segunda-feira, 6 de abril de 2009

Terremoto em Aquila

 

06_MHB_mun_tremorItalia

É sempre muito triste quando fenônemos naturais causam destruição e morte, porém mais triste é descobrir que muitos destes desastres poderiam ser evitados ou minimizados.

Este foi também o caso do terremoto em Áquila, região de Abbruzzo na Itália.

Cansei de assistir a filmes onde muitas pessoas morreram pela soberba de alguns, que por algum motivo não ouviram o alerta de pessoas especializadas no assunto. 

Filmes copiam e retratam, como as fábulas, personagens reais e o fazem com o mesmo objetivo: crítica. Assim foi com o filme “Tubarão”  onde, apesar do alerta dos cientistas, muitas pessoas morrem e ficam expostas ao perigo porque outros tinham interesses financeiros e, um alerta poderia tirar seus possíveis lucros. Isto também ocorre com o filme “Inferno na Torre” e poderia ainda inumerar tantiíssimos outros.

Agora, leio que um especialista em física, que mora na cidade atingida pelo terremoto na Itália alertou as autoridades locais sobre a possibilidade do terremoto devido aos fortes sinais registrados e dos mais de 200 pequenos abalos nos últimos dois meses. Mas o pior é que ele foi acusado de “brincar com assuntos sérios” e foi denunciado à polícia pelas autoridades de Aquila.

Gianpaolo Giuliani, o técnico do laboratório Nacional de Física e Astrofísica de Gran Sasso, em Abruzzo, disse que o Laboratório usa um sistema de análise chamado “Revelador Gama” e o método se baseia na emissão do gás Radom  do terreno.

Foram chamados os “principais especialistas” no assunto que concluíram  não ser possível prever o terremoto.

E agora José? como diria Carlos Drumond…

O que dizem os “especialistas”?

Sinto muito? Erramos!

E as vidas que se foram?

Prepotência, soberba…Também são pecados.

Será que estes “especialistas” conseguirão ainda  dormir tranquilamente em suas casas? Certamente eles não moram em Áquila. Aquele técnico morava e, agora está desabrigado.

Qual terremoto é pior: o físico , que abala a estrutura dos prédios  ou o moral que abala a confiança das pessoas?

Que Deus olhe por todos os que sofreram nesta tragédia e por nós todos.

 

http://oglobo.globo.com/mundo/fotogaleria/2009/8606/

23 comentários:

MARU disse...

É muito triste o que você está contando.
Mas eu acho que é muito difícil encontrar O EQUILIBRIO.
Todo mundo sabe que a costa Oeste de EEUU, está numa falla que um dia ou outro, vai ser uma catástrofe.... E alí estäo a construir as casa mais caras do mundo.
O Vesúvio, o Etna, o Teide aqui na España, etc. etc.
Nas zonas de tornados nos EEUU (que é o mais conheço...)
´E uma tristeza, Angel, mas näo sei o que é mais catastrófico, se fujir näo se sabe donde, ou ficar, y ver o que acontece...
Eu só peço que essas familias possam encontrar um pouco de caridade....de amor, de apoio...
Um beijo, AMIGA.

conduarte disse...

Pois é, infelizmente as pessoas não nos ouvem quando gritamos. Eles só nos ouvem quando alguém morre, quando uma vida é perdida, ou coisa parecida. Infelizmente a SOBERBA como vc escreve, está acima da vida.
Judiação o que aconteceu. Muito disso tudo poderia ter sido evitado. É uma obirgação do governo. Agora, gostaria de saber como fica este cientista que alertou as autoridades. Até processo criminal entraram contra ele, por alarmar a cidade em que vive... Mas mesmo ele ganhando alguma coisa, muitos perderam tudo!
Bonita sua matéria. Parabéns!
Um beijo grande e oremos por todos que estão desabrigados. Afinal, não é a primiera vez que a Itália passa por isso. Houve a destruição de Pompéia, e tanto mais. Há que se cuidar.
Boa semana, CON

Cris Animal disse...

