quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gatos? Melhor não tê-los!

"Gatos? Melhor não tê-los!
Mas se não tê-los como sabê-los?"
Como já disse adoro animais, especialmente gatos.
Desde criança tenho tido vários mascotes: cães, gatos, porquinhos da Índia, e pasmem... até cabritos.
Adoro natureza: sítios, fazendas, animais como porcos, vacas, cavalos...mas nunca sonhei em ser fazendeira.
Motivo: jamais criaria um animal para vendê-lo ou para matá-lo.
Não posso nem pensar que aquele bezerrinho de grandes e doces olhos, que acabou de nascer e mal se aquenta em pé, um dia pode virar carne dependurada num açougue qualquer ou aqueles porquinhos redondinhos e rosadinhos virarem pururuca...
Nem pescar eu gosto! Imagine aquele lindo peixinho se debatendo para fugir do anzol e ofegante por não poder respirar fora d'água...esperando pra morrer...
Só de pensar me vêm lágrimas aos olhos.
Alguns poderiam me perguntar: ès vegetariana? não comes carne?
Não.
Sou onívora... como de tudo, mesmo porque se levasse em conta tudo o que sinto não poderia comer nem mesmo vegetais já que são seres vivos também.
O que não posso é presenciar o sofrimento dos bichinhos... não posso conhecê-los em vida.
Mas, e os gatos ? Onde é que entram nesta história?
Gatos sempre foram meus companheiros fieis, mais que cachorros.
Tive muitos, de todas as cores e raças.
Atualmente tenho dois: uma gata siamês e um gato mestiço siamês.
Nem preciso dizer que são lindos... e folgados... como todos os outros... mas são especialmente inteligentes.
Há quem diga que os cães são mais inteligentes... eu discordo.
Gatos são muito mais. Sabem por quê? Porque só fazem aquilo que querem , quando querem e, ainda por cima, te põem pra trabalhar por eles.
Meus gatos já estão bastante idosos: Fofa tem 17 anos e White tem 16 anos.
Nesse tempo todo já deu pra conhecê-los muito bem... São totalmente diferentes.
Fofa é una senhora intransigente, de pouca "conversa". Quase não se ouve seu miado. Raramente o faz e, mesmo assim, é tão discreto que mais parece um cochicho.
White é espaçoso, gosta de afrontá-la e quer sempre dormir no lugar onde ela está.
Miador por natureza é um verdadeiro despertador da casa.
Assim que clareia o dia lá está ele na porta do quarto com seu miador aberto a todo pulmão e não pára até que alguém lhe abra as portas.
Os dois têm hábitos e gostos diferentes.
Fofa é bastante resistente e raramente precisa visitar o veterinário.
White (ao contrário) é como um bebê, qualquer ventinho frio ou qualquer pinguinho de chuva é um Deus nos acuda. Já fica rouco, resfriado e outras coisas.
Ah... é alérgico também.
Moramos em uma cidade onde a cultura da cana é a principal economia e na época da safra ocorrem muitas queimadas, assim o ar seco de agosto mais o pó de carvão o fazem sofrer um bocado.
Teve um tempo em que eu o levei, por mais de 6 meses, num grande hospital universitário especializado em animais que o estudaram por dentro e por fora.
Tudo por conta de uma espécie de gastrite...
Sempre que comia alguma coisa ( ração) ele botava fora e isso para ele era o fim... ficava dias sem comer mais nada com pavor de vomitar de novo... com isso emagrecia ...
Bem, isso virou rotina ... e nada de descobrirem o que ele tinha...
Dos 7 quilos que pesava chegou a cair para apenas 3.
Todos o davam como morto, aliás coisa que só não aconteceu porque numa das intervenções eu estava junto com os veterinários, acompanhando a endoscopia e colonoscopia quando vi sua boca arroxear por falta de oxigênio... foi um sufoco pra ele "reviver".
Precisou até ficar numa incubadora para poder reaquecer seu corpo que ficou gelado...
Bem este é meu White: manhoso, dependente, carente e espaçoso mas também um grande companheiro.
Está sempre comigo, especialmente quando estou junto ao computador ... è um amigão.
Sabe a hora certa de pedir carinho e também de te fazer um agrado. Só que às vezes exagera e acaba mordiscando sua perna.
Fofa é uma senhora elegante, delicada, que se comunica com o olhar.
Sabe se impor e também pedir.
É espantoso como reconhece algumas palavras e consegue agir de acordo com o que lhe é dito. Alguns poderão dizer que é puro condicionamento.
Eu tenho minhas dúvidas. Meu filho diz que eu coloquei um chip dentro do seu cérebro porque ela só atende aquilo que eu falo... mas no fundo mesmo, acho que ela compreende muito bem a linguagem do amor.
Neste final de ano ela completará 18 anos e se fosse gente já poderia tirar carteira de motorista. Acho que o que ela vai precisar mesmo é aprender a manobrar um skyte, pois do jeito que ela está gorda e sem forças até pra subir no sofá, logo logo vai precisar de um, motorizado, pra fazer um giro pelo quintal.
Voltando ao título:
Melhor não tê-los, se você não tem tempo suficiente para eles, para acompanhá-los, para cuidá-los, para curtí-los...
Como sabê-los? Somente adotando um e cuidando com atenção poderás descobrir uma vida cheia de alegrias e muitas lambidas de carinho.
Bem... Gatos à parte, todos os animais são importantes.
A vida no planeta depende deles.
Todos fazem parte de uma coisa muito importante chamada cadeia alimentar.
Devemos protegê-los: seja doméstico ou selvagem, manso ou feroz.
Todos têm direito à vida, inclusive nossos descendentes têm direito a um mundo feito em equilíbrio.

