quarta-feira, 8 de julho de 2009

Meu tesouro

 

Imagem 001

Não tem tesouro maior que a amizade.

Os amigos verdadeiros valem mais que pedras preciosas e como tal hoje está cada vez mais raro encontrarmos.

Sou feliz porque faço amigos com facilidade. Como já tive a oportunidade de contar aqui e, cada dia mais, vejo quantas pessoas lindas de alma e coração também estão garimpando este tesouro chamado “amizade sincera”.

Mas hoje quero falar também de pequenos tesouros. Bem, pode parecer pequenos para algumas pessoas mas, para mim, são de valor  inestimável.

Muitas pessoas quando vão viajar ficam loucas à procura de souvenir e acabam lotando malas com eles como se eles fossem a razão da própria viagem.

Sou um pouco diferente. Gosto de apreciar aquilo que estou conhecendo. Sou mulher de detalhes. Cada pequeno ângulo me encanta, seja  de uma construção antiga, de uma ruína, de um palácio, de uma árvore, de uma flor, de um pôr de sol, de um lago, de uma praia…

Gosto de saber a história do lugar, as pessoas que lá viveram, as lendas, os costumes.

Gosto de saborear o gosto dos alimentos típicos e sentir o perfume de cada cantinho que conheço.

Desses lugares trago sempre uma lembrança. Uma lembrança que me remeta imediatamente ao momento em que a  escolhi. Que encha meu coração com a mesma alegria daquele dia.

Para muitos pode parecer apenas bobagens, mas essas pequeninas coisas são para mim um tesouro.

Trago:pedrinhas, folhas, flores, tickets, sementes, conchinhas…

Apresento agora à vocês um pouco de meus tesouros e conto o significado deles e depois me digam se estou errada.

 DSCF1124 Imagem 006

Praia da cidade de Porto Recanati, no mar Adriático. Ainda sinto meus pés pisando essa praia feita de só de pequenas pedrinhas. Uma massagem para o corpo e para a alma.

Angela Mix 030 Imagem 002

Este é o Rio Ádige que serpenteia por Verona. Do outro lado da margem se pode ver a Verona mais antiga, onde surgiram as primeiras construções romanas.  (Verona foi  fundada pelos celtas e depois colônia romana no ano de 89).

E este é o lugar favorito de Kátia, uma amiga que conheci através da internet. Apresentou-me Verona através de seus olhos apaixonados, olhos de quem ama sua cidade. Ela sabe tudo sobre ela, conhece cada cantinho e a história de cada lugar, afinal ela também trabalha como guia lá.

Imagine ser anfitrionada por uma pessoa assim.

Nesta margem do rio existem muitas árvores chamadas Tílias cujas pequenas flores exalam um doce perfume no ar nesta época do ano. Curiosamente as flores saem do meio de cada folha. Impossível não guardar uma delas.

chiesa di San GiorgioImagem 004

Esta é aigreja de San Giorgio Martire na cidade de Sanguinetto. Nesta igreja meu avó foi batizado em 1865 e se casou em 1887.

Dá para imaginar a minha emoção?!

Estas folhas são das oliveiras que estão plantadas  em frente.

Imagem 010

Os muitos “biglieti” das andanças me lembram as muitas pessoas que conheci e que bastaram poucas horas ou minutos de viagem para nos tornarmos  amigas a ponto de trocar cartões com telefone e endereços.

DSCF1681    Imagem 003

Na cidade de Trento conheci “Bepe”. Um possível parente. Na verdade era a primeira vez que nos víamos mas parecia que sempre vivemos próximos. De sua casa trouxe a lembrança de uma flor típica das montanhas da região. A Stella Alpina no vaso e agora dentro da minha agenda.

Imagem 015

Falando em montanhas, você sabia que as montanhas que formam o chamado Pré Alpi são formadas por dois tipos de rochas diferentes? Algumas são de origem calcária, formada do fundo de um mar antiquíssimo e ainda se pode encontrar conchinhas em forma de fósseis . Sua cor é branca. “I Dolomiti” são montanhas de origem calcária. A rocha da esquerda é dessa montanha.

Já as montanhas conhecidas como “Adamelo” são de origem vulcânica e por isto mesmo sua formação rochosa é granito. Este fragmento da direita chegou até ali devido as geleiras (Era glacial) que ao se movimentarem carregaram fragmentos e os espalharam pelos vales. Duas rochas, duas histórias.

    DSCF1739 Imagem 009

Nas montanhas de lá crescem também os “ciclamini”. São plantas bem pequenas e difícil de se ver, principalmente quando se está de carro. Mas, meu amigo viu, parou o carro e colheu estes para mim. Impossível não guardar esse tesouro.

DSCF1717Imagem 007

acero di monte

Pertinho do lago de Idro tem um belo parque e muitas árvores. Alí recebem o nome de Acero. Parece o Plátano, originário do Canadá, diferenciando-se somente na forma dos frutos.

Sabe que ainda conserva incrivelmente sua cor verde como naquele dia? Talvez nós também devêssemos conservar sempre  verde nossa esperança de dias melhores.

Agora que já reparti com vocês meu tesouro desejo a todos uma semana linda e que possam descobrir tantos tesouros quanto eu.

Mesmo em uma cidade cinzenta ou poluída sempre existem jóias escondidas. São como diamentes em um rio. Sempre se escondem em meio aos cascalhos. Basta saber procurar.

13 comentários:

♥**♥*✿Beatriz✿ ♥**♥ disse...

