sábado, 18 de outubro de 2008

Unidade na dualidade


Tudo flui", dizia Heráclito ( O mais eminente pensador pré-socrático, por formular com vigor o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas particulares e transitórias. Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa (o Lógos), regedora de todos os acontecimentos particulares e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, "como a do arco e da lira").
Tudo está em movimento e nada dura para sempre. Por esta razão, não podemos entrar duas vezes no mesmo rio". Isto porque quando entro pela segunda vez no rio, tanto eu quanto ele já estamos mudados.
Ele também nos chama a atenção para o fato de que o mundo está impregnado por constantes opostos. Se nunca ficássemos doentes, não saberíamos o que significa a saúde. Se nunca tivéssemos fome, não experimentaríamos a agradável sensação de saciá-la depois de uma refeição. Se nunca houvesse guerras, não saberíamos o valor da paz, e se nunca houvesse inverno, não poderíamos assistir a chegada da primavera.
Tanto o bem quanto o mal são necessários ao todo, dizia Heráclito. Sem a constante interação dos opostos o mundo deixaria de existir.
"Deus é dia e noite, inverno e verão, guerra e paz, satisfação e fome". Para ele, Deus - ou o elemento divino- é algo que abrange o mundo inteiro, se manifesta na natureza em constante transformação e crivada de opostos.
No lugar da palavra Deus ele emprega com frequência a palavra logos, que significa razão. Mesmo quando nós, homens, não pensamos da mesma forma ou não possuímos a mesma razão, deve existir uma espécie de "razão universal", que dirige todos os fenônenos da natureza, havendo assim uma unidade, um todo.
Esta "alguma coisa" que era subjacente a tudo ele chamava de "Deus" ou de "logos". (do livro: Diário de Sofia)

Seja como for, cada um ao seu tempo, de acordo com suas experiências, tentou achar um significado para nossa existência.
Cada um tentou explicar o mundo ou o homem. Alguns creem que "Deus" não existe, outros que tudo depende da vontade "dele".
Uns dizem que "Deus" está no céu, outros que "Ele" vive dentro de nós.
Quando era criança pensava: como pode Deus ser 3 pessoas em uma só? A "Santíssima Trindade". Como pode estar em toda a parte se o mundo é tão grande?
Depois, já adolescente, me perguntava: Deus existe mesmo? Então porque deixa orfãs muitas crianças levando suas mãezinhas? Por que permite que existam guerras?
Hoje me questiono: Por que o ser humano ainda não conseguiu enxergar que o mal e o bem dependem somente de suas próprias ações?
Quando fiz Cursilho, uma frase ficou marcada em minha mente: Você só é capaz de dar aquilo que você tem.
Se teu coração está cheio de amor, então você é capaz de dar amor, se está cheio de ódio não tem como oferecer outra coisa.
Vejo, que cada dia mais, os corações estão cheios de cobiça, inveja, prepotência, falsos valores...e que cada dia mais passamos isto às nossas crianças e jovens...
E depois reclamamos: Essa juventude não tem mais jeito!!! Essas crianças estão impossíveis!!!
Creio que precisamos fazer uma pausa para refletir.
Buscar a unidade na dualidade.
Ignorar o mal não é a solução. Achar que Deus proverá, também não.
Está na hora de sermos honestos primeiramente com nossos corações. Parar para ouví-lo e, quando agirmos, pensarmos antes se aquilo que vamos fazer aos outros gostaríamos de receber da mesma forma.
Já nos dizia São Francisco: é dando que se recebe. Vamos dar as mãos e doar nossos corações repletos de amor puro e verdadeiro, encher nossas mentes com valores e agir com integridade.
Será que Heráclito não tinha razão?
Já vivemos muito tempo e sabemos exatamente distinguir o bem do mal... sabemos que o bem é muito mais prazeroso que o mal, mas insistimos em fazer as coisas da maneira errada, visando lucros, status, notoriedade... e recebemos de volta: insegurança, desamor, inveja, traição e tantos outros males.
Ou será que você pensa como Parmênides que dizia que "nada pode mudar"?
Eu sou mais Heráclito: "tudo se transforma".

Um comentário:

Carlos Henrique Leda disse...

"Por que o ser humano ainda não conseguiu enxergar que o mal e o bem dependem somente de suas próprias ações?".
É tão simples!!! É só se tornar responsável por nossas ações. Nada que uma educação não resolva, umas palmadas, uns não, umas quedas não resolva.
Mas enquanto tratarmos dificuldades como problemas e não como oportunidades, continuaremos a ter uma sociedade de coitadinhos