Quando o homem desafia a natureza e as leis que a regem, não há outra saída a não ser a resposta á tudo e infelizmente, a resposta sempre é devastadora, pq estamos brincando de deuses.
Triste é que vidas se vão, como vc mesma disse, pelo descaso e pelo pouco que um ser humano sempre faz do outro.

beijo
...............Cris Animal

Anônimo disse...

Cara Angel,

Muito valioso o seu comentário sobre o terremoto, ou melhor, o descaso das autoridades pelo aviso do sismólogo, o que causou muitas mortes que poderiam ser evitadas.

Alguns comentários anteriores sequer perceberam o foco do seu artigo: a diferença entre uma catastrofe natural, inevitável, e uma catástrofe humana, evitável, que é a perda da seriedade. No caso da Itália, parece ser este um mal cada vez mais grave. Quem acompanha o noticiário sobre a Itália sabe bem como é isso. Nápoles esteve durante 14 anos em estado de emergência, com montanhas de lixo acumuladas nas ruas, poluindo o ar, a água e os alimentos, causando doenças, dentre elas o câncer.
Há mais de dez anos que a Itália registra nas estatísticas oficias a fuga de cérebros (pesquise: fuga di cervelli ou brain drain in Italy), fenômeno único entre os países desenvolvidos. Todos os demais países desenvolvidos têm uma balança equilibrada entre os cérebros que deixam e entram no país.
Talvez o sismólogo, após tanta frustração, seja o próximo cérebro a deixar a Itália... Pobre de quem precise viver em um país que esconde até mesmo alertas sobre catástrofes naturais de seu povo!

Escritora Tânia Barros disse...

Cara, infelizmente foi hoje que nos encontramos, nossos blogs, pois postei também sobre o terremoto de Áquila, que muito me comoveu como todas tragédias do tipo, ainda mais sendo uma que poderia ser minimizado o mal. Mas cá estou e vou te acompanhar. Achei bem crítico o teu blog, e teus leitores, que bom! Brasil avante!

~~(*graciete filipe*)~~ disse...

OLÁ MEU ANJO PASSEI PARA TE DESEJAR UMA PASCOA MUITO DOCINHA E COM TODA A SANTA PAZ QUE ESTA DATA ENCERRA ESTA É TAMBÉM HORA PARA MEDITAR E SE PERGUNTAR O PORQUÊ DE TODOS ESTES FENOMENOS NATURAIS, SERÁ QUE TODOS NÓS NÃO ANDAMOS A CONTRIBUIR PARA TAL?
BEIJOS EM SEU CORAÇÃO

Maysha disse...

Muito triste e revoltante esta tragédia que em certa medida poderia ter sido evitada.lamento imenso pelas vidas que se perderam.
Penso que tudo foi dito nos comentarios anteriores. Os meus melhores pensamentos estão com aquelas pessoas que sobreviveram e tão sofridas estão. Para os que partiram que a luz lhes ilumine o caminho.

Aprecio o seu blog Angel e tenho um selo para si. Vá buscar sim querida amiga?
Bejo de luz
Isa

dapazzi disse...

Una gran pena por todas esas familias que han perdido a sus seres queridos.
Yo viajo el próximo miércoles a Roma, y no puedo dejar de pensar en la tragedia tan cercana y en una fechas ta entrañables como la semana santa.

ink disse...

grazie della tua solidarietà

Jobove - Reus disse...

Il mio più profondo dolore per la miseria del terremoto, te mando un abrazo cordiale, vi incoraggio e il tuo amico Reus

MARU disse...

Querida Angel,
O meu blog foi premiado com O CORAÇÁO BRILHANTE.
Gostaria muito compartir esse premio contigo.
Você está dotada de uma grande generosidade, escreve con muito amor, é uma mulher muito especial, e por donde anda, vai levando o coraçäo sempre brilhante.
Espero que aceite.
Un beijo grande, amiga.

