sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Deus

delfini
Outro dia fui convidada a falar sobre Deus no blog da Milene, na verdade para dizer  qual pergunta faria a ele e, como o chamaria.
O texto abaixo é o comentário que deixei lá no Idéias de Milene.
 

Fui criada dentro dos preceitos da religião católica. Aprendi no catecismo e nas leituras da Bíblia todos os dogmas e "verdades". Mas, depois cresci e conheci outras outras crenças e comecei a questionar e comparar.

Os índios acreditam em deuses da florestas e espíritos e, foram considerados seres inferiores pela igreja católica; assim, os jesuítas se acharam no direito di surrá-los para que aceitassem os "novos ensinamentos".
Na idade média, pessoas foram queimadas vivas por acreditarem na ciência, porque isto ia de encontro àquilo que os "doutores da lei" sempre pregaram.
Darwin foi por muito tempo rechaçado por sua teoria da evolução.

Bem, o que quero dizer é que não podemos acreditar em tudo que nos falam e, principalmente naquilo que as religiões nos impõem. Isto seria perigoso demais. Precisamos ter fé, mas ela não pode ser cega.

Eu gosto de acreditar que fazemos parte de um conjunto universal onde todos compomos algo muito especial. A isto chamo Deus. Nós somos uma de suas células. Cada corpo celeste, cada pessoa, cada planta ou animal é importante dentro deste organismo vivo. Deus está em nós porque somos parte dele. Somos energia e assim somos capazes de nos comunicar sem a necessidade de palavras. As partes compoem o todo e o todo está em cada parte. Quando uma célula está doente, o corpo sabe. Assim como um corpo sabe quando alguma parte foi atingida e imediatamente manda seu “exército de defesa” para resolver a situação, penso que o mesmo ocorre com o universo. Ele  sempre conspira  para o bem da humanidade.

Certo é, que muitas vezes perdemos partes sadias mas, para tudo existe um propósito. Se a terra hoje é um planeta onde a vida é possível é porque elá está no lugar certo no sistema solar, nem perto demais, nem longe demais. Acho que nada é por acaso. As coisas só acontecem porque tem um propósito. Só recebemos aquilo que desejamos.

Este propósito deve servir para refletirmos e para tomarmos maiores cuidados. Serve para crescermos em discernimento. Serve para policiarmos nossos pensamentos e atitudes.

Eu acredito nesta “força” capaz de nos conduzir e não preciso de um nome para chamá-la, basta  acreditar que tudo é possível.

Não há dias sem sol, nem vida sem alegria. Se chove em alguns dias é porque as plantas necessitam da água para brotarem mais fortes.

Somos nós a força, fazemos parte dessa força universal.

Somos seres feitos de luz, somos feitos de poeira de estrelas e, se elas brilham, porque nós não brilharíamos também?


Angel

4 comentários:

Alvaro Oliveira disse...

Olá Angel

Adorei seu texto.
É maravilhoso.

Tem selinho no meu blog para si.
ao cimo da barra lateral~BLOG DE LUZ. PASSE POIR LÁ PARA RECEBER

Bom fim de semana

Um beijo

Alvaro

EDUARDO POISL disse...

FELICIDADE!

Quando o vento bater à sua porta,
Abra devagar,
Para deixa-lo entrar
Pense quanto de bom poderá receber,
Se estiver pronto para tal,
Mas as conquistas diárias
Estamos sempre apostando tudo
e a cada recomeço,
Percebemos, o quanto é gratificante,
Estar pôr perto de quem se gosta de verdade,
Sua simpatia,
Corresponde o momento de felicidade
e transborda de alegria
o coração de quem recebe.

(Roseli Alcântara)

Desejo toda a felicidade neste final de semana,
Um grande abraço.

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Minha querida amiga, eu acho que já me estou a tornar um pouco repetitiva. Mas não posso deixar de lhe dizer mais uma vez que faço minhas as suas palavras, que mais verdadeiras não podem ser, só acrescento este pontinho. Sou uma pessoa de muita fé, mas não me diga para seguir os ensinamentos dos padres ou bispos de qualquer relegião porque eu não vou.
Eu leio pouco sobre essas coisas mas sou de muita sensibilidade, e tenho certas visões e quando as vou praticar ou questionar mesmo sem que eu saiba nada as coisas dias depois se tornam verdadeiras. Eu não sei porquê? Mas esta é uma realidade, só que de padres que me perdoem mas quero distancia.
Beijo em seu coração

Tais Luso de Carvalho disse...

Amiga Angel: muito bem pensado e escrito este seu texto. Não há uma religião que possamos dizer que é a verdadeira. Geralmente as pessoas precisam acreditar em algo e ter fé num ser que seja superior. Antes, as divindades eram o sol, a lua... A grande maioria das pessoas precisam acreditar em algo.E não acho errado. Porém tem gente que lida com essas coisas de fé e religião de uma maneira diferente. E pronto, cada um na sua! Não permito que alguém venha tentar me catequizar. Eu escolho; estou com a Graciete, aí em cima: o que ela disse, também assino.

Beijos
Tais luso