quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Isto faz a diferença

Certa vez, li uma história interessante de um mestre que caminhava na praia com seu discípulo. Naquela época do ano a maré trazia milhares de estrelas do mar para a praia e com passar do dia, à medida que o sol ia esquentando, as estrelas morriam.
O mestre, então, ao caminhar pelas dezenas de quilômetros da praia, começou a pegar as estrelas do mar, uma a uma, e lançá-las novamente ao mar.
Então o discípulo, questionou-o: porque lançar as estrelas ao mar?
Afinal eram milhares em muitos quilômetros. Que diferença faria devolver algumas delas ao mar novamente?
Então, o mestre pegou uma estrela, olhou pra ela e lançou-a ao mar e disse: "para esta, faz diferença".
Esta é uma história bastante conhecida, assim como aquela do pássaro que vendo a floresta em chamas vai até o lago e traz no bico uma gota d'agua para apagar o incêndio. E quando os outros dizem porque ele faz isto se sabe que é inútil, ele responde : estou fazendo a minha parte.
Neste final de semana uma grande emissora de TV realizou o programa "Criança-Esperança", coisa que vêm acontecendo já há alguns anos. Também temos o Teletom e outros...
O Brasil todo é convidado a participar doando una pequena importância.... Já ouvi muitos dizendo... isto é dever do governo... já pagamos impostos...
Concordo, mas ao mesmo tempo me pergunto: e eu? O que estou fazendo para tornar melhor a vida dos outros?
Se todos tivermos a mesma atitude do Mestre, ou do passarinho e pensarmos que a nossa parte, mesmo sendo pequena, pode ajudar alguém e se todos os outros começarem a pensar o mesmo, você já imaginou o que poderia acontecer com nosso país?
Se as crianças pudessem ter mais oportunidades, estudo de verdade, consciência plena do que é ser cidadão, se não houvessem mais crianças de ruas... pessoas vivendo embaixo das pontes... se todos tivessem voz... Ah... creio que certos políticos não seriam mais eleitos... creio que a corrupção deixaria de existir... creio que o dinheiro que corre pelo ralo poderia ser empregado de maneira cada vez mais justa para o bem de todos.. creio... creio...
Mas, não seria isso uma utopia?... Sim, responderiam muitos... você está sonhando... e eu responderia apenas... Devemos acreditar sempre, nem que no momento isto pareça so um sonho, nem que isto pareça uma loucura, Mas se eu conseguir ajudar uma pessoa, você outra, ele mais outra... logo não existirá mais nínguém precisando de ajuda e então todos juntos poderemos ajudar a construir um país mais justo e daí, meu amigo... com que orgulho poderemos dizer: Sou brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

E 'bonito ler a sua postagem (artigos poemas e histórias). Pode ser visto em você um senso de humanidade e de amor para o povo humilde, o seu sentido cívico que você faz honra, penso eu, e estou certo seis vila Mundo seu amigo Brasileira e terra natal de sua origem que, como você diz, se todos fizeram lro pequena parte da humanidade seria melhor. Um amigo que tenta traduzir o seu idioma em Português Brasileiro. Parabéns a você, e que os anjos sem asas para proteger e continuam a inspirar. Perdoem meus erros no seu próprio idioma

Edgardo disse...

Ao escrever este texto eu faço a minha parte
Edgardo