TECHWARE BRASIL disse...

Querida Angel,

Posto e dito! Algo surreal alimentado pela ganância dos poderosos (que estão no poder). Mas fica à duvida: Quem assume o poder será sempre corrompido? ou será que os certos de caráter, ética e moral não almejam liderar tantas comunidades carentes de tantas virtudes. Talvez, nós, os que sofremos pela incapacidade de escolher um líder comprometido com os anseios do povo, sejamos os principais culpados!

Vamos nos preocupar em eleger o ganhador do BBB9 (Big Brother). Aí sim! Algo tão verdadeiro como o valor dos mais fúteis "desastres" morais. Não que a diversão seja fútil, mas, quando há futilidade numa diversão e esta toma proporções ridículas ao essencial ao equilíbrio da vida como um todo.

Deixo aqui, vislumbrado pela sua sensibilidade, o que sugere o texto. É apenas mais um ponto a explorar.

Abraços a todos.

Roberto Ramos

Oliver Pickwick disse...

É uma tragédia. Mas prever terremotos e outros desastres da natureza por enquanto ainda não é uma ciência exata. Há muitos alarmes falsos ou equivocados nesta área.
Não dizem que a qualquer momento Los Angeles desaparecerá para sempre em um super terremoto? Na ocorrência de tal catástrofe, por certo muitos dirão: "eu não disse!".
Um beijo!

Nilson Barcelli disse...

Cara amiga, prever os terramotos é fácil.
O impossível, até agora, é prever quando acontecem.
Los Angeles, por exemplo, vai ter um terramoto arrasador. Toda a gente sabe disso. Mas ninguém sabe se é este ano ou daqui a mil anos...
Boa Páscoa, beijos.

Nilson Barcelli disse...

ps:
Não tinha visto o comentário do Oliver...

tag disse...

Piacere. Molto lieta.
Mi rallegro che ti piaccia il mio blog, e spero che ritorni spesso.
Anch' io visiterò il tuo. Io studo l'italiano ma troppo piano.
Ciao Angel

angel disse...

Agradeço a todos pelas palavras e comentários.
É sempre bom sentir que as pessoas compartilham os mesmos sentimentos, principalmente em momentos tristes como estes.
Não entendo muito de previsões de terremotos mas se quiserem saber porque este técnico diz já ser possível prever com pelo menos 6 a 24h de antecedência uma terremoto é só acessar este site.
http://www.youtube.com/watch?v=HwIevGJceJs
É uma entrevista a una emissora de TV italiana e por isto mesmo está em italiano, mas não é muito difícil entender.
beijo grande a todos e meus agradecimentos sinceros.

Vanessa Anacleto disse...

Muito triste.

Este é um comentário convite.
Como vc participou da coletiva O livro da minha vida, estou convidando para mais um evento sobre literatura em 18 de abril no Fio de Ariadne.
Visite o Fio amanhã, 08 de abril e, caso se identifique com a ideia, coloque seu nome na lista e concorra a um livro da Jorge Zahar Editor.

Abraço

Vinicius Giglioli disse...

Nice post Angel, I hope to see more like that, critical, easy, soft.


I feel proud to have you like my student.


Focous in your english lessos and in very few time I probably see posts in english here.

And for english speakers please use the google translator for while.


Hugs

Valdemir Reis disse...

Olá Angel que maravilha de trabalho, cada vez que volto para olhar"anjos sem asas", fico muito feliz, vejo um ótimo trabalho desenvolvido aqui, interessante! Parabéns pelo tema publicado, triste realidade. São Francisco de Assis costumava dizer; "Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." Por isso considero a vida uma oportunidade impar. Cada pessoa que passa em nossa vida não passa sozinha, por ser única, deixa um pedaço de si e leva um pedaço de nós. Quero de coração agradecer sua bondade e gentileza por; visitar-me, seguir e deixar comentário; agradeço de coração sua generosidade. Encontraremo-nos sempre por aqui. Obrigadooo!!! Tb quero desejar uma feliz e próspera semana. Muito brilho, sucesso e paz. Fique com Deus.
Volte sempre!
Valdemir Reis

LC disse...