Olá meu amor,fiquei de veras emocionada, tanto por ver que tinha postado mais um dos seus postes, como pelas suas reliquias como eu costumo chamar. Primeiro porque se está aqui é bom é porque ou tudo correu uo ainda está para correr, segundo que até esta sua coleção de tesouros me fez lembrar em tudo as minhas reliquias, pois acredite que essa é uma das minhas taras. Eu adoro colecionar as coisas mais insignificantes mas que para mim me enchem a alma e o coração. E por falar em alma e coração, um beijo em cada um deles meu bem e fica com o seu anjo da guarda, seu colega e que ele sempre esteja a seu lado.

marie disse...

Obrigada por partilhar connosco o seu tesouro!
Também tenho guardadas algumas pequenas coisas, que para mim valem muito, pois representam momentos muito importantes na minha vida...
Beijinho

Cristiano Melo disse...

Muito bom seu texto,
primeiro começa com a coleção de amigos, que realmente é um tesouro inestimável, e que, não sei o que seria de nós sem eles, nem deles sem nós...rs. E depois passa para uma outra coleção, das preciosidades que mostra em fotos e em palavras. O valor das coisas e das pessoas somos nós que damos, como já comentaram acima, eu também tenho minhas "pedrinhas", uma eu coloco em destaque na sala e é bem pequena em tamanho, mas não tem tamanho no meu coração.
Obrigado por trazer este texto AMIGO...

LC disse...

Olá amiga anjo,
tive o prazer de encontrar uma conterranea sua em Paraty durante a Flip, e automáticamente lembrei-me de você. Bateu aquela saudade...

Também gosto das lembranças carinhosas dos lugares, muito mais do que os mega presentes que tão pouco falam do lugar e do nosso momento. Fiquei aqui admirando os teus com a minha filha e nos divertindo.

Estou de férias, conectando menos, mas lembrando-me com carinho dos amigos verdadeiros.

Beijos
LC

Uno Storese disse...

Grazie per i ricordi dell' Italia che hai portato con te in Brasile .Anche il ricordo della tua Solarità e sempre con noi ,e ti fa onore l' amore che hai per la terra dove sono le radici dei tuoi Avi. UN Augurio speciale per i Tuoi Cari e Amici .....
Fulvio

єя disse...

Oi...
nossa vc me fez voltar ao meu passado e lembrar de como gostava de guardar minhas rosas no meio do diario entre palavras,
aiii minha coleção de pedrinhas coloridas achadas na areia, brilhavam tanto no sol
que eram meus diamantes..rs.
Poxa como esqueci isto, deixei de lado coisas tão simples que nos fazem um bem, acho que foi um ritmo mais acelerado de vida, mas tbm percebi que estão guardadas dentro de mim...
Amei vir aqui e ler tuas palavras,
felicidades e continue a colecionar muitas reliquias.

♥ beijo ♥

Anônimo disse...

Olá querida Angel.
Que bom que vc gostou do meu blog de humor, se puder visite os outros..rsrsrs
Fiquei feliz em alegrar seu dia =D
Espero que sua recuperação cirúrgica seja a melhor possível! Seguirei seu blog que é lindo!!
Beijão e ótimo final de semana!

Vinicius Giglioli disse...

Obrigado pelas memórias da Itália que você levou para o Brasil. As memórias do seu sol e sempre conosco, e nós vamos homenagear o" amo-te ter para a terra onde as raízes da sua Avi. Um desejo especial para seus entes queridos e amigos


Traduzi certo Teacher?

conduarte disse...

Minha anja - Angel, como vai? Imagino que bem, pois fêz um post lindo demais contando da sua experiência em Verona e trazendo de lá um pouco daquilo que te encantou.
São lindas as folhas e flores. Como é bom viajar, não é? É uma das coisas que ninguém tira de nós... aquilo que nossos olhos vêem o cheiro que nossas narinas sentem e sentiram, os toque de tudo, a imagem linda, o lugar, o dia a noite, tudo é mágico numa viagem assim.
Por mais que a gente queira trazer para nossos amigos e queridos aquilo que vivemos é muito diferente de tudo que sentimos e vimos. Por esta razão que a viagem é sempre única e que quando você faz uma delas, o presente é para você viver. Torna-se inesquecível e muitas vezes do nada, por uma fração de segundo, sentimos o cheiro daquele lugar, olhamos alguma coisa que nos lembra aquele lugar que estivemos e assim vai...
Maravilhoso seu post nos contando tudo. Sorte a sua de ter vivido tudo isso intensamente.

Um bom final de semana,
Beijos

CON
ON
N

Alvaro Oliveira disse...

Amiga Angel

Que maravilhoso tesouro.
Fiquei super encantado.
Mas não há dúvida que o maior
tesouro é a amizade, quando os amigos são verdadeiros.

Um bom fim de semana.

Um beijo

Alvaro

EDUARDO POISL disse...

Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência.

Pablo Neruda

Desejo um belo domingo e uma linda semana.
Abraços

Angeles disse...

Estos son los verdaderos tesoros, yo también coleccionaba estas cosas y las guardaba como piedras preciosas.
Ahora me llevo el tesoro de visitarte.
Vine a decirte que en mi blog hay un premio angel dorado que espero lo pases a buscar porque me hizo recordarte.
Besos:)

Jacque disse...

Oi amiga. Vim aqui pelo Blog da Márcia, eguei seu anjinho. Me visite.

Beijo.

Jacque