quarta-feira, 15 de julho de 2009

O quinto dos infernos

Pintura Arcanjo Miguel do Lucifer; clipart desenho gratuito.

Recebi através de email.

Não creio que seja novidade mas vale a pena lembrar, justamente no momento em que se clama pela saída de um dos mais “eminentes” políticos daquela casa.

Neste “inferno” em que vivem milhões de brasileiros, que só de impostos deixam aos cofres públicos   5 meses  de seu salário,  para depois assistirem tantas maracutaias com o dinheiro público e tanto abuso de poder.

O "QUINTO DOS INFERNOS"

Durante o século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse produzido em nosso país e correspondia a 20% (ou seja, 1/5) da produção. Essa taxação altíssima e absurda era chamada de "O Quinto".
Esse imposto recaía principalmente sobre a nossa produção de ouro. O "Quinto" era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de "O Quinto dos Infernos". A Coroa Portuguesa quis, em determinado momento, cobrar os "quintos atrasados" de uma única vez, no episódio conhecido como "Derrama".
Isso revoltou a população, gerando o incidente chamado de "Inconfidência Mineira", que teve seu ponto culminante na prisão e julgamento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário - IBPT, a carga tributária brasileira deverá chegar ao final deste ano de 2009 a 38% ou praticamente 2/5 (dois quintos) de nossa produção. Ou seja, a carga tributária que nos aflige é praticamente o dobro daquela exigida por Portugal à época da Inconfidência Mineira, o que significa que pagamos hoje literalmente "dois quintos dos infernos" de impostos...
Para que? Para sustentar a corrupção, campanhas eleitorais, o PAC, o mensalão, o Senado e sua legião de "diretores", a festa das passagens, os cartões corporativos, o bacanal (literalmente) com o dinheiro público, as comissões e jetons, a farra familiar no executivo, os salários de marajás, etc. etc. etc.. Nosso dinheiro é confiscado no dobro do valor do "quinto dos infernos" para sustentar esta corja, que nos custa (já feitas as atualizações) o dobro do que custava toda a Corte Portuguesa.
E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

2 comentários:

la signora in rosso disse...

buona serata Angel, sono sempre i più poveri che pagano le tasse, perchè i ricchi trovano sempre il modo di evadere...pagare tasse che che hanno origine nel 18^ secolo, credo sia il massimo!

Alvaro Oliveira disse...

Olá amiga Angel

Depois de lido seu belo texto,
apenas tenho de dizer que no Brasil é como em Portugal e nos demais países desse mundo inteiro.
E no meu entender, o povo seja do país que for, gosta disso, porque no momento do voto, não são capazes de dizer basta! aplaudem
os lixeiros e parasitas em campanhas eleitorais, entregam-lhes o poder e depois lamentam-se.

Um beijo, amiga.

Alvaro