sábado, 16 de agosto de 2008

A história se repete

Incrível como a humanidade se repete!
Podemos fazer uma viagem, real ou através dos livros de história e, verificamos que desde que o homem é homem ele se repete.
Como assim? Ele evoluiu, dizem alguns...
Eu digo que o contexto muda, os conhecimentos mudam, as regras de conduta sociais mudam, até certos valores mudam, mas as emoções humanas não mudam.
Ainda há pouco fui à Verona e como todo turista fui conhecer a famosa casa de Romeu e Julieta. Se a casa é realmente a dos personagens do famoso romance de Shakespeare e se a história realmente ocorreu tal como é contada no livro não sabemos, mas uma coisa é certa... também os amantes daquela época amavam, sofriam e morriam em nome do amor.
Quando era menina não conseguia imaginar que minha avó já tivesse sido jovem um dia e, que também ela já tivera seus amores... Na minha imaginação minha avó nunca havia beijado um homem... E meus pais, então?...Era como se eu tivesse vindo ao mundo no bico da cegonha...
A cobiça, o ódio, a inveja também eram iguais.
Como disse antes,as guerras até podem ter ocorrido por outros motivos, mas os sentimentos dos homens sempre foram iguais.
Mas, o mais incrível é que ainda hoje o homem ainda não aprendeu a dominar seu lado mau.
Segundo a história mais antiga da humanidade o homem já começou exercitando seu lado ruim. Primeiro desobedeceu, depois cometeu o pecado da luxúria, depois um irmão teve ciúmes do outro e assim a humanidade seguiu seu caminho sempre lutando e matando, muitas vezes até em nome de Deus tal como fazem ainda hoje.
Assim, caminhamos milênios e, ainda parece que não aprendemos a lição.
Como é difícil ser bom! Como é difícil ser coerente! Como é difícil ser simples!
Por isso desejo a todos "simplesmente" um ótimo final de semana, cheio de paz e de felicidade, na medida certa pra cada um.

Nenhum comentário: