quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Natal

immagine   Vue du Chalet du Dru

Nos meus tempos de menina não havia televisão, muito menos internet. Tudo o que sabíamos tinha origem nos relatos  da família ou eram lidos nos livros. Mas, uma coisa me chamava muito a  atenção. Nesta época do ano as pessoas trocavam muitos cartões de Natal. As paisagens eram sempre parecidas. Igrejinhas onde a luz amarela contrastava com o branco da neve que cirdundava tudo. Noutros cartões se viam carruagens que levavam as pessoas à Igreja. Tinha também muitos animaizinhos e pinheiros sempre em meio à neve.O clima era de paz e harmonia. Sentia-se o soar dos sinos e as canções ao menino Jesus.

Eu ficava horas admirando cada um deles e os guardava comigo. Às vezes, depois do Natal, recortava as figuras e as colava em meu caderno brochura, pois adorava ficar olhando aquelas paisagens.  Imagens de lugares encantados como os que via nos livros de contos de fada.

Aqui, no Brasil, o Natal acontece em pleno verão e, é sempre muito quente.  Mesmo assim continuamos a tradição que herdamos dos nossos avós europeus. Ainda fazemos uma ceia com muita comida gordurosa e consumimos avelãs, nozes e  castanhas, tudo muito impróprio para a estação.

A decoração não fica bonita se não tiver velas acesas que aquecem ainda mais o ambiente… mas são tão lindas!

Até o Papai Noel sofre debaixo daquelas roupas impróprias.

Atualmente começamos a mudar e substituir toda aquela fartura gordurosa por mais frutas da estação.

Mas, confesso que continuo  fascinada pelas luzes das velas acesas, das lanterna a iluminar caminhos e, casinhas e igrejas cobertas pelo manto branco da neve.

Pior é pensar que as belas paisagens estão pouco a pouco desaparecendo, geleiras estão diminuindo.  Com isto também diminue a nossa reserva de água doce e desrregula-se a temperatura terrestre.

Nosso planeta está cada dia mais quente, florestas estão morrendo, animais sendo extintos, o buraco na camada de ozônio crescendo e a ganância dos países ricos cada vez maior.

Pos isto, neste Natal, quero pedir de presente que Jesus toque o coração dos representantes dos países que estão em Copenhague para o Cop 15.

Quero que nossas crianças possam ainda sonhar com o mundo  maravilhoso onde coalas não precisem pedir água aos bombeiros, onde os ursos e pinguins tenham onde habitar , onde as florestas ainda sejam verdes e a fauna seja exuberante, onde não haja furacões, nem enchentes, onde possam dormir e acordar sem o pesadelo de desmoronamentos, onde possam  sonhar, como eu na minha infância: com doces Natais (brancos ou não) mas sempre alegres e  com a certeza de um amanhã de paz.

Assistam o vídeo. Vale a pena.

12 comentários:

angela disse...

Vamos torcer para que as coisas caminhem bem neste proxímo ano e que esta conferencia resulte em mais frutos que a anterior.
beijos

Alvaro Oliveira disse...

AMIGA ANGEL

DEPOIS DE LER ESTE SEU BELO TEXTO,
NÃO POSSO PASSAR SEM DEIXAR UMA PALAVRA SOBRE O SEU MANIFESTO DESEJO, ACERCA DOS REPRESENTANTES DOS PAÍSES PARA A CIMEIRA DE COPENHAGA-COP15.
NÃO TENHAMOS ILUSÕES MINHA QUERIDA AMIGA. AQUILO SERÁ MAIS UMA REUNIÃO DE POLITICOS, QUE TUDO APROVEITAM PARA GOZAREM A VIDA.
É POVO QUE PAGA PARA TUDO.DIGA-ME ONDE ENCONTRAR UM POLITICO COM CORAÇÃO SENSÍVEL E HONESTO.
SE FOSSEM HONESTOS, NÃO SERIAM POLITICOS! E NO DIA QUE EU ENCONTRAR UM POLITICO HONESTO, POR
CERTO ENCONTRAREI UM MELRO BRANCO!

BEIJINHOS

ALVARO

Antonella Riviello disse...

Cara Angel, giuste considerazioni le tue. Stiamo distruggendo la natura e non ci rendiamo conto dei gravissimi pericoli per la vita di tutti...Si...un tempo era diverso. Molte cose si sono perse con l'arrivo della rete ma grazie ad essa molte persone riescono oggi ad inontrarsi! Spero tanto che ognuno di noi riesca a dare quel piccolo contributo per un mondo migliore, per la difesa della natura, della vita, della pace e dell'amore! Un mondo diverso potrebbe non essere un sogno! Ti abbraccio con tanto affetto!

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olá minha querida, só mesmo um coração de anjo poderia estar preocupada com todos estes flagelos.
Pois vamos dar as mãos e ter esperança que o Messias volte mais uma vez, para tocar os corações das altas entidades de todo o mundo. E todos juntos ainda podemos recuperar um pouquinho do nosso Planeta.
Beijinhos de luz em seu coração.

Psiquismo Desmistificado disse...

Olá minha querida
Belíssimo texto.
Infelizmente seu texto fala sobre grandes problemas e mudanças. É preocupante demais.
Também amo o clima de natal. Traz-me uma sensação de infância e ingenuidade, tão perdida no mundo
Abraços de luz

EDUARDO POISL disse...

