terça-feira, 25 de agosto de 2009

QUEM É O SEU AMANTE?

violino

“Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.

Geralmente, são essas últimas as que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro, dores etc.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.

Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme:”Depressão”, além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que precisam de um AMANTE!

É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.

Há as que pensam: 'Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!'  Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Àquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte: AMANTE é 'aquilo que nos apaixona', é o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso AMANTE é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Às vezes encontramos o nosso amante em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa,
no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto...Enfim, é 'alguém' ou 'algo' que nos faz 'namorar' a vida e nos afasta do tristedestino de 'ir levando'.

E o que é 'ir levando'? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos,

Afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.

Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã*.

Por favor, não se contente com 'ir levando'; procure um amante, seja também um amante e um protagonista ... DA SUA VIDA!

Acredite: O trágico não é morrer, afinal, a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver. Por isso, e sem mais delongas, procure um amante ...

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo

Transcendental:

'PARA SE ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO
NAMORAR A VIDA.'

QUEM É O SEU AMANTE?

(Dr. Jorge Bucay - PSICÓLOGO - tradução do original 'Hay que buscarse
un Amante')

10 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Sensacional Angel, meu amante é o blog; adoro escrever, escrevo prá mim mesmo, escrevo para quem quiser ler, escrevo o que eu quero escrever. O blog é o meu espaco, o blog é o meu companheiro quando minha família está trabalhando, outros na escola outros no Jardim de Infância.

Abracos

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

olá minha querida, se eu lhe disser que já tive vários amantes não se escandelize, pois eu lhe conto o meu marido antes de ser marido foi meu amante eu tinha 22 anos e ele tinha 32 casei já gravida de 7 meses e partir dai não me tem faltado amantes. Ou seja, sitios onde gastar o meu tempo, e de outras vezes perder o meu tempo. Mas esse assunto agora não interessa, já tive muitas vezes de mal com a vida, e só a ajuda de algumas ocupações umas boas outras nenos. O que se chama de amantes me tem feito chegar até aqui, hoje tenho um amante que me tem levado dinheiro que só visto, nem um burro sustentado a pão de ló comia tanto como este amante, chamado computador. E é este bandido que me leva todo o tempo e dinheiro, quer melhor amante do que este?
Beijinho em seu coração
ps. Tem selo para si no as minhas memórias

marie disse...

Pois é Angel, como costumo dizer:
Quando não tenho problemas arranjo-os...
Manter a mente ocupada é essencial para nos sentirmos vivos!
Beijinho

disse...

Por mais incrível que possa parecer meu amante é creio que sempre será meu marido.
Nos conhecemos a 37 anos e 34 de casados. Somos amantes até hoje. ele foi meu primeiro em tudo, como deixar de amá-lo, como deixar de ser apaixonada por uma pessoa tão bela como ele. Meus pensamentos são todos dele o dia todo.
É ele é meu amante mesmo.
Adorei o texto!
Beijos e beijos!

O mar me encanta completamente... disse...

Sou amante da vida, da poesia, e sou correspondida...rs
Sublime momento de libertação
da alma.
A poeta vestiu-se do poema.

Meu beijo

Unknown disse...

Já Postei este texto.. Lindo!!!
Angel...
Concordo com ele, é preciso namorar a vida, os acontecimentos, as inconstancias...
cansar-se de si mesmo e amar-se novamente....
uma transformaçao sobre a outra...
a vida é uma delícia...
adoro vir aqui
um cainhoso beijo

Sonia Schmorantz disse...

Para viver bem a vida, é preciso uma paixão, um amante...que bem pode ser uma pessoa, um livro, um dia, uma idéia, um espaço...acho também que meu melhor amante é o meu blogger, rssss....toma um pouco do tempo de todos, mas é onde gosto de estar, sinto imenso em prazer em cada detalhe...
beijos, o texto é ótimo

Daniel Costa disse...

Angel

Li o texto com muito interesse. Acontece que conheço vários casos ocorridos por falta de amante. Curiosamente, todos do lado feminino. Normalmente a rotura é provocada pelo masculino por diversas circunstâncias, mais a da aventura que, fatalmente, é rápida. Elas dedicam-se mais, depois outros homens do tipo "conselheiral" ouvem, porque sabem escutar.
Uma seca, um desfilar do rosário!... Uff...
Fico com a questão mais definida!
Postei hoje o selo que ofereceste - amigos selinhos.
Daniel Costa

Casa RaSena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Casa RaSena disse...

olá, Angel
amei esse texto que traduz nossas paixões em amantes.
tive vários, durante a vida, e, eles chegam me tirando o sono, a fome...
o mais antigo deles é a leitura, quando pego um livro - devoro...
o maior de todos - meu marido - e sobre ele, não é preciso dizer nada...
mas, aquele que não me deixa - e podemos passar semanas sem nos encontrar, e quando acontece é só alegria e felicidade - é a pintura...
o atual - o blog, e esse toma tempo - mas como diz a Sonia é onde gosto de estar....
bjkinhas com carinhos