segunda-feira, 13 de abril de 2009

Simplesmente iguais!

 

rio corrente

Não muito tempo faz, pois me lembro bem, os namoros começavam com olhares lânguidos, palavras doces, toques suaves. Algumas dores se curavam com pedaços de goiabada com queijo; outras, principalmente as da alma, se recolhiam e se guardavam em gavetas e lá ficavam para sempre. Só quem as possuía sabia onde estava guardada. Amores eram eternos, principalmente aqueles não  vividos.

As mulheres cumpriam seu destino de esperar os maridos com a casa cheirosa e a comida pronta e eram felizes quando se lhes sobrava algum gesto de carinho, ou se contentavam quando não eles não saíam de casa. Era normal o homem ter outra. As “santas” estavam em casa e por elas se matava e morria, era outro tipo de amor; as da rua, eram para diversão. A esposa cabia sofrer pois era totalmente dependente do marido, financeira e afetivamente.

Hoje as mulheres reinvindicam e sabem que não são inferiores. Já não dependem de seus homens. Tornaram-se donas de sí próprias. Viver na alegria ou tristeza é decisão unicamente delas.

Alguns homens acompanharam esta evolução, aceitam e compartilham. Outros relutam, falam que são “modernos” mas na hora H revelam ainda ranços de uma atitude machista.

Acho que homens e mulheres são diferentes  e complementares. Penso que mulheres dificilmente poderão realizar tarefas masculinas pois seu físico foi moldado, ao longo dos séculos para tarefas mais delicadas. Intelectualmente, homens e mulheres também são diferentes. O modo de pensar, observar, analisar é diferente, mas o sentir é igual. E é aí que devemos nos concentrar.

Temos sentimentos. Mulheres sempre foram estimuladas a externá-los e os homens a reprimí-los. Acho que devemos estar abertos às nossas emoções, deixar fluir, acontecer.

O homem que consegue dizer aquilo que sente ganha muitos pontos em relação às mulheres. Homens sensíveis conseguem ler aquilo que sua amada diz só no olhar. Infelizmente, muitos ainda não aprenderam a ouví-las nem mesmo quando elas lhes dizem em alto e bom som.

Eu, como eterna sonhadora, ainda acredito que um dia encontraremos um meio termo. Talvez quando as mulheres conseguirem entender como pensam os homens e aceitá-los eles também as aceitarão como iguais, nem mais nem menos, simplesmente  IGUAIS nos direitos e deveres!

13 comentários:

"Libélula" disse...

Holitas pasaba a desearte una felices pascuas atrasadas, pero seguras jejeje

saludos!

conduarte disse...

Minha querida,
vc, mais uma vez, escreve tão lindamente sobre as relações tão complicadas entre o homem e a mulher.

Tudo o que relatou é a pura verdade sobre nós todos, homens e mulheres. Há agora um caminho só! O do equilíbrio entre os dois, pois, para o homem havia a parte pesada do prover tudo dentro de casa, e para a mulher todo o resto que tb não era façil e nunca foi. Só mesmo os dois se chegando um pouquinho, irão conseguir o meio termo e assim podemos continuar felizes, pois precisamos uns dos outros.
Muito lindo!
Um beijo, CON

MARU disse...

Querida Angel, eu acho que o dia em que os homens e mulheres compendam que säo diferente, nem melhor nem pior, só diferentes, porque assim, complementándose, é cuando se podem fazer coisas realmente importantes e ser totalmente felices, alcançaräo a felicidade e a plenitude da vida.

Eu acho que estamos no caminho, e as mäes têmos muito que ver nisso, pois a criança de nossos filhos está en muito nas nossas mäos.
Um beijinho, amiga

R.D.Network disse...

Hola Angal!
Es así, somos distintos pero iguales, con los mismos derechos y deberes.
Un beso grande!

RöB

Maysha disse...

Ola amiga já regressei e vim desejar uma boa semana.Adorei este texto sobre as relações entre homem e mulher. Acho que são apenas diferentes mas o caminho a percorrer é apenas um, o mesmo, com equilibrio e boa vontade consegue-se.
Beijos Angel
Isa

Lygia disse...

Oi Angel!

Que lindo seu texto... Sabe, ainda acho que as mulheres conservam a essência da submissão. Mesmo liberadas, libertadas, ainda sonham e esperam com o amor, com a proteção do homem amado... E que delícia o aconchego de um abraço e o se sentir "cuidada" segura... Ah! Acho que nasci na época errada!
rsrsrsrsrsrs

Parabéns! Adorei.

Beijos

coscienza critica disse...

OI, querida Angel
Grazie per il tuo commento nel nostro blog, ma non è pubblicato (?), lo abbiamo letto nella nostra casella di posta.
Di quale parte del Brasile sei?
ciao

Nilson Barcelli disse...

Concordo com a Angela.
Ainda falta percorrer algum caminho até chegarmos à igualdade plena, ainda que homens e mulheres sejam diferentes.
Boa semana, beijo.

Cris Animal disse...

Muito legal o post...muito mesmo. A mulher rompeu barreiras para competir que a deixaram exposta a uma situação deprimente e o homem por sua vez, calou-se e ... aproveitou a vulgarização de todo um sentimento e postura, pq era a própria babilônia em ação....anos 70...80....e caminhamos nessa direção.
Há homens que falam de sentimentos, que comungam seus sentimentos e mulheres que se dão valor, pq não são mercadoria de feira. entretanto, o que vc colocou é a mais pura verdade.

beijo, linda
..............Cris Animal

Lygia disse...

Eu disse lá no meu cantinho que temos "mais ou menos a mesma idade"!
Temos exatamente a mesma idade!!!! A mesma profissão, a mesma visão da vida!!!! Acreditamos no amor e nos anjos!!!! Será que somos clones uma da outra????????
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijos

Eva disse...

Querida, passei aqui sobretudo para agradecer seu recado por ocasião da Páscoa e pedir desculpas pelo atraso na retribuição dos votos.

beijos

LC disse...

Acho que nunca desejei tanto um ponto de equilibrio como desejo nesses dias atuais... estou carente Angel.
Olha que eu aos 29 anos já vivi os dois pontos dessa história... buaaaaaa estou sensível.
Beijos e abraços apertados.

Mylla Galvão disse...

Eu acho com sinceridade que esse dia vai demorar muito tempo ainda... Os homens dizem que somos complicadas, mas mais complicados são eles, que nem sempre entende o que sentimos e como vivemos a vida.
Belíssimo texto. Simples e sucinto.
Bjs