segunda-feira, 29 de março de 2010

Mulheres contemporâneas

 jarro

O texto abaixo recebi por email e  trazia como autora Lya Luft (embora Mylla me avisou hoje que o texto não é dela)..

Devo dizer, porém, que concordo plenamente com que está escrito.

Brilho no olhar e juventude são ações internas.

De nada adiantam cirurgias se dentro está tudo morto.

A vida deve ser vivida e quando não estamos felizes é hora de darmos uma guinada.

 Cópia de Serras gaúchas  fevereiro março 2010 383

“Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo .
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'

Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.

A fonte da juventude chama-se "mudança".

De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...”

19 comentários:

Mari disse...

Oi Angel,

"Quem dá brilho ao olhar é a vida
que a gente optou por levar. "

Já conhecia o texto mas fazia tempo que tinha lido, é sempre bom reler o que nos faz bem.
Gostei daqui e decidi ficar!
Boa semana!
bjs
Mari

Eduardo Montanari disse...

Também concordo com tudo que li no texto. E também vejo tantos jovens que dizem se sentir velhos e cansados. O que prova que a juventude e a vontade de viver vem mesmo de dentro de nós. Acho que tudo está dentro de nós.

Mylla Galvão disse...

Ei Angel,
Passei aqui para duas coisinhas...
Uma para te convidar para uma brincadeirinha no Ideias...Tem a ver com Anjos... Vamos lá?

A outra tem a ver com esse texto q vc recebeu por e-mail como sendo da Lya Luft!
Na verdade esse texto não é dela! Ela escreveu sobre esse artigo aí! Um esperinho escreveu isso aí e colocou como sendo dela mas não é.
Sou assinante de Veja e ela pediu a todos q quando encontrassem esse texto como sendo dela, avisassem os amigos...
A Vó Rô tb cometeu essa gafe literária e eu a alertei...

Então? Bora participar da brincadeira?
Estou te esperando lá!
Bjão

franciete disse...

Oi minha querida, primeiro que tudo quero dizer que ainda não tinha tido um tempinho para vir comentar, porque fiquei sem ânimo, e depois faltou-me a Internet, então só agora aqui estou. Mas da sua postagem pouco tenho a dizer, só que é no seguir em frente, que temos vontade de olhar a traz e ver o tempo que se perdeu com quem não valia a pena. E dizer mude sempre porque quem muda Deus ajuda.
Em seguida quero agradecer o colo, que ao longo de todo este tempo me tem dado, e que bem que ele me sabe , que reconfortante sentir o ombro amigo que nos ampara.
Do fundo do meu coração o meu mais sincero obrigado.
PS: hoje me lembrei muito de você, estive com uma advogada dai de Santos, que está cá desde 2000 falei de si, e foi tão bom falar com ela imaginando você.
Beijinhos de luz e paz no seu doce coração amiga

Fernando pannone Pessoa disse...

che la Pasqua porti tanta luce e gioia per te, per me e per tutti.

Fernando pannone Pessoa disse...

Un augurio di buona Pasqua. da Fernando.

Sonia Schmorantz disse...

Páscoa...
É ser capaz de mudar, 
É partilhar a vida na esperança, 
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente, 
É viver em constante libertação, 
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida, 
É investir na fraternidade, 
É lutar por um mundo melhor, 
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço, 
É uma nova chance para melhorarmos 
as coisas que não gostamos em nós, 
Para sermos mais felizes por conhecermos 
a nós mesmos mais um pouquinho. 
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.
Feliz Páscoa!
Um abraço

Fernando pannone Pessoa disse...

Bungiorno Angel e buon venerdi' Santo....

franciete disse...

Meu anjo amigo, vou sair para passar este dia com as minhas sobrinhas, mas passei aqui para te desejar uma feliz sexta-feira Santa, com beijinhos de luz em seu coração.

Marcia M. disse...

oi angel as vezes me perco daqui mas
ja coloquei seu link no blog pra no me perder mais,saudades feliz pascoa!!!

