sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Crescer dói

sonho esperança

Somos seres metamórficos. Estamos em constante mutação. Transformamo-nos a cada instante. Muitas vezes não percebemos a mudança, pois ela se dá de maneira lenta e natural.

A mudança acontece com nosso corpo físico e também espiritual.

Somos a cada dia diferentes, à medida em que vivemos e sofremos com as experiências vividas. Nossa parte física cresce, adquire primeiramente o fortalecimento muscular, as características físicas vão se definindo, enquanto nossa parte emocinal acumula experiências, mágoas, ressentimentos,  alegrias; enfim, sentimentos de todas as espécies.

Assim vamos nos metamorforseando pela vida sem perceber. E, eis que um dia, nos olhamos no espelho e não somos mais os mesmos. Estamos mudados: fisicamente e emocionalmente. Evoluímos. (Muitas vezes a barriga evolui muito mais que a razão.)

Tentamos retomar nossa antiga forma mas, por mais cirurgias que façamos, é inevitável. Não somos mais os mesmos.

Porém, o  mais importante é a transformação interna, a emocional. Durante nossa vida vamos absorvendo  conhecimentos, fatos, cultura, sentimentos… às vezes é difícil digerir algo e aquilo que ingerimos, de modo forçado,  acaba entalado e  fica por muito tempo sendo remoída, tal como fazem os ruminantes.

Somos ruminantes de pensamentos.

Alguns desses sentimentos como a mágoa transforma-se em lixo e provoca inflamações, doenças, feridas de difícil cicatrização.

Tal como a frágil lagarta,  construímos um casulo para nos proteger e assim, alí meio que escondidos, vamos levando a vida.

Mas dentro, tudo está a se transformar. Duro é ter consciência dessa mudança, mais difícil é ter a coragem para romper o casulo e começar uma vida de maneira totalmente nova.

Os desafios são sempre enormes. Exigem paciência para esperar o fortalecimento das asas, exigem coragem para alçar o vôo e não cair.

São momentos de imensão solidão, onde todas as mudanças só dependem de você. Ninguém vive pelo outro, ninguém sente pelo outro, ninguém sabe o que é bom para o outro… Só quem vive o momento sabe o valor de cada passo, de cada conquista.

Lutar é viver. Amar é sentir-se vivo. Enquanto vivemos devemos sempre nos lembrar que nascemos para sermos felizes. Felicidade está em sermos nós mesmos, apesar de todas as transformações. Crescer é evoluir.

Eu quero estar sempre evoluindo, mesmo que doa, que me sinta fraca e muitas vezes sucumba à tristeza e à dor.

A felicidade só se valoriza quando se conhece os dois lados da moeda chamada vida.

Angel

8 comentários:

Andresa Ap. Varize de Araujo disse...

Que testo lindo minha amiga, a pura verdade que temos que encara ao passo que vamos crescendo nesse mundo.
Bjs
Andresa

Alfonso disse...

Muy cierto ángel, todos cambiamos, nos transformamos interiormente o exteriormente pero siempre amando la vida para bien propio... porque siempre buscamos la felicidad, "temernos que felices", saludos alfonso

Anônimo disse...

Em principio nuca sabemos aonde chegam as nossas capacidades físicas e mentais, e por vezes somos surpreendidos pelo que sai de dentro de nos,naquilo que escrevemos e no que pensamos:A razão de escrever um testo com significado.Ang.

Cristiano Neves disse...

Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
Viver e não ter a vergonha de ser feliz,
Cantar, e cantar, e cantar,
A beleza de ser um eterno aprendiz.
Ah, meu Deus! Eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será,
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita!

Unknown disse...

Gostei, a evolução é bela.
Abraços

conduarte disse...

Angel minha linda, to voltando e prometo voltar amanhã pra te ler muuuuito!!
Saudades de mais!!
Beijos e concordo com o que escreveu sobre a Olmpíada no Brasil, que bom, valeu muito!!!
Bjbjbjb
CON

Sonia Schmorantz disse...

Lindo texto!
beijos, ótimo final de semana

Psiquismo Desmistificado disse...

OLá Angel,
Esse texto é excelente!!!
Somos seres em evolução e nossa vida é aprendizagem.
Abraços fraternais