terça-feira, 16 de junho de 2009

Quando a solidão se instala

violino

A paixão costuma erguer castelos de carta no ar. O amor constrói casas simples e fortes. Mas como toda casa ela precisa de cuidados constantes. Até as maiores fortalezas podem desmoronar com a ação do tempo, das intempéries e do mau uso.

Quando se constrói uma vida a dois, é necessário que os dois sintam a necessidade de mantê-la sempre em ordem, faxinada, limpa, perfumada e alegre.

Muitas vezes acontece de a tarefa recair somente a um e aí aquilo que antes era prazeroso vai se tornando estafante. O contínuo fazer e não ser notado, manter e não ser reconhecido, o cansaço sem abraço, a carga sem alívio, torna-se fardo e, fardo é sempre difícil de carregar sozinho. Aquilo que antes era feito com alegria agora parece castigo.

Aí,  aos poucos vai-se intalando a ferrugem do ressentimento, a poeira do desamor, a descoloração dos afetos e tenta-se em vão disfarçar. Vai-se tapando buracos, escondendo a dor da alma com sorrisos, buscando novas atividades que  preencham os dias só para não  se ver aquilo que está diante dos olhos e ameaça cair sobre  as cabeças.

“Tudo fica como está e por baixo das aparências corre o rio turvo do lento e tácito suicídio a dois, físico ou moral. É a morte das alegrias e da ternura, um acordo fatal na qual a esperança fica revogada. E, então levantam-se intransponíveis colunas de Hércules que serão derrubadas algum momento mais tarde com violência e dor, ou serão o monumento em honra de duas existências boicotadas.”*

É preciso encontrar uma saída.

Não se pode deixar esmagar uma alma que anseia por crescimento, que quer viver, aprender, poder ser alegre, respirar, confiar, encontrar novas amizades, não se sentir ignorado.

Mas a opção é de cada um.

Pode-se continuar mantendo aparências e assim tudo continua como está e os outros ficam felizes por acharem que seu  mundo é perfeito e você continua morto por dentro ou pode fazer uma revolução.

Essa revolução pode ser a reconstrução da casa, dos alicerces ao teto, agora com mais cuidado e atenção, usando materiais mais resistentes, uma vez que já se tem a experiência e o aprendizado sobre aquilo que foi feito de errado. Mas, é necessário o trabalho conjunto. De nada adianta um se esforçar se o outro não ajudar. Outra opção é construção de uma nova vida.

Em todo caso a tarefa não é fácil e sempre haverá sofrimento. Uma coisa só é certa: não viemos ao mundo para sermos infelizes até que a morte nos separe.

Não é justo aprisionar pássaros só porque gostamos de suas cores e de seu canto ou porque ele nos faz feliz.

E o pássaro será que está feliz?

*citação de Lya Luft.

31 comentários:

MARU disse...

Angel, que verdades tan sentidas, acabas de escribir.
El tiempo,los muchos años, aunque no queramos, acaba haciendo estragos en la relación amorosa
Si, dejamos que las costumbres, la rutina, el dia a dia, marque la pauta de nuestro comportamiento, la unión con nuestra pareja, acabará siendo paralela, fisicamente paralela.
Juntos, pero solo al lado...
La pareja llega a conocerse demasiado, una simple mirada... no hace falta preguntar, de antemano sabemos la respuesta.
Podemos precisar punto por punto, cada movimiento que va a hacer nuestra pareja durante el dia.
Y él a nosotros también....
Pocas sorpresas...
¿Eso es bueno?
No lo sé... dá tranquilidad.
Complicidad de colegas, cariño de amigos, comodidad por confianza...
Pero hace falta algo más...
Se llama sexo?
No lo sé amiga. Déjame pensar...
Volveré.
Un besito.
Me expreso mejor en español, pero tu hazlo en portugués, (te pasará lo mismo,supongo)

~~(*graciete filipe*)~~ disse...

Olá meu bem mais uma vez uma grande lição de vida, e da vida real, quantos são os pássaros que vivem em cativeiro e quando se lhes abre as portas da gaiola eles simplesmente a ignoram porque sempre se habituaram aquele sitio.
Bem-Aja meu anjo sem assas beijos em seu coração

angel disse...

Disseste muito bem querida Luna. O que falta? Nada ou tudo, talvez. Porém quando ainda resta companheirismo e respeito pode-se viver feliz simplesmente como amigos. Triste é até isto acaba.
Podes escreves em espanhol, eu felizmente entendo muito bem, só não consigo expressar-me no teu idioma. Sempre fazemos melhor no idioma que dominamos no dia a dia.
Grande e carinhoso abraço amiga.

angel disse...

