domingo, 25 de outubro de 2009

Água com arsênico. Você beberia?

 clip_image001

Pois é, muita gente pode estar bebendo desta água e se contaminando sem saber. Em muitos lugares o nível de arsênico é muito superior ao recomendado, mas infelizmente não se pode detectar nem pelo cheiro nem pelo sabor. Como o efeito é cumulativo somente depois de muitos anos é que se descobre devido às doenças que ela pode provocar  (inclusive câncer),  levando-as à morte.

Em uma região da Argentina denominada Paraje La Viruta localidade Punta de Indio, onde a população mais pobre e em sua maioria descendente de índios, ainda vive esta triste realidade.

Mas, felizmente um grupo de cientistas da Universidade Nacional de La Plata, após anos pesquisando, descobriram uma argila capaz de reduzir e muito  o arsênico da água e assim torná-la potável. O primeiro experimento já foi feito e testado em uma das escolas rurais.

processo é simples e de baixo custo. Em 4 horas se pode  obter 5.000 litros de água purificada. Os alunos a usam para beber, para regar plantas (pois até as plantas regadas com a água contaminada tornam-se impróprias para o consumo) e também a levam para casa.

Agora, o sonho dessa equipe é obter recursos para construir outros equipamentos e levá-los a todas as escolas daquela região.

Eu tenho o prazer de dizer que sou amiga de um dos membros dessa valorosa equipe. Seu nome Edgardo Luis Sotto.

É um dos “anjos" sem asas” que conheci através da internet. Foi por mero acaso. Um dia resolvi que queria treinar um pouco o idioma espanhol e assim procurei alguém que falasse este idioma. O país escolhido: Argentina. Talvez por ser mais próximo do Brasil e também porque pensei que o espanhol falado na América fosse menos difícil do falado na Espanha. Eu o escolhi porque era professor como eu. Nossa primeira conversa foi uma grande surpresa. Ele também estava querendo encontrar alguém que falasse português. Queria treinar. Fazia algum tempo que estudava meu idioma e as coincidências foram acontecendo. Ele me falou de Rubem Alves e de sua paixão por ensinar, dos projetos que desenvolvia com os alunos e tudo aquilo foi nos aproximando a ponto de nos tornarmos amigos sibernéticos.

Seu trabalho de pesquisa na Universidade, buscando soluções para pessoas desprovidas de recursos e carentes até de água, água pura e sem arsênico, é digno de destaque.

Por isto, hoje, minha homenagem vai para você Toto e toda sua equipe.

Que Deus abençoe vocês por mais este lindo gesto de amor ao próximo e que consigam junto às autoridades de seu país verbas suficientes para continuar com as pesquisas e assim beneficiando tantas pessoas.

10 comentários:

Angeles disse...

Qué buena esta noticia, es bueno saber que hay gente dedicada a mejorar la vida de los que viven en difíciles condiciones, estas cosas deberían salir en la tele, hay mucho de bueno para contar.
Me uno a tu homenaje para toda esta gente y Gracias!!
Te voy a escribir en argentino si es el español que entendés.
Besos:)

MARU disse...

Angel, ya conocía ese problema, por otro blog. Pero me uno a la felicitación de ese grupo de personas que ayudan a los demás con sus conocimientos.
Gracias, queridos amigos por poner vuestro saber al servicio de los demás.
Un besito a ti y a ellos.

angela disse...

Sem duvídas esse é um trabalho importante e deve ser divulgado, Parabéns para vocês dois, ele pela pesquisa e você por divulga-lo.
beijos

Anônimo disse...

E haja pessoas de coração nobre, para ajudar e divulgar estes casos tão reais na vida de cada cidadão.
Pessoas que fazem das causas de cada um a sua própria, e que arregação as mangas e de qualquer forma tentam minorar o sofrimento de cada um.
Bem ajam, esses anjos sem asas, que estão sempre de alerta para tudo o que é preciso.
Beijos de luz para iluminar seu coração.

~❤ ~º♥º ~Graciete ~º♥º~❤ ~ disse...

Olhe amiga tive de meter anónimo porque o blogue não me aceitou uma das senhas.
Beijinhos de Franciete

Navegante disse...

Que valiosa información, es bueno saber que hay gente que se ocupa de esto. Ojalá se difunda mas y esperemos éxitos de quienes esto están emprendiendo.
Amiga, te dejo un saludo cordial.

Nilson Barcelli disse...

Muitas vezes o custo da resolução destes problemas é muito baixo. Mas é preciso gente que apoie as populações mais pobres, investigando como ultrapassar as más condições existentes e com características únicas no mundo, como é o caso.
Gostei do seu post e da divulgação que vc fez.
Beijos...

Marcia M. disse...

um texto muito interessante angel,
vim agradecer a visiat e dizer lhe entendo o blog vai crescendo e o tempo diminuindo desculpe tbm minha ausencia bjs !

Norma Villares disse...

Bom trabalho, e agradeço pelas importantes informações.
Agradeço a visita, estou seguindo seu blog e voltarei.
Um grande abraço

Anônimo disse...

ANGELA - ADDOOOOREEEIIII. JÁ SABIA QUE VOCE ERA UMA PESSOA SENSÍVEL, CARINHOSA, MAS AGORA VOCE SUPEROU MINHAS ESPECTATIVAS.
DEPOIS DE UNS TRINTA ANOS SEM NOS VERMOS, VALE DIZER QUE VOCE ESTÁ BEM MELHOR HOJE. BEIJOS CARINHOSOS. SUA ADMIRADORA. VERA LÚCIA