Fiquei triste...
Fiquei triste com esse fato; tristeza pelos mortos, feridos e desabrigados; tristeza pela prepotência da humanidade

Anônimo disse...

Ao ler os comentários, nota-se o acúmulo de eqüivocos. Poucos perceberam a real dimensão do evitável e falam de muitas coisas, dispersando-se, perdendo o foco. Mais uma vez, galera, a questão mais grave da tragédia não é o inevitável e sim o que poderia ter sido evitado se o sismólogo fosse ouvido. Surpreendentemente, algumas pessoas defendem as autoridades italianas que denunciaram o sismólogo, porque dizem que a sismologia não é uma ciência exata. Tais pessoas assumem um postura conivente com a ignorância daqueles que negaram as previsões do sismólogo. Informem-se primeiro e escrevam depois, com conhecimento de causa, para não apoiar aqueles cuja ignorância causou tantas mortes desnecessárias! Se não existe certeza absoluta sobre um futuro terremoto, existe sim a alta probabilidade de ocorrência, definida com exatidão pelos sinais físicos, logo precauções devem ser tomadas, e, se tomadas, vidas são salvas! Ninguém nunca sabe quando um evento vai acontecer, mas quando sinais se acumulam, sabe-se que a probabilidade do evento está muito alta e precauções devem ser tomadas. É de precauções que estamos falando. É direito da população saber e dever das autoridades informar!!!

Anônimo disse...

Aos amigos da Itália, um texto muito comovente que retrata o estado das coisas e nos incita a tomar atitudes, se queremos uma Itália melhor:

Texto de Carlos Heitor Cony, publicado na Folha em 09.04.09:

A terra treme

RIO DE JANEIRO - A definição é de Federico Fellini: "A Itália é uma capela histórica, cheia de obras de arte e de papas ali enterrados". O terremoto desta semana, nas proximidades de Áquila, espantou o mundo não tanto pelo número de vítimas e pelos estragos materiais. Em outras regiões, no México, no Japão, em São Francisco (1906), em Lisboa (1755), o desastre foi bem maior. Não se trata de relativizar a tragédia. Mesmo assim, a comoção é grande.
Grande também foi a reprovação à atitude do chefe de Estado Silvio Berlusconi, que, em sua primeira aparição após o terremoto, dispensou a ajuda internacional, garantindo que os italianos são orgulhosos e capazes de, sozinhos, enfrentar a adversidade: milhares de desabrigados e centenas de mortos.
Um tipo de machismo ridículo. A ajuda humanitária provocada por um desastre de grande porte faz parte da tradição entre os povos, independentemente de seus regimes políticos e de seus estágios civilizatórios.
Não faz muito tempo, um submarino nuclear russo, o Kursk, obra-prima da engenharia naval, afundou com mais de cem tripulantes a bordo. Vários países ofereceram ajuda para recuperar os possíveis sobreviventes. Os russos dispensaram o auxílio internacional, provavelmente para garantir o segredo de alguns equipamentos.
No caso de Áquila, não há segredo militar em causa. Vi, numa das fotos do desastre, uma bela cúpula do "settecento" suspensa no ar, mas não intacta, como aquele quarto do poeta Manuel Bandeira. Acredita-se que o governo fará o que for possível e necessário para minimizar o desastre, mas não deveria esnobar a ajuda internacional
Comecei a crônica citando Fellini. Vou encerrá-la com outro italiano, Benito Mussolini: "Não é difícil governar os italianos. É inútil".