Graciete,
Mais uma grande verdade. Muitas vezes o pássaro acostumado com o cativeiro não sabe viver em liberdade e por isto fica ainda preso mesmo quando está fora da gaiola.
No caso das pessoas, elas ficam presas a lembranças, a seu mundo, amigos e filhos e não tem coragem de alçar voo.
Aos poucos definha e morre de fome (de amor).
Abraço, minha doce amiga.

disse...

Belas palavras! Adorei ^^

Bjos

Angeles disse...

Creo que todo cambia en la vida y lo mismo en las relaciones, nosotros estamos en constante cambio y es parte del arte de vivir encontrar la motivación, si la base es de amor todo se puede. La pasión es efímera el amor es eterno aunque cambie de formas.
Mas, é necessário o trabalho conjunto. De nada adianta um se esforçar se o outro não ajudar.
Es cosa de dos.
Un gran abrazo:)

Meus Detalhes Vividos disse...

Oi Mamma Angel, estou com SAUDADES e espero que estejas bem demais.

Fiquei refletindo muito sobre o seu post, tanto que somente estou comentando agora, sabe mamma, de nada adianta temos em nossas mãos grãos de areia na beirada do mar sendo que o vento e a brisa podem levar embora. Mas se pensares bem e observar que muitas vezes este vento e está brisa são uma das melhores coisas que podem acontecer em sua vida, deixe que elas levem os grãos, por mais dificil que possa ser, alguns ainda irão ficar em suas mãos por algum tempo, mas somente "POR ALGUM TEMPO".... a vida é um ciclo que não tem fim, quando pensamos que acabou ela recomeça e de forma mais agrádavel, como se fosse a primeira vez de tudo, ter mãos estendidas para continuar passeando por outros mares tocando outros grãos é uma tarefa que somente seu coração poderá lhe indicar como e de que forma prosseguir, só não deixe de tentar querida, nossas vidas são degrais no tempo, hora na estação verão, hora na estação normal, sentir cada pedaçinho deste "tempo" é essencial para nosso crescimento espiritual e acalmar o nosso coração. Siga ele, da melhor forma possível para e por você, estarei sempre aqui Mamma.... Te Amo... Beijos Em Seu ♥!!!!

conduarte disse...

Angel minha queridona, c está correta de razão neste texto de Lya Luft. Ela sabe bem que não podemos ser felizes sabendo que os outros são nossos prisioneiros. Para isso, e para muitos, é preciso viver uma vida. Alguns seres mais evoluídos não são egoístas, mas... Até chegar nesse ponto, demora um pouco. Por esta razão a idade nos faz bem.

Muito bonito.

Agora extra comentário eu queria te perguntar de vc tem notícias do amigo Ferreira. Seu blog anda muito quieto, ficou no texto que eu escrevi e ele não fez mais nada. Nem tampouco me cobrou o outro texto heheheheh Se souber algo, me diga por favor, sinto falta dele.

Um beijo grande, fique com Deus, CON

Dra Silvana Resaffi disse...

Olá, tudo bem?
Meu nome é Silvana(Sil) e gostaria de lhe dizer PARABÉNS!!!!!!Adoro pessoas inteligentes e bem humoradas.Adorei seu Blog.Leve, descontraido e com um bom conteudo!
Convido vc a visitar o meu Blog e da minha amiga Deia Também
http://www.depoisdodiva.blogspot.com/
Sou psicologa e vou adorar ler seus comentarios por lá.
Já sou sua seguidora.
Bjs e boa semana!
Sil

Dra Silvana Resaffi disse...

Olá, tudo bem?
Meu nome é Silvana(Sil) e gostaria de lhe dizer PARABÉNS!!!!!!Adoro pessoas inteligentes e bem humoradas.Adorei seu Blog.Leve, descontraido e com um bom conteudo!
Convido vc a visitar o meu Blog e da minha amiga Deia Também
http://www.depoisdodiva.blogspot.com/
Sou psicologa e vou adorar ler seus comentarios por lá.
Já sou sua seguidora.
Bjs e boa semana!
Sil

Anônimo disse...

Angel

Agora estou escrevendo aqui também: http://umcontoumcanto.blogspot.com/

Não serão posts diários, como no “Salada”, mas atualizarei sempre que minha mente parar para poder traduzir em palavras as minhas vivências e as dos outros.

Abraço!

Linda disse...

Que lindo texto. Adorei!!
Gostei muito do seu blog, vou te seguir!!!
Bjss

angel disse...

