Dia 5 visitei lugares lindos onde as montanhas imponentes exibem toda sua beleza seja nas cores do outono ou nos picos nevados.
Mas se hoje me parece assim, um dia no passado, elas foram desafios para muitos bravos soldados que defenderam com suas vidas sua patria.
Depois uma visita à cidade de Bezzeca, cidade onde ocorreram alguns fatos importantes da Italia. Aqui se desenvolveram algumas batalhas pela independencia da Italia. Em 1866 sob o comando de Giuseppe Garibaldi e depois em 1914 quando da primeira guerra.
Na primeira guerra soldados italianos espreitavam estas montanhas de onde vinham os austriacos e ali muitos perderam suas vidas.
Ainda hoje se podem visitar as trincheiras e galerias onde ficavam os soldados à espera dos inimigos e se protegiam dos ataques.
Senti arrepios so de estar ali e imaginar o que viveram aqueles rapazes num lugar escuro, frio e umido, ouvindo os canhoes e sempre alertas ao ataque.
Hoje o lugar é uma espécie de museu a céu aberto que podemos visitar e recordar os tempos dificeis de uma guerra que nao poupa ninguém.
Monumentos em homenagem aos mortos e um canhao nos faz voltar no tempo e pensar.
A todos os bravos que tombaram nesta e em todas as guerras, minha pequena homenagem e, aos homens de hoje, um pedido: que antes de pensarem em qualquer tipo de conflito relembrem todo o sofrimento das maes que perderam seus filhos em guerras.
Que as colinas e montanhas de agora nao sejam mais palco de batalhas mas lugares para serem apreciados pela sua beleza.
Sejamos também nos como as estaçoes do ano.
O outono lança as folhas ao solo e assim prepara as plantas para suportar o inverno e poupadas possam renascer mais fortes na proxima primavera.
8 comentários:
hola, Angel! un maravilloso post. Me ha gustado mucho, porque yo que he estudiado en el Piamonte,(TorinO, Cuneo, etc.) siempre me ha llamado la atencion, lo respetuosos que son los italianos con sus monumentos y sus muertos, el Piamonte esta lleno de monumentos conmemorativos de las 2 guerras y me llama la atencion que en muchos aun se depositan ramos de flores de los ciudadanos. Encambio aqui en España la cosa es diferente no hay ese sentimiento patriotico o nacionalista.Es una pena.
Hola Angela!
Bellísimas fotografías, lugares de ensueño.
Saludos!!
RoB
Data histórica e importante para a humanidade. A sequência das fotos é ótima, e os textos, verdadeiros.
Um beijio, Angel.
(Quanto tempo, né? :_)
Grandes fotos, lindo cenário tudo e tão encantador. Você é um fotógrafo muito bom. Abracos
Extraordinar, aceste date nu trebuie uitate, iar urmele nesterse de ani trebuie sa ne aminteasca unde a gresit omenirea, fiindca tare mi-e teama ca relele au o ciclicitate istorica!
Uma bela homenagem
em jeito de reportagem fotográfica!
Beijocas
hola Angel,
preciosas fotografías.
Me quedo con la primera, las montanas!
Te visito también para que recojas el premio Sol en mi blog de Premios Regalos y Sonrisas. Felicidades^^
un abrazo^^
Amiga Angel:Tú nombre lo dice todo,
Gracias por esta belleza de entrada que Dios nos regaló y espero que el hombre sepa respetar y cuidar.
Son unos paisajes para reflexionar,para contemplar y ver la grandeza que tenemos en nuestro Planeta.
Gracias por tu cariñoso comentario en mi blog y estás invitada a un cafetito.
Besitos Victoria
Postar um comentário