segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Il Signor Veneranda


O texto abaixo é parte do livro "Il signor Veneranda de Carlo Manzoni.
Este italiano escreve textos sempre muito bem humorados e esta personagem é uma das minhas preferidas.
Aqui vai uma tradução do texto:

O senhor Veneranda parou na porta de entrada da auto-estrada Milão-Torino.
"Torino" disse ao bilheteiro que estava na casinha do pedágio.
O bilheteiro olhou para o senhor Veneranda e depois olhou em volta na praça de pedágio deserta onde não havia nem mesmo um automóvel.
"Mas... " murmurou o bilheteiro, "e o carro?"
"Que carro?" perguntou o senhor Veneranda, surpreso.
" O automóvel", disse o bilheteiro, "O senhor não tem automóvel?"
"Eu não" disse o senhor Veneranda, "eu não tenho automóvel. Por quê? O que tem de estranho? Existe tanta gente que não tem automóvel e por que eu deveria tê-lo? Parece a você que eu tenha cara de quem deveria ter automóvel?
" Eu não sei" balbuciou o bilheteiro, "mas se o senhor quer ir a Torino com a auto-estrada, deveria, portanto ter um automóvel."
"Eu não vou a Torino com a auto-estrada" disse o senhor Veneranda, "não posso ir lá exatamente porque não tenho automóvel. E depois o que deveria eu fazer em Torino?"
"Não sei... é o senhor que me disse Torino," balbuciou o bilheteiro que não sabia o que dizer.
"Eu disse Torino, com certeza" disse o senhor Veneranda, "isto não nego. Mas todos podem dizer Torino quando querem, não te parece? Não entendo porque quando alguém diz Torino deveria, segundo o senhor, ir lá de automóvel."
"Está bem, mas então Senhor, o que quer de mim?" disse o bilheteiro cada vez mais confuso.
"Eu... nada", disse O senhor Veneranda, "disse Torino como poderia dizer Roma, ou Gênova ou outra cidade. Desagrada ao Senhor?"
"Não, mas ouça, se o Senhor não entra na auto-estrada com automóvel, deixe-me em paz" remungou o bilheteiro.
"Eh, que saco! gritou o senhor Veneranda perdendo a paciência, "agora preciso comprar um automóvel para agradar ao Senhor! Mas é um belo tipo! Olha que raça de gente!"
E o senhor Veneranda lhe deu as costas e si afastou remungando.

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá! Vim agradecer a visita ao meu blog!
És professora. Que bom!
Quanto ao texto achei muito interessante. Depois volto com mais calma para conhecer melhor seu agradável espaço!

Beijos!

Iza

Nilson Barcelli disse...

Uma história meio absurda mas hilariante.
Já fiz a auto-estrada Milão/Torino e o portageiro não me perguntou pelo automóvel... ia de autocarro...
Beijinhos.

Unknown disse...

Este senhor me fez lembra o meu pai.....ehehehe
Muito legal.
Abraços

Anônimo disse...

Olá angel, eu é que agradeço a visita, continue com o grande trabalho no blog.. , bjos...

Caterina disse...

:)))conosco tanto bene questo testo. Si trova in molti libri di lingua italiana (in Ungheria). Grazie, é una vera nostalgia per me.
un abbraccio