terça-feira, 25 de novembro de 2008

Uma história do Mestre Benjamim


A tenda do Mestre Benjamim estava cheia. Uma velhinha de voz trêmula e pele cheia de rugas lhe pediu: "Mestre, fale-nos sobre Deus..."
Mestre Benjamim fez silêncio. Olhou para o vazio. Vagarosamente um sorriso foi-se abrindo.
"Quantas pessoas aqui, na minha tenda, estão pensando no ar? Por favor, levantem a mão..."
Ninguém levantou a mão.
"Ninguém levantou a mão... Ninguém está pensando no ar. E, no entanto, todos nós o estamos respirando. O ar é a nossa vida e não precisamos pensar nele nem dizer seu nome para que ele nos dê vida. Mas o homem que se afoga no fundo das águas só pensa no ar. Deus é assim. Não é preciso pensar nele e pronunciar seu nome. Ao contrário, quando se pensa nele o tempo todo é porque está se afogando...
" Que desejamos para nossos filhos? Que eles sejam felizes. Sorrimos ao vê-los por aí a correr, a cantar e a brincar, pensando nas coisas de criança.
Mas enquanto brincam e riem eles não pensam em nós. Se um filho, ao se levantar viesse até você e o elogiasse, e agradecesse porque você lhe deu a vida e jurasse amor para sempre, e fizesse a mesma coisa na hora do almoço, e repetisse ao meio da tarde e de noite fizesse tudo de novo, suspeitaríamos de que alguma coisa não está bem. O que desejamos é que eles gozem a vida sem pensar em nós. Quem pensa demais e fala demais sobre Deus é porque não o está respirando."
Fez-se silêncio. Foi quando uma lufada de vento entrou pela tenda, fazendo balançar a lâmpada de óleo que pendia do teto.
"Deus é como o vento. Sentimos na pele quando passa, ouvimos a sua música nas folhas das árvore e o seu assobio nas gretas das portas. Mas não sabemos de onde vem nem para onde vai. Na flauta o vento se transforma em melodia. Mas não é possível engarrafá-lo. Mas as religiões tentam engarrafá-lo em lugares fechados a que eles dão o nome de "casa de Deus". Mas se Deus mora numa casa estará ausente do resto do resto mundo? Vento engarrafado não sopra..."
Ouviu-se então o pio distante de uma coruja.
"Deus é como um pássaro encantado que nunca se vê. Só se ouve o seu canto... Deus é uma suspeita do nosso coração de que o universo tem um coração que pulsa como o nosso. Suspeita... Nenhuma certeza. Deus nos deu asas. mas as religiões inventaram gaiolas.
Tudo o que vive é pulsação do sagrado. As aves do céu, os lírios dos campos... Até o mais insignificante grilo, no seu cri-cri rítmico, é uma música do Grande Mistério.
É preciso esquecer os nomes de Deus que as religiões inventaram para encontrá-lo sem nome no assombro da vida. Não precisamos dizer o nome -rosa- para sentir seu perfume.
Deus mora no nosso mundo, passeia pelo jardim. Deus é beleza. Quer ver Deus? Veja a beleza do Sol que se põe. Quer ouvir Deus? Entregue-se à beleza da música.
Quer sentir o cheiro de Deus? Respire fundo o cheiro do jasmim. Quer saber como é o coração de Deus? Empurre uma criança num balanço.Eu vejo Deus em cada uma das vinte e quatro horas e em cada instante de cada uma delas, nos rostos dos homens e das mulheres eu vejo Deus."
Ouvindo estas palavras a velhinha sorriu para o mestre Benjamim e fez um sinal com a mão, abençoando-o.

Do livro "Perguntaram-me se acredito em Deus" de Rubem Alves.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto, realmente temos que aprender a sentir Deus em todos os momentos.
Vim retribuir sua visita e agradecer pelo comentário elogioso que deixou em meu blog.

Meus Detalhes Vividos disse...

LINDO DEMAIS :)!!!


Não sei se penso nele 24 horas por dia, mas sei que ele está nas pequenas coisas que passam muitas vezes como um flash rápido no nosso dia. Parar a vezes observar uma florzinha, uma formiguinha caminhando, DEUS está lá.

Umas três semanas atrás, estava a caminho da faculdade e dentro do ônibus tinha uma pequenina borboletinha tentando sair pelo vidro, ficava se batendo, eu estava do outro lado e fiquei observando as pessoas somente olhando e não fazendo nada, será que observar um bichinho quase que se matando para se libertar faz bem ao coração de alguém?? Como de costume da Shá, pedi licença, fui de encontro ao ao vidro que ela estava, e o vidro estava emperrado, fiz força e abri a janela para a borboletinha sair. Como as pessoas podem somente observar? Os bichinhos também são de DEUS, virando as costas e somente olhando, estamos virando as costas ao Pai.


Beijos Angel :)!