domingo, 22 de novembro de 2009

Duas estrofes

À memória de João de Deus

Ahi! ciechi! il tanto affaticar che giova?

Tutti torniamo alia gran madre antica

E ii nostro nome appena si ritrova.

cidade Franciete 5
Petrarca

A queda do teu lírico arrabil
De um sentimento português ignoto
Lembra Lisboa, bela como um brinco,
Que um dia no ano trágico de mil
E setecentos e cinqüenta e cinco,
Foi abalada por um terremoto!
A água quieta do Tejo te abençoa.
Tu representas toda essa Lisboa
De glórias quase sobrenaturais,
Apenas com uma diferença triste,
Com a diferença que Lisboa existe
E tu, amigo, não existes mais!

Augusto dos Anjos.

 

Hoje presto minha homenagem aos grandes poetas do passado e também os do presente que nos encantam com suas poesias usando a blogosfera.

Escolhi este poema porque assim homenageio aos amigos de 3 países:

O Brasil porque Augusto dos Anjos era paraibano, a Itália  de Dante;  Portugal de Petrarca e tantos outros.

Abraço a todos e ótimo domingo.

10 comentários:

angela disse...

Linda homenagem.
Você se refere a qual João de Deus?
Os dois são poetas, separados pelo tempo e um deles era padre.
beijos

MARU disse...

Al fim amiga a poesia, näo têm lugar, nem tempo, nem modas, nem donos...
A poesia é universal, atemporal, de todos....
Um beijinho

Sonia Regly disse...

Linda postagem!!!Parabéns pela bela homenagem. Te convido a conhecer o Compartilhando as Letras, lá é recheado de poesias.
Beijos

www.compartilhandoasletras.com

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olá meu amor,

Aqui de quando em vez há alegira
Aqui de vez enquando há solidão
Aqui de quando em vez há nostalgia
Aqui de vez enquando há escuridão.

Estou a referir-me ao tempo que faz por cá, adorei ver o meu nome ai nesse espacinho de amizade.
Beijinhos de luz em teu coração.

amatamari© disse...

Grazie! Versi meravigliosi!
:-)

joo disse...

Lovely photo:)
Greetings
Joo

Unknown disse...

Ciao Angel
un abbraccio da Palermo
Evelin

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olá minha linda , boa tarde estou aqui só para te dizer que a musica do lamentos é em tua honrra.
Te desejo um dia cheio de coisas iguais á tua pessoa.
Beijo de luz meu bem.

O mar me encanta completamente... disse...

Saudades querida,
Fico feliz demais ao ver sua obra literária...
A net só tem a ganhar com sua presença e escritos dignos
do grande poeta que vc é, de fato.
Há alguns dias não vinha aqui, aproveitei e me alimentei de
uma farta porção de sua inspiração...
Hoje vim te ler, e compartilhar com você um presente:
Sou a poetisa da semana no Blog do VALTER POETA e
é claro, gostaria que lesse, e caso queira, opine.
É sempre pra mim um prazer e uma honra saber sua concepção,
sua opinião, seu parecer.

Te espero...

http://valterpoeta.blogspot.com


Beijinhos...

Glória