quarta-feira, 6 de agosto de 2008

A olimpíada da vida

Sempre que acordo, logo depois do café da manhã, tal como fazia antigamente quando não tinha internet e lia os jornais, hoje venho para o computador .... mas não para ler as notícias, que parecem ser sempre a cópia do dia anterior... mas para ler emails e, principalmente mensagens e postagens em blogs.
Nem preciso dizer que sou fã de carteirinha do "Mundiota" (http:/mundiota.blogspot.com)....
Sempre termino a leitura com lágrimas nos olhos e hoje não foi diferente.
Rever a imagem de Gabriele Andersen foi gratificante... observar seu esforço... seu espírito... sua vontade... sua perseverança.... a conquista de um sonho...(para relembrar... Foi aquela atleta que chegou cambaleante para cruzar a linha na maratona de 1984).
Não importa em que lugar chegou, mas chegou... isto é o que importa.
Mas se olharmos bem este vídeo veremos outra coisa muita interessante,
ao lado dela algumas pessoas de branco, a acompanham de perto, mas não ousam tocá-la, não se aproximam, não a carregam... ficam alí como se fossem anjos, prontos pra ajudar e o fazem na hora certa, quando ela já havia cruzado a linha de chegada e, com esta atitude não tiram dela a glória maior, vencer com seu próprio esforço.
Quantas lições podemos tirar deste instante mágico!
Trazendo isto para a nossa vidinha diária, não de super-atletas, mas para a maratona da vida, onde temos de matar um leão por dia, onde temos de educar nossos filhos, filhos que não vêm com manuais... como é difícil saber a hora certa de interferir, qual medida certa do amor...
Não creio ter sido uma boa mãe, não talvez como eu gostaria de ser, ou com a maturidade e conhecimento que tenho hoje...Cometi, certamente, muitos erros e quero que meus filhos me
perdoem...como disse estou longe de ser perfeita e não tenho a menor pretensão de ensinar nada a ninguém, mas uma coisa é certa... hoje muitos pais estão se equivocando na educação dos filhos.
Gostaria que fizessem uma pequena avaliação... íntima, pessoal...será que na tentavia de ser ótimos pais não estão protegendo demais? Será que não os estão sufocando com tantos cuidados e mimos? Será que não estão invadindo tanto a vida deles a ponto de tirar-lhes a linda experiência de viver, de andar com suas próprias pernas, de cair e de se levantar? Será que não estão lhes tirando, com isto, a oportunidade de crescimento emocional?
Vemos todos os dias notícias tristes de pais que "deram tudo" e os filhos "ingratos" não reconhecem o "grande feito" dos pais.
O que é : dar tudo? Levá-los às lanchonetes, comprar-lhes sorvetes, doces e chocolates, comprar os brinquedos da moda? Defendê-los sempre , mesmo que não tenham razão... mas só porque são seus filhos ?
Quantas crianças obesas!!!! São tão cuidados no ítem alimentação do corpo e muitas vezes estão famintos de amor, de atenção, de LIMITES.
Os atletas que querem participar para vencer em qualquer modalidade ou torneio precisam antes de mais nada de disciplina, alimentação saudável e regras definidas...Ninguém vence burlando regras, fazendo só o que tiver vontade ou o que gosta...
Para ser vencedor nos esportes ou na vida é preciso antes de mais nada duas regras básicas: respeitar-se e respeitar os outros.
Meu sonho é que um dia todos possam ser campeões, mas campeões do bem... que possam dizer a seus filhos e netos... não tenho medalha pendurada no peito, mas trago comigo a alegria de ter participado, da maneira mais honesta possível de tudo que a vida me ofereceu.
Angela Leda
06/08/2008

Um comentário:

Unknown disse...

É isto ai, respeitar-se e respeitar é o principio que todos deviam ter.
Lembro bem desta atleta e na época me emocionou bastante.
Abraços