Agradeço a todos vocês que leem e deixam seus comentários.
Isto significa para mim que de algum modo vocês gostam de estar neste espaço e compartilham comigo pensamentos e sentimentos.
Obrigada pelo carinho de suas palavras e por todas as vezes que se lembraram de vir até aqui. Também quero pedir desculpas por não estar postando muito.
Às vezes acontece...por alguma razão precisamos de um tempo de quietude, de reflexão, de estar dentro de nós mesmo... ( e o programa que uso para postagem também está com problemas e não consigo fazer funcionar.
Mas todos vocês estão no meu pensamento e no meu coração.
Não me esqueço de vocês nunca.
Logo, logo estarei fazendo um ano de blog e quero compartilhar a alegria com todos.
Aviso já que o único presente que desejo é a presença de vocês pois o presente serei eu quem darei a todos os amigos que me visitarem.
O convite está feito.

Desde já um grande abraço.

Alvaro Oliveira disse...

amiga Angel

Adorei ler este lindo
texto.

Tenha um bom fim de semana

Um Beijo

Alvaro

Nanda Botelho disse...

Oi Angel!

Estou passando para dizer que tem um selinho para vc no meu novo blog, Baú do Múltiplas, criado especialmente para alojar os presentes que recebo dos amigos.

Existe 2 formas de encontrá-lo: Indo no múltiplas e clicando no baú ou diretamente no endereço http://baudomultiplas.blogspot.com

Bjão!

angel disse...

Con,
o texto não é de Lia Luft, é meu mesmo
Só a citação, que está entre aspas é dela.

Abraço

angel disse...

Con,
o texto não é de Lia Luft, é meu mesmo
Só a citação, que está entre aspas é dela.

Abraço

angel disse...

Ka,
seja sempre benvinda!
Otimo final de semana.
abraço

angel disse...

Angeles
Está coberta de razão, de nada adianta apenas um se esforçar. o esforço deve ser sempre conjunto.
Beijão

angel disse...

Sha, querida!
Obrigada pelo ombro, sempre.
Já te disse que vc é um amparo, uma filha que Deus enviou via internet só para encher meu coração de alegria.
Beijo e fique na paz.

angel disse...

Sil,
adorei sua visita e seu blog.
Aliás já disse isto diretamente lá, quando o conheci e fiquei surpresa com tantas coincidências.
Somos alma-gêmeas?
abraço

Vinicius Giglioli disse...

Paixão é um sentimento irracional, que nem os Corinthianos pelo Corinthians.

Até na segundona aqueles "bando de loucos" não paravam de gritar.

Lógico que tem um Quê de marketing.

Mas tudo surge com o prefixo EXO hoje em dia, Endo é cada vez mais dificil.

A paixão precisa de estímulos, e não podem ser do interior, o primeiro é exterior com certeza.

Já o amor é racional, perdoa menos que a paixão, porém a passionalidade da paixão destroe e corroe muito mais.

Há quem o diga, talvez os mais insguros que paixão é muito destrutivo.
Digo que em muitos casos sim, as pessoas não sabem lidar com algo tão forte e vivo.

O caminhar da humanidade é ciclico muitas vezes, inerte e morto.
A paixão é o grande BigBang da motivação.

Beijos e saudades Angel.

angel disse...

Agostinho
Visitei seu novo espaço e adorei.
Vou acompanhar também.
Você é uma pessoa incrível, muito humana.
Abraço

angel disse...

Liciane
Que delícia seu blog. super bem humorado.(Só não gostei do video do porquinho da ìndia que vira rolo de pintura).
O mais, você é linda e me divirti muito.
Volte sempre.

angel disse...

Amigo Álvaro.
Já estava com saudades!
Obrigada pela visita. Suas poesias me encantam cada dia mais.
Grande abraço.

angel disse...

ABC
Prazer em conhecê-lo!Que seu livro faça sucesso e que as pessoas descubram mais este ótimo escritor.
Eta Brasil grande... quando eu poderia imaginar que existe uma cidade com este nome. Existe mesmo ou é invenção sua?
abraço?

angel disse...

Nanda, querida
é sempre um prazer receber sua visita e uma grande honra ser agraciada com mais um selinho. Estou com problemas no momento com o PC e não estou conseguindo usar o programa para postar, assim estou guardando todos os selos ganhos e tão logo consiga postar lá estará ele e com a linkagem. Obrigada e um grande abraço.

angel disse...

Vini, meu amigo
Quanta saudade de você!!!
Fiquei felicissima com a novidade. Escreva-me uma mensagem no MSN contando os detalhes do novo emprego, tá!
Também gostaria que quando pudesse viesse fazer-me uma visitinha. Abraço enorme de quem torce sempre por você.

Dulce Miller disse...

É... e não é que é tudo verdade, tim tim por tim tim? Pois é...

Adoro Lya Luft!

Beijos e bom domingo, querida Angel!

angel disse...

Du, bom dia!
Adoro Lia Luft, mas dela tem apenas uma citação, o texto é meu mesmo.
Abraço
Angel

Marcia M. disse...

querida angel o blog meus pensamentos esta em feta venha vc tbm participar!