sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Finados





Dia 1º de novembro: dia de todos os Santos.
Ou seja:dia de celebrar todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.
Dia 2 de novembro: dia de finados.
Ou seja dia de celebrar todos os que morreram e não são lembrados na oração.
O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.
É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.
É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.
Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio.
Mas estou aqui a me lembrar de como os costumes mudam. Agora então com uma velocidade imensa.
Quando era criança (nem faz tanto tempo assim ... foi no século passado... rsrs), as pessoas iam aos cemitérios, no dia de finados, literalmente para chorar seus mortos. Com semanas de antecedência começavam os preparativos.
Faziam,em casa, coroas de flores de papel. Geralmente de papel crepom nas cores amarela e roxa.
Pra mim, parece ser a cor dos defuntos porque, nos velórios, os caixões também eram de tecido roxo enfeitado com galões amarelos.
Havia também sempre 4 velas enormes que iam queimando até se findarem como se fossem lágrimas escorridas e deixavam no ar um cheiro misto de flor e de cera, inconfundível.
Mas voltando às coroas... elas eram até alvo de competição.
Muitas pessoas iam ao cemitério para ver de quem era a coroa mais bonita, mais enfeitada...
Haviam pessoas especializadas em fazer tais coroas e faturavam nesta época, tais como os floristas hoje e também um monte de vendedores ambulantes.
As coroas eram penduradas nas cruzes dos túmulos e ficavam lá até desbotarem pelo sol ou se desmancharem pela chuva.
Os mais ricos compravam coroas de flores de lata que duravam o ano todo.
Até na morte vemos as "castas" sociais.
Temos os túmulos ricamentes ornamentados com estátuas de anjos e santos em bronze e verdadeiras capelas recobertas de mármore ou granito.
Depois, vemos os mais simples, capelinhas caiadas ou túmulos recobertos com ladrilhos e, finalmente a turma da cova rasa, com direito a uma cruzinha, uma identificação e olha lá...
Os parentes dos defuntos mais ricos geralmente vão aos velórios de óculos escuros para disfarçar possíveis lágrimas, os pobres não as escondem e até fazem showzinho a parte...
Agora as coisas estão um pouco mudadas, pelo menos na cidade onde moro.
Dia de finados virou atração.
É dia de alegria, de encontros, de sorrisos e show aéreo. Sim senhor, "SHOW AÉREO".
Temos um novo cemitério, particular e muito bonito por sinal, que no dia 2 de novembro faz show aéreo com paraquedistas saltando para dentro do campo santo e outras coisas mais.
Uma festança!
Aliás, todo dia é dia de alegria alí.
Aos finais de semana, casais de namorados vão se sentar nos bancos dos jardins que tem lá dentro, pais levam os filhos para brincar no playground, turistas o visitam para ver o mini zoo e as carpas que nadam pacificamente no lago artificial.
O local é mesmo inspirador. Faz jus ao nome :"Paraíso da colina".
Sabe que dá até uma invejazinha de quem lá faz seu descanso eterno?
Não se pode dizer que ali eles têm companhia somente no dia de finados.
Pois é, as coisas mudam.
Só espero que os vivos ainda se lembrem que os mortos também precisam de uma oraçãozinha de vez em quando, mas esta não precisa ser exatamente no cemitério, pode ser em qualquer lugar, pois se o seu corpo está lá sob a lápide, seu espírito certamente ainda vive dentro do coração daqueles que os amaram em vida.
Eu sei, pois é aqui dentro do meu peito que mora, há 43 anos, minha mãe, há 6 meu pai e, também tantos outros parentes e amigos que já fizeram sua viagem.
Ainda converso com eles e espero que quando chegar o grande dia da minha viagem eles estejam na estação, esperando-me chegar, para finalmente matarmos as saudades.

5 comentários:

Meus Detalhes Vividos disse...

Tarde Angela, como vai querida ???

Vai achar um tanto quanto estranho... mas eu adoro ir no cemitério, acho um lugar de muita Paz ( para quem sabe buscar somente ela)... não vou somente no dia de finados, também vou em outras épocas do ano... sinto muita falta dos meus avós, e como vc disse não precisamos estar no cemitério para fazer uma oração de luz... eles sempre irão morar em nossos corações e como vão morar :).... não sou uma pessoa que gosta de despedidas, nem quando encontro amigos e tenho que dizer até logo, não gosto messssssssmo.... soa como um nunca mais vou te ver. Tenho que aprender a me desprender um pouco mais, não é :).


Fique com DEUS e Beijos em Seu Coração Amiga :)...

Sonia Regly disse...

http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/

Esse é o novo endereço do Compartilhando as Letras.Gostaria que vc linkasse esse novo endereço para eu não aumentar meu ranking no Blogblogs e para vc continuar recebendo as atualizações do Blog.

Sonia Regly disse...

http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/


Esse é o novo endereço do Compartilhando as Letras.Gostaria que vc linkasse esse novo endereço para eu não aumentar meu ranking no Blogblogs e para vc continuar recebendo as atualizações do Blog.

Nilson Barcelli disse...

É precisamente por isso que não vou ao cemitério no dia 1 de Novembro.
Aquilo é uma feira de vaidades...
Mas tenho 364 dias livres...
Excelente post, gostei da abordagem.
Beijinhos.

Sonia Regly disse...

Angela,
Mude por favor o enderço do Blog, para vc continuar recebendo as atualizações. Se vc linkar o novo endereço meu ranking não aumentará no Blogsblog.Beijos
LINK NOVO:http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/
Obrigada!!!!