Minha admiração a todas as heroínas anônimas desse mundo.

16 comentários:

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel

Adorei ler esta mulher maravilha

O meu obrigado por me dar a conhecer esta personalidade
feminina.

Um bom fim de semana, amiga

Beijos

Alvaro

R.D.Network disse...

Hola Angel!
Crecí mirando la serie de la "Mujer Maravilla", aquella que protagonizaba Linda Carter.
Representa un arquetipo de mujer fantástico, pero a la vez real. Algo así como la versión femenina de Superman, ¿no?. Una persona real y normal que, ante determinadas circunstancias, hace uso de sus superpoderes.
Un beso grande!!

LC disse...

me senti meio heróica agora (rs)
Beijão querida Angel.
LC

Valdemir Reis disse...

Olá amiga Angel é sempre uma grande satisfação voltar aqui, registro minha gratidão por sua amizade, atenção e gentileza, obrigado mesmo de coração por sua visita e comentário, tudo isto nos fortalece e aproxima. A casa é nossa volte sempre. Saiba que admiro muito o seu trabalho. Realizado sempre com muita Inteligência e excelente qualidade, parabéns pelo post "mulher maravilha", gostei, uma preciosidade, meu reconhecimento e votos de muito sucesso e brilho.
Quero compartilhar com você o poema abaixo do nosso imortal Vinícius de Moraes:
“Certas palavras podem dizer muitas coisas;
Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
Certos gestos, parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.”
Desejo um fim de semana repleto de alegrias extensivo aos familiares. Forte abraço, paz, luz, saúde, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus. Felicidades.
Valdemir Reis

Mylla Galvão disse...

Angel,
A "mulher maravilha" é toda e qualquer mulher que não se deixa dominar por ninguém! Nem por homens e nem mesmo por outras mulheres!
Eu me considero uma Mulher maravilha! Você não?
Bom fim de semana!!!
Bjs

Elaine Gaspareto disse...

Olá!
É Angel, parece que a coisa só piora para nós: agora temos de dar conta de tudo o que a geração passada fazia e ainda trabalhar fora e competir. Ai, ai...
Bom domingo, querida.

Marllon Alves disse...

Concordo com você,Angel.

Homem e mulher são iguais.Entre homem e mulher deve haver uma relação de aprendizado contínuo pois assim como o homem,a mulher tem ponto fraco e vice-versa.

EDUARDO POISL disse...

"Não sou como a abelha saqueadora que vai sugar o mel de uma flor, e depois de outra flor. Sou como o negro escaravelho que se
enclausura no seio de uma única rosa e vive nela até que ela feche as pétalas sobre ele; e abafado neste aperto supremo, morre
entre os braços da flor que elegeu."

( Roger Martin)

Passando para desejar um final de semana com muito amor e carinho.
Abraços do amigo Eduardo Poisl

~~(*graciete filipe*)~~ disse...

Olá minha querida mais uma vez eis-me aqui para lhe dar o meu comentário, que a amiga tanto merece.
Pelos maravilhosos ingredientes com que cozinha estes manjares de literatura.
Nós não somos mulheres maravilha mas somos amigas invisíveis mas que seguimos juntas para todo o lado.
Beijo em sua alma

Nilson Barcelli disse...

Depois de ler este teu excelente post, sabes o que eu acho?
Que estaríamos bem melhor se o mundo fosse governado por mulheres.

Boa semana, beijo.

Luciano A.Santos disse...

Oi Angel,

concordo com o que a Elaine disse aí em cima: não bastasse todo o trabalho que têm dentro de casa, agora as mulheres também precisam lutar por um espaço no mercado de trabalho, afinal, muitas delas só têm a elas mesmas para ajudar na educação dos filhos e demais afazeres.

Adorei teu blog, voltarei.

Abraços.

Vinicius Giglioli disse...

Olá!!!!!!

Todos nós seres humanos tem um mini-herói dentro de nós.

É espetacular em que algumas vezes sem tempo para nada conseguimos fazer mais coisas do que agente pensa.

Cuidadar de tanta coisa que muita gente não consegue.


Todo mundo é super-herói


As mulheres em especial muito mais pois conseguem efetuar multi tarefas.

Bjooooooooooooo

disse...

angel, quiero darte las gracias por las palabras llenas de sabiduría que dejaste en mi blog.
me gusta tu forma de ver las cosas y tu manera de pensar.
además tenemos una pasión que nos une, que es el amor a los gatos :)
ma alegra mucho haberte encontrado.
un abrazo amiga!

Mari Amorim disse...

Segue um trecho da petição:

“Um projeto de Lei do Senado brasileiro quer bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo e a vigilância.”
Isso é sério,abracei esta causa,abrace tb...
seu comentário é importante sua assinatura também
boas energias,

A Itinerante - Neiva disse...

Angel,

Que post interessante!

Olhe, considero-me uma mulher maravilha por sobreviver neste mundo absurdo sendo ao mesmo tempo, mãe, pai, irmã, filha, amiga, profissional e... blogueira! rsrs

Beijos

Cris Animal disse...

Lindo post!
Linda homenagem.
Realmente o mundo é habitado por inúmeras mulheres maravilhas. Fortes nas mãos de trabalho sim, trabalhos árduos muitas vezes e fortes na alma, no coração que suporta qq dor em benefício de quem ama.
Ora, Deus tinha que ter um motivo muito FORTE e especial para colocar na mulher o útero, o leite materno e acima disso o INSTINTO maternal....
Amei seu post!

beijo grande