8 comentários:

Carlos Henrique Leda disse...

Emocionante, adorei!!!!!

Anônimo disse...

Ciao ho letto con molto interesse la Storia dei tuoi gattini
Fofa e White mi sembra di vederti seduta al tuo pc , e loro che ti fanno compagnia ,
la tenerezza delle parole che usi nel descriverli i loro atteggiamenti e le loro abitudini sono molto belle,
Leggendo mi sembrava di averli davanti agli occhi , so che il tuo cuore trabocca di amore per loro e per tutte le creature ,del creato .

Agda Gabriel disse...

Ola Angel, partilho com vc essa paixão pelos animais...Eu tbm amo bichos e tenho uma cadela vira lata que é quase um ser humano. Eu tenho muito amor por ela. Estava abandonada na rua e meu marido a trouxe pra casa ha nove anos passados. Nossa grande companheira. Adorei o texto, fiquei emocionada com suas palavras tão sensiveis. Olha tem um presente pra vc lá no blog. Passa lá e pega. Abraços.

Sonia Regly disse...

Têm novo Post lá no Compartilhando as Letras.Passe por lá sua visitinha é uma grande honra!!!!!

Anônimo disse...

28/08/08 14:10

Eita Texto Lindo Angela.... Bem falar de animais é falar de anjinhos que DEUS coloca em nossas vidas, eu fui criada em uma casa que tinhamos, galinhas, patos, perus, tartarugas e muito verde, me sentia na selva com 5 anos de idade. Quando me mudei para onde estou agora, tivemos que nos desfazer de praticamente todos eles, nos acompanharam somente as tartarugas que depois de 18 anos ainda estão comigo, minha mãe adotou um casal de papagaios que não tinham onde ficar, eu adotei um cachorro de rua e dei de presente para a minha irmã( ele é o baby da casa):), adotei uma vira-lata a dama da minha casa, tenho um cocker que é a minha vida. Mas nunca fui criada com Gatinhos, acho lindo, nunca tive esta oportunidade, quem sabe quando eu tiver a minha casa rs.

Amei o texto é muito emocionante as suas doces palavras, que DEUS te proteja sempre e sempre mais :)... Beijos!


Sharlene Manzaro...

Sonia Regly disse...

Gostei muito do seu texto.Nós nos apegamos com nossos animais e os amamamos como membros da família. Obrigada por seu carinho, volte sempre a casa é nossa!!!!!

Sonia Regly disse...

Gostei muito do seu texto.Nós nos apegamos com nossos animais e os amamamos como membros da família. Obrigada por seu carinho, volte sempre a casa é nossa!!!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, gostei muito.
Gosto muito de animais.
Também não gosto de ve-los sofrer e ser maltratados.Sou contra animais em circo, em rodeios...etc...
Abraços