domingo, 12 de outubro de 2008

A origem dos sobrenomes


Quando conheço alguém a primeira coisa que me ocorre é perguntar o sobrenome.
Saber se tenho algum parentesco ou se conheço alguém com sobrenome igual me faz parecer mais íntima, mais segura... coisa de gente curiosa ou, sei lá, de gente mais antiga...
Mas a origem dos sobrenomes é bastante interessante e sempre me interessou.
Antigamente as pessoas recebiam apenas um nome pelo qual eram chamadas...
Como as comunidades eram pequenas era perfeitamente possível viver assim.
A primeira forma de nome foi inspirado na própria natureza, com os elementos da natureza. Quem não se lembra dos filmes onde é comum entre os indígenas nomes de aves e pássaros.
Nos famosos "Bang-bangs" os índios americanos tinham nomes como Touro Sentado, Cabeça de Águia...
Na história da civilização européia, de onde vem a minha família, foram os romanos os primeiros a identificar as pessoas, principalmente os nobres. As identificavam pelo castello ou casa nobre.
O Imperador Caio Júlio César se chamava assim porque Caio era o primeiro nome, Julio era a identificação da família e César era identificação pessoal.
Os romanos foram os primeiros a usar nomes triplos.
Depois isto passou também para as castas inferiores da população.
Os indivíduos começaram a ser distinguidos pela região ou cidade onde moravam, exemplo Antonio Di Marche, Giorgio di Siena...
Acontece que a população crescia e havia mais de uma pessoa com o mesmo nome morando em uma mesma região ou cidade.
Assim começaram também a usar características pessoais como Rossi (da família dos ruivos-vermelhos), Grassi (da família dos gordos) , Moretto (se eram morenos) ou a usarem a profissão como forma de identificação.
Quem trabalhava como ferreiro podia ser chamado Ferro, Ferraio, Ferrarezzi, Ferrari etc...
Uma pessoa podia ter vários fatores que a identificavam: Antonio Rossi di Siena.
Nasciam assim os sobrenomes.
Depois de uma certa "anarquia" entre os séculos XII e XV é no Concílio de Trento (1545/1564) que se tornou obrigatório aos padres (porque eram nas paróquias que se fazia o assento nos livros, por ocasião do batizado) registrarem as pessoas com nomes e sobrenomes para evitar consanguinidade e também para transferência de herança.
Na Itália entre os sobrenomes mais comuns estão Rossi e Ferrari.
Embora sendo o chinês, o povo mais populoso do planeta, é na China que encontramos o menor numero di variações do sobrenome.
Cerca de 3000 são amplamente difundidos e só 200 são sobrenomes duplos.
Os quatro sobrenomes mais difundidos na China são: Zhang, Wuang, Li e Zhao.
Quase 100 milhões de chineses tem o sobrenome Zhang.
Para diferenciá-los usam as características pessoas.
Na Europa a presença dos bárbados também influenciou os sobrenomes. Assim o sufixo "son" passa a fazer parte do nome, exemplo: Johnson, significa Filho de John. O Pai se chamava John então o filho dele é Johnson.
O mesmo acontece con os sobrenomes de origem eslava. O sufixo vic - Petrovic, filho di Petro.
Entre os portugueses encontramos muitos sobrenomes como: Pinheiro, Carvalho, Machado, Oliveira...
Motivo: por ocasião da perseguição aos judeus, muitos se refugiaram em Portugal e mudaram seus sobrenomes. Mas para serem recolhecidos na comunidade judaica tomaram para sí elementos da natureza, principalmente relacionados às florestas. Era uma forma de manter-se fiel à sua origem e ao mesmo tempo oculto dos seus perseguidores.
E você? Sabe a origem do seu sobrenome? Tem curiosidade?
Eu acho um assunto muito interessante...



2 comentários:

Meus Detalhes Vividos disse...

Tarde Angela;

Muito interessante seu post, muito mesmo... eu sei a origem do meu nome e do segundo, agora do meu Sobrenome nunca achei, até porque acho que não existam muitas pessoas com o sobrenome Manzaro.... Beijão e fique com Papi Do Céu e Seus Anjinhos :)!

Unknown disse...

Ola Angel

Retribuindo a visita e agradecendo o comentario feito no meu blog. Mais tarde volto com mais calma.

Um abraço e boa semana