Domingo pude presenciar uma festa muito especial realizada na cidade de Storo, Italia (Trentino ).
Uma confraternizaçao entre os chamados alpinos.
O grupo ANA- Associçao Nacional Alpina- nasceu no final da primeira guerra mundial com um grupo reduzido de pessoas no dia 8 de julho de 1919 e mantem-se sempre fiel aos sentimentos de amor à patria, à amizade, a solidariedade e ao senso de dever.
Passam aos mais jovens valores e tradiçoes e assim defendem suas proprias raizes. Atualmente se fazem presentes em muitos paises do mundo onde haja necessidade de ajuda humanitaria.
Ostentadas no Labaro, simbolo da Associaçao, estao 213 Medaglie de ouro assim divididas:207 Medaglie d'Oro al V.M. di cui 16 a reparti e 191 individuali, conferite ad alpini inquadrati nei reparti alpini;
- 4 de valor civico;
- 1 de merito Civico;
- 1 medaglia d'Ouro C.R.I. (2003).
Existem ainda as medalhas da associaçao que nao estao aqui representadas (115 Medaglie d'Oro al V.M.) conferidas aos alpinos nao enquadrados nos grupos.
A associaçao A.N.A. foram conferidas também uma medalha de prata por Merito Civile pelo que fez na Italia e no exteriorpelos hospitais de campo e uma de Bronze ao Merito Civile pelos interventos da Protezione civile na Armenia e in Valtellina.
Dessa associaçao nasceu a chamada Protezione civile - que conta com pelo menos a 14000 pessoas) e ja atuaram em diversas partes do mundo como Vajont (1963), al Friuli(1976/'77), dall’Irpinia (1980/81), alla Valtellina (1987), all’Armenia (1989), all’Albania a favore dei kosovari (1999), alla Valle d’Aosta (2000), al Molise (2002), nell'Abruzzo terremoto (2009-'10) - con i volontari dEm 2009 a Associaçao nacional Alpina contava com quase 400 000 socios, com 81 seçoes na Italia, 31 em varios paises do mundo e mais 7 grupos autonomos Canada, Colombia, Romania e Bulgaria) .As seçoes se articulam em 4337 grupos.
O respeito aos mortos em combate durante as guerras e o sentimento de amor à sua terra, principalmente às montanhas onde vivem é comovente.
Musicas cantadas pelo coro
Rè di Castello deixam a missa ainda mais comovente. .
Flores aos mortos e desaparecidos em combate.
Hoje tem a paz como ideal e como objetivo minorar o sofrimento das pessoas quando em momentos de tragedias fome ou qualquer outro tipo de necessidade.
Fazem-se sempre presentes intervindo em situaçoes dramaticas como terremotos ou outras tragédias naturais ou mesmo de guerra ou fome, sejam elas nacionais ou internacionais.
O chapéu é o elemento mais representativo dos Alpinos. Ele é composto de muitos elementos para representar o grau, o batalhão de regimento, e a associação da especialidade. O chapéu é um símbolo sagrado para a montanha, feito de de feltro preto tem um cone truncado com uma cúpula arredondada e abas largas, os lados tinha um cocar tricolor, e por detrás desta roseta, por excelência, o elemento distintivo do Alpini, uma caneta . A versão mais recente do chapéu foi introduzido em 1910.
Depois de prestar as homenagens e desfilarem pelas ruas com banda de musica portando bandeiras e estandartes, fazem a confraternizaçao com almoço entre os socios.
Comida boa, vinho e muita alegria de estar entre amigos . A festa continua com musicas e até um baile para quem quiser se divertir um pouquinho mais.
Assim sao os alpinos, sempre em alerta para qualquer eventualidade e prestar ajuda a quem necessita.
4 comentários:
Caramba! Eu viajo sem sair do lugar vendo essas fotos. Adoro esse tipo de arquitetura e esses costumes costumeiros.
::: (\\_(\\
*: (=“ :“) :*
•.. (,(““)(““)¤°.¸¸.•´¯`» Buenas noches espero estes bien, pase a saludarte a tu bello blog y a desearte un lindo fin de semana, gracias por estar siempre acompañandome en mi rincon, besitos y que Dios te bendiga.
Lindas fotos. Bjs Travelling
Bom dia Angel,
Adorei seu post!
Meu avô era Alpino, e me emocionei lendo e vendo suas fotos.
Parabéns e obrigado!
Ah mais uma coisa...sabe onde posso encontrar o chapéu alpino, já rodei essa internet toda e não encontro!
Para homenagear meu avô...
Obrigado mais uma vez,
Raphael Battisti
(rbhenrichs@gmail.com)
Postar um comentário