quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Justiça



Muito tenho escrito sobre a paz e o amor neste blog.

Penso mesmo que a felicidade é feita de infinitas pequenas coisas que tecemos durante nossa vida, mas às vezes também tenho meus momentos di "PITBULL".

Tive uma infância não muito feliz, já que fiquei órfã de mãe muito cedo e sendo a caçulinha da casa também não tive o prazer de desfrutar a infância junto dos meus irmãos, que adoro.

Mas se tive uma crição austera, nos moldes de antigamente e um pai durão que me fez muitas vezes chorar com sua maneira de ser, hoje reconheço e devo confessar que uma das coisas mais importantes que recebi da educação que tive foi certamente o senso de justiça.

Meu pai era durão... ninguém podia mexer em nenhuma fruta do pomar sem sua permissão ( naquele tempo as casas tinham imensos quintais e além de um pomar também havia uma horta).

Na época eu pensava que ele era mau. Afinal havia tantas jabuticabas...Minha vontade era subir pelo tronco avançar pelos galhos na busca das maiores e mais maduras. Mas... não podia... e ai de quem se arriscasse!

Entretanto, quando as frutas estavam em sua maioria maduras, ele botava uma escada e colhia muitas, depois media porções iguais e colocava em cestos e levava a cada um dos filhos, já casados e também nós chupávamos à vontade.

O que ele pretendia era preservar a jabuticabeira e ser justo para com todos... Se alguém subisse no pé poderia derrubar muitas ainda verdes e onde se póe o pé no ano seguinte não nascem frutos ... e muito provavelmente também não sobrariam frutas para os outros que moravam distantes. Era um sábio!

Pois bem, esse senso de justiça é uma coisa que tem me acompanhado todos esses anos. Procuro me dar e, presentear a todos, de maneira igual. Não gosto de favorecimentos nem de parcialidades, seja na vida familiar seja na sociedade.

E também fico indignada quando sei do que muitas pessoas são capazes para se promover ou para se eleger.

Mas o mundo é injusto diriam alguns!

E eu respondo: não, o mundo não é injusto, as pessoas o são.

Eu mesma já sofri muita injustiça e penso que todos de alguma forma se sentem injustiçados em alguma coisa, seja no trabalho, na família, nos negócios...

Então se somos injustiçados e sofremos devemos também revidar. Alguns se vingam e acham que assim fizeram justiça. Será?

Tenho certeza que a melhor recompensa o tempo trará. Já tive inúmeras provas disto.

Quero registrar hoje os meus mais sinceros agradecimentos à todos aqueles que com simples gestos ou poucas palavras, muitas vezes até mesmo sem perceber, fizeram por mim muito mais

do que se me tivessem oferecido um troféu, uma medalha ou uma grande soma em dinheiro.

Com tudo isso só quero deixar o meu recado: para sermos felizes basta um pouco de atenção, carinho e senso de justiça.

Um comentário:

Anônimo disse...

leggo con molto piacere i tuoi Blog ,e sento che questo senso di giustizia è in te , L'

educazione dei tuo padre , anche se era severa era improntata per l'amore che provava

per te e per tutti i suoi figli. egli Vi insegnava a pescare , perchè era rispettoso

della vostra autonomia e voleva che i suoi figli camminassero autonomamente sulle strade del mondo ,nel cammino della vita , che è pieno di difficolta .Sono certo che le Radici che sorreggono i vostri alberi ( voi stessi ) sono ben radicate nella terreno roccioso della storia (ricordo dei vostri avi ) e che queste radici vi aiuteranno a a non cadere , e ha superare le folate di vento della vita . Complimenti per le cose che scrivi , Che la felecità e la serenità ti accompagni nel tuo cammino.

Un Zontini del Vecchio Continente