"No fim tu hás de ver que as
coisas mais leves são as
únicas que o vento
não conseguiu levar:
um estribilho antigo,
um carinho no momento preciso,
o folhear de um livro de poemas,
o cheiro que tinha um dia
o próprio vento"

(Mário Quintana)


Desejo um lindo final de semana com muito amor, paz e carinho.
Abraços com todo meu carinho.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

BOM DIA !
Antes de mais nada estou aqui para agradecer a visita e seu comentário tão significativo para mim - belíssimo depoimento o seu. Eu ando um pouco ausente, minha conexão anda péssima, lentíssima - perco muito tempo para abrir os blogs, os mais carregados eu até desisto. Como já havia dito, eu moro dentro de um pedacinho da mata Atlãntica e o sinal aqui é muito dificultoso. Além do mais, com toda essa chuva que tem caído tenho mantido o meu computador desligado por conta dos raios, já queimei uma televisão por causa disso, aqui não tem pára-raios ( agora vê, acostumada com cidade grande, achei que no mato poderia existir um pára-raio - só eu mesma). Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no mato.
A medida do possível vou colocando as histórias, com a lentidão de sempre.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece mais uma vez a sua visita esperando que volte sempre.
Que os bons ventos soprem sempre a seu favor.
Saudações Florestais !
http://www.silnunesprof.blogspot.com

Laury disse...

___♥$$$$$$♥
_♥$$$$$$$$$$♥
♥$$$$$$$$$$$$$♥_______♥$$$$$$$♥
♥$$$$$$$$$$$$$$$♥__♥$$$$$$$$$$$♥
♥$♥____♥$$$$$$$♥_♥$$$$$$$$$$$$$$♥
♥$$♥_____♥$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$♥
__♥$$$♥____♥$$$$$$$$$♥_____♥$$$$♥
____♥$$$$$$♥___♥$$$$$$$♥___♥$$$♥
____________♥$$$$$$♥__♥$$♥_♥$$$♥
__________♥$$$$$$$$♥__♥$$$$$$$♥
_________♥$$$$$$$♥__♥$$$$♥
________♥$$$$$$♥____♥$$$$♥
________♥$$$$$♥_____♥$$$$♥
________♥$$$$♥______♥$$$$♥
_________♥$$$$♥______♥$$$$♥
_________♥$$$$♥______♥$$$$♥
_________♥$$$$♥_______♥$$$$♥
__________♥$$$$♥_______♥$$$$♥
___________♥$$$$♥_______♥$$$♥
____________♥$$$$♥
____________♥$$$$♥
____________♥$$$♥
______________♥$$♥
______________♥$♥$♥

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Buenas noches que disfrutes de un bello fin de semana Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Mensaje:
Se acerca la Navidad...abramos nuestros corazones al espiritu
navideño y compartamos la esperanza de un nuevo renacer.
Tal vez el mejor adorno de navidad es una gran sonrisa.
Brindemos por la vida, por lo bello que hay en ella
y por el hermoso regalo que representa la navidad ...
Que cada regalo este lleno de la magia
del espiritu de la navidad y compartas
el deseo de amar y ser amado....

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Laury Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ

Mariana disse...

Vim te conhecer, e alem deste texto muito interessante, gostei de outros que li.
Fico por aqui, como seguidora.
bom fim d semana
grande abraço.

Donatella disse...

hello
Thank you for visiting my blog
I am very pleased
..................
Now in our winter without snow
summer with you
greetings from Poland

Rodolfo de Jesús Cuevas disse...

Muy bello e interesante su escrito, felicidades y que podamos volver a recuperar esos valores perdidos.
¡¡¡FELIZ NAVIDAD!!!
Un tierno abrazo.
R.C.

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Salve!
Muito obrigada pela visita e por seu comentário. Hoje a conexão está dando uma colher de chá, , estou conseguindo abrir alguns blogs menos carregado e deixar o meu profundo agradecimento - é muito bom poder contar com você. Aos pouquinhos eu vou dando conta de tantos amigos, de tantos comentários e de tantas leituras interessantes que aparece. Divulgar esse imenso país com suas belezas naturais e multiplicidades culturais é a minha verdadeira intenção, afinal ninguém pode amar aquilo que não conhece, não é verdade ? Eu me apaixonei pelo Brasil aos 12 anos de idade quando li Ariano Suassuna em "O Auto da Compadecida" - Chicó foi o meu primeiro amor..Penso que falta ao povo brasileiro é esse sentimento de pertencimento, de vontade de preservar o seu espaço lutando por um mundo cada vez melhor. Vemos tantas coisas na TV, escandalos de dinheiro em cueca, em bolsas, em malas e até na meia. Se essa raça de políticos amassem o Brasil e seu povo, isso não aconteceria. Com certeza que não. Porque eles só estão pensando neles próprios, dane-se quem vem atrás : farinha pouca, meu pirão primeiro, é o pensamento de quem não tem esse sentimento de pertencimento por uma nação tão linda, tão especial. Sim, porque aqui ainda é o melhor lugar para se morar. Por isso faço questão de divulgar a nossa cultura, o nosso povo, quem sabe um dia a ficha cai...Pode até ser uma ideologia, mas acredito que o melhor caminho seja a educação, o conhecimento.
Só sei que a coisa me parece estar dando certo, porque até já andei conhecendo alguns blogs iguais aos meus, a cópia é tão grande que até o layout e o corpo de letras são iguais - assim ninguém merece...
Que a Paz e o Bem estejam sempre com você e mais uma vez muito obrigada pelo seu carinho para com o meu trabalho.
Um grande abraço,
Silvana Nunes.'.
Saudações Florestais !