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Amiga.

Sinto que existe
uma cobrança grande para cuidarmos do corpo,
quando o certo era
cuidarmos da alma.
Talvez assim fôssemos mais felizes
e encontrássemos em tudo
mil sentidos.

Que os sonhos sempre existam em ti.

Paola disse...

Angel Olá meus queridos como você está?
Espero que sim!
Desculpe o meu esconderijo, mas overworked lately'm!
Você queria que eu postei o poema para o Dia da Mulher?
Se você está enviando o e-mail!
Deixo-lhe muitos votos de uma Feliz Páscoa para você e sua família e é um dia de paz da paz!
Se você gosta do "Scrigno dei Tesori" há um pouco de reflexão para o futuro esperando por você ...
Bacioooooooooo beijo!

Fernando pannone Pessoa disse...

Buona Pasqua Angel

EDUARDO POISL disse...

O que posso desejar para você?

Que as verdadeiras amizades continuem eternas
e tenham sempre um lugar especial em nossos corações.
Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas.
Que as alegrias estejam sempre presentes
e sejam festejadas por todos.
Que o carinho esteja presente em um simples olá,
ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente.
Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades,
novos amores, novas conquistas.
Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida,
apontando o caminho correto.
Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor,
sejam retiradas de nossa vida.
Que aquele que necessite ajuda encontre
sempre em nós uma animadora palavra amiga.
Que a verdade sempre esteja acima de tudo.
Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças.
Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano.
Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade.
Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta.
Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores.

Feliz Páscoa

Um abraço do amigo Eduardo Poisl

Cris Michelon disse...

"Desejo a você e todos seus familiares uma excelente Páscoa!"
♥.•:*¨¨*:•.♥ Beijos mil! :-) ♥.•:*¨¨*:•.♥

Paulo Tamburro disse...

ANGEL,

O BLOG "COMO ERA FÁCIL FAZER SEXO"

CONVIDA VOCÊ PARA O RENASCIMENTO

DO AMOR ROMÂNTICO.


A CRÔNICA É : DA TROMPA DE EUSTÁQUIO À TROMPA DE FALÓPIO, OU SIMPLESMENTE BOLERO.

DEPOIS QUE VOCÊ PASSAR POR LÁ, DÊ UMA PASSADA NO MEU OUTRO BLOG,

"HUMOR EM TEXTO", POIS AS GORDAS GOSTOSAS (RS) MERECEM NOSSO CARINHO.

Mais tarde quando você sentir saudade do bolero, acesse:
http://www.youtube.com/watch?v=yEvesEeFsTc&feature=related


UM ABRAÇÃO CARIOCA.

Unknown disse...

Meu bem estou mais uma vez preocupada volte logo me dê noticias,
adoro você linda eu sei que sou chata mas quero ver você bem e ter boas noticias.
Beijinhos de luz e paz.

Luciano Braz disse...

Otima leitura, reflexiva.
Claro que o fato de estar no meio de 250 mulheres de todas as raças e credos já algo no minimo instigante, mas a reflexão por ti estimulada faz um bem danado ao senso critico.
Não lembro agora quem foi o autor da idade das trevas que citava que o homem não é um ser passivo da vida, o que no seu duplo sentido cai como uma luva a sua concepção de que e repetição por si só norteia algo em decomposição (trocando as palavras rs).
Adorei a leitura.
obrigado.
pensarei com mais cuidado sobre esta estamos correria atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'.

Abraços
Luciano

Luma Rosa disse...

Este texto se não for da Lya Luft é da Martha Medeiros! (rs*) São as autorias que constam na web, mas creio ser da Lya. Conheço bem os textos da Martha.
Não sei se acredito em mudanças radicais de uma hora para a outra. Acho que todos os dias, sutilmente, vamos embutindo pensamentos e amadurecendo sem perceber. A decisão, seria a grande mudança? (rs*) Boa semana! Beijus,