terça-feira, 28 de outubro de 2008

Artista Brasileira

Gostaria, hoje, de homenagear uma artista brasileira.
Uma pessoa de um encanto pessoal extraordinário e, que tive a honra de conhecê-la no mês passado.
Sabemos que em nosso país ainda temos muitos problemas em várias áreas, mas também ninguém duvide que este país tem talentos e gente boa em todas as áreas.
Divido com vocês um pouco da história dessa brasileira.







Fonte: Capital do Pantanal - 22/11/2007 - 10:47
Por Henriqueta Pinheiro - Atualizada às 11:32hs

Izulina Xavier recebe título de cidadã sul-mato-grossense
Assembléia entrega título de cidadã sul-matogrossense a Izulina Xavier. A comenda proposta pelo deputado Jerson Domingos(PMDB) foi entregue nesta quinta-feira(22) à Escultora, que nasceu no Piauí, mas, escolheu Corumbá para viver...
Giuliano Lopes/AL

Izulina também é escritora e já lançou seis romances
Corumbá(MS)- A artista plástica Izulina Gomes Xavier, radicada em Corumbá há 63 anos recebeu nesta manhã(22) no Plenário Julio Maia da Assembléia Legislativa, o Titulo de cidadão sul-mato-grossense. A outorga foi oferecida pelo presidente daquela Casa de Leis Deputado Estadual Jerson Domingos (PMDB). É uma figura extraordinária de artista e cidadã", destacou Domingos.

Bastante emocionada, falando em nome da mãe, Beatriz Gomes Xavier Frandoly agradeceu o título e o reconhecimento da artista plástica como cidadã sul-mato-grossense.

Izulina de 82 anos é natural da cidade de Simões no Estado do Piauí e até hoje continua trabalhando no que mais gosta: as artes plásticas. Atualmente se dedica ao projeto de construir painéis sobre a história de Corumbá, a cidade que escolheu para viver ao se casar com o pernambucano José Xavier, funcionário da Sociedade Brasileira de Siderurgia. A obra está sendo feita nos muros do terreno ao lado do Art Izu(como ficou conhecida a casa da escultora) há seis anos e contará a história local desde a chegada do navegador português Aleixo Garcia em 1543 até 2000.

Para quem não sabe a artista também é escritora e já publicou seis romances, sendo que o mais recente é “Amor de Fronteira” (1994) que virou peça de teatro. Também escreveu cinco folhetos com História de Cordéis e um conto infantil.

A habilidade artística de Izulina começou a despertar em 1982 por meio de uma promessa religiosa. Devota desde criança de São Francisco de Assis, ela recorreu ao santo alcançar uma graça. Com o pedido atendido, ela teria que construir uma estátua do santo em frente a sua residência. Como não tinha dinheiro para pagar um artista resolveu que ela mesma faria a obra mesmo não tendo noção do que era trabalhar com concreto em peças grandes.

Desde então a escultora já produziu peças como “Monumento as três Forças Armadas( no Jardim da Independência), Cristo Redentor (entrada do bairro Cristo Redentor), Soldado Desconhecido(quartel do 17° Batalhão de Fronteira), Cristo Rei do Pantanal e Via Sacra com 72 estátuas(ambas no Morro do Cruzeiro), Nossa Senhora do Pantanal (Igreja São Vicente), Nossa Senhora do Carmo (Forte Coimbra), Águia (no topo da Casa Vasquez, ladeira José Bonifácio.

A artista também tem obras em Três Lagoas (Cristo de 12 metros), Ladário (Busto de Miguel Couto, Irmã Rebola, e Painel do Porto de Corumbá no 6° Distrito Naval). Nos municípios bolivianos de Puerto Suarez na Bolívia construiu São Francisco, Madonna, Soldado Desconhecido, São Miguel e um Anjo e em Puerto Quijarro foi responsável pelo São Francisco, Cristo, Virgem Maria e Sagrado Coração de Jesus.

A casa da escultora já se tornou um atrativo turístico e fonte de estudo para muitas escolas. Ela explica que, muitas pessoas questionam porque ainda continua trabalhando ao invés de viajar e descansar, e ela responde: “esta é a minha missão, quero deixar um legado, meu testemunho de vida”.

3 comentários:

Unknown disse...

Existem brasileiro(ª)s fantásticos, gênios mesmo, pena que não são divulgados e muitas vezes não damos o devido valor.
Não conhecia esta senhora, mas pela amostra deve ser sensacional as coisas que ela faz.
Abraços

Sonia Regly disse...

Amiga,
Precisei mudar o link do Compartilhando as Letras,gostaria que vc atualizasse o seu para receber as atualizações dos Posts,novo endereço de link:

http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/

Meus Detalhes Vividos disse...

Angela que linda homenagem :)... fiquei curiosa para conhecer estes lugares :).. vamos juntas :)???

Deve ter sido uma emoção enorme conhecer quem admiramos.... eu gostaria muito de ter tido a oportunidade de conhecer o poeta Mário Quintana.... sou apaixonada por sua biografia e por suas obras, me espelho e inspiro muito nele :).

Beijãooooooooo Enorme Em Seu Coração... Gosto Demais De Você :)!