sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O poder da observação


Foto de Fulvio Zontini - Storo, Itália

"Voltando o olhar para a história da humanidade, constatamos que a observação tem sido importante recurso utilizado pelo ser humano em suas descobertas e invenções.
Para que todo conhecimento cumpra seu papel fundamental de favorecer a vida do ser humano, é preciso que a observação se volte tanto para o que está fora, a Natureza e o mundo, como para a realidade que palpita dentro de nós.
Essa realidade interior não pode estar dissociada do mundo que nos cerca, e nosso olhar deve conduzir a observação e a inteligência nas duas direções.
É essa observação dos fatos e coisas do mundo íntimo que nos facultará a utilização, em benefício próprio e de todos, dos conhecimentos que tenhamos adquirido.
Quando somos capazes de perceber na fisionomia do semelhante aquilo que ocorre em sua intimidade, colocamo-nos em sintonia com seu pensar e sentir, podemos ser mais bondosos em nossos julgamentos, mais estimulantes em nossas ações.
Da observação justa e inteligente surge a capacidade para corrigir os nossos próprios defeitos.
A observação também favorece a reflexão, o entendimento e o pensamento.
Devemos utilizar a observação como aprendizado lembrando que devemos sempre observar com os olhos voltados para fora e para dentro, encontrando nesse poder um dos elementos fundamentais para uma vida realmente produtiva e feliz."

Síntese do texto da pedagoga Valéria Aparecida Mendonça (Pedagoga da UFGO, Orientadora Educacional e Diretora pedagógica Geral da Universidade de Goiás), e publicado na revista Logosofia.

8 comentários:

Meus Detalhes Vividos disse...

Foto Maravilhosaaaaaaaaaa do Fulvio, estou com Saudades dele :) e que texto marcante Angel. Somente observando ao invés de falar não perdemos a essência da Vida e sim ganhamos "corações".... Beijos Querida!!!

Saudades!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito bonito e bem competente, digno de mérito, estou acompanhando, tudo bem !

Abraços
Marcos Miorinni

Anônimo disse...

Con Vivo piacere ho visto una mia foto , di un paesaggio invernale della mia valle che si avvia verso la primavera , ad accompagnare i tuoi scritti , .
Seguo sempre il Tuo Blog ,dove l' Umanità della tua anima si sente in ogni scritto.
La foto di questo paesaggio invernale ti riporta ai ricordi delle origine dei tuoi Avi.
Grazie cara cugina di questo onore di essere presente nel tuo articolo .
Un caro saluto dal vecchio continente .Fulvio Zontini

Liliana G. disse...

El día que el hombre aprenda a observar su entorno con el mismo interés con que observa su propio interior, ese día comenzará a gestarse un nuevo mundo.
Saludos.

angel bar disse...

Convite para Long Drink "Just The Way You Are" no Angel Bar. Monstros Electrónicos II, verídico... Bom Fim de Semana.

Dulce Miller disse...

Muito bom o texto e a fotografia é linda!
Beijo, Angel. Bom domingo.

LC disse...

Que bela foto...
E que delícia ler alguém falando sobre as observações com tanta propriedade. É bem verdade que captamos um monte de coisa, mas muitas vezes não sabemos o que fazer com elas...

quanto ao conto no meu blog querida, é meu sim. Lá eu só posto textos meus, eventualmente qndo quero observar algo de outros digo quem é o autor para dar os louros aqueles que realmente merece né? (rs)
Beijos

Edgardo disse...

Muito lindo artigo
Em verdade eu penso como a